Todo mundo que acompanhou o evento da Apple notou que a primeira demonstração pública do Face ID não deu certo. Craig Federighi, que chegou a limpar o rosto no palco, ficou claramente nervoso quando viu que o aparelho não desbloqueou como deveria. Então, ele pegou um segundo iPhone X e o reconhecimento facial funcionou normalmente. O que aconteceu?

Depois das inúmeras especulações, a Apple se pronunciou oficialmente sobre o caso. A empresa analisou posteriormente os logs do iPhone X que falhou e informou que o problema ocorreu porque os funcionários que manipularam o aparelho antes da apresentação no palco acabaram ativando um mecanismo de segurança por acidente.

Ao Yahoo, a Apple diz: “As pessoas estavam mexendo no dispositivo para a demonstração no palco antes da hora, e não perceberam que o Face ID estava tentando autenticar seus rostos. Depois de falhar um certo número de vezes, já que elas não eram o Craig, o iPhone fez o que foi desenvolvido para fazer, que era exigir a senha dele”. Nas palavras da empresa, “o Face ID funcionou como projetado”.

De fato, essa era a explicação mais provável pela “falha” do Face ID, já que a mensagem que apareceu na tela exigia a senha para ativar o recurso — e é justamente isso o que acontece hoje, com o Touch ID, quando você (ou outra pessoa) tem a impressão digital não reconhecida três vezes seguidas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Helder Silva
Letra e o mecanismo deveria ser logo activado com a face do proprietário em questao !
Ricardo
Não. Com o desbloqueio por digital, ele não trava por tempo. Isso parece com o da Samsung. O Meu S7 dá mais 3 tentativas por outro método antes de pedir para esperar 30 segundos.
Ricardo
Lendo reviews, dizem que a função de desbloqueio está diretamente relacionada com o acelerômetro, que só é ativado quando você muda a posição do aparelho. É verdade, não sei. Faz sentido, sim. Hoje muito aparelhos, independente do fabricante, acendem a tela quando pegos de uma superfície, mudando assim sua posição, ou expostos luz, caso quando são retirados do bolso.
Ricardo
Completando, isso existe nos Androids também. Depois de algumas tentativas mal sucedidas ele apresenta outra opção de desbloqueio cadastrada, pode ser PIN, Senha, Desenho, etc.
Thiago
Os fan-boy acreditaram =]
Marcus Araújo
Olha, a desculpa é até convincente, só que eu não notei a digitação do PIN no vídeo... Se fosse como no TouchID, só desbloquearia após digitar o PIN, não?
Matheus Eduardo
ngm supera os fanboys! impossibru!
felipelsp
pois eh.. sempre teve falhas em todas as apresentacoes... ate o o Tio Gates teve problema de tela AZUL numa apresentacao do Windows.
felipelsp
pode ser q fizeram d proposito para criar uma midia encima...
Rafael
Estou começando a lamentar que esse espaço de discussão esteja se tornando o campo minado da fanboylândia e da haterlândia. Talvez seja o preço da fama que o site esteja pagando.
Djjad
Também caí na história da falha, quando vi a mensagem logo de cara "O FaceID requer o PIN para ser ativado".
Arley Martins
Então o iphone nunca vai desbloquear pelo face id, porque o tanto de curioso 2 tela que existe é bem capaz o aparelho explodir.
Gabriel Brito
Eu sei, mas é que eu achei engraçado o fato de um simples olhar já ser tão ameaçador.
Molinex
Porque ele foi programado pra reconhecer a tonalidade do batom, tecitura do blush, rimel, e sombra dos olhos. E tem dificuldade pra reconhecer um perfil diferente desse
Fábio Moser
Só o Paulo mesmo pra acreditar nisso.
Exibir mais comentários