Início » Celular » Motorola confirma quais smartphones serão atualizados para o Android 8.0 Oreo

Motorola confirma quais smartphones serão atualizados para o Android 8.0 Oreo

Felipe Ventura Por

Depois que o Android 8.0 Oreo foi liberado pelo Google, as fabricantes estão confirmando quais smartphones serão atualizados — e quais não serão contemplados. Agora é a vez da Motorola.

A lista é relativamente pequena: alguns dos lançamentos deste ano vão receber o Oreo "a partir do quarto trimestre", mais os modelos high-end do ano passado, e só.

A Motorola diz que esta é "a lista completa" dos smartphones que receberão o Oreo:

  • Moto Z
  • Moto Z Force
  • Moto Z Play
  • Moto Z2 Play
  • Moto Z2 Force
  • Moto X4
  • Moto G5
  • Moto G5 Plus
  • Moto G5S
  • Moto G5S Plus

Atualização (18/09): respondendo a críticas, o Moto G4 Plus também será atualizado para o Oreo. No entanto, a Motorola diz que isso "vai levar algum tempo" porque "é uma atualização não-planejada".

O site oficial da Motorola Brasil tem o status de atualização para cada aparelho. O Moto E4, E4 Plus, C e C Plus sequer aparecem na lista, mesmo tendo sido lançados este ano; eles vão permanecer no Android 7.x Nougat.

Os smartphones a seguir também ficarão no Nougat: Moto G4, Moto G4 Play, Moto X Force, Moto X Play e Moto X Style.

Não é algo sem precedentes. A linha Moto G4 recebeu apenas uma atualização de versão (do Marshmallow para o Nougat), assim como o G3 (do Lollipop para o Marshmallow). Enquanto isso, a terceira geração do Moto X teve dois updates (indo do Lollipop para o Nougat). Dado que a Motorola lançou onze smartphones diferentes este ano, ela provavelmente não mudaria isso.

Outras fabricantes — como Asus, Sony e OnePlus — já anunciaram os smartphones que serão atualizados; confira a lista aqui.

Com informações: Motorola, SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wellington Agudá
Motorola NUNCA MAIS! Obsolescência acelerada.
Gabriel Silvestre
Moto G4 Play nunca saiu do Android 6, decepcionado com a motorola
John David
Ok. Sigo o mesmo com as senhas e além disso não habilito o WPS que também apresentou falhas. Tudo bem para um smartphone comprado em 2015 que não tem nem 2 anos de uso ainda e que roda perfeitamente bem sem essas correções, mas que por outras circunstâncias opera seguramente, sem ser afetado por esses bugs que surgiram recentemente, já que as minhas redes não operam por WPA2 e Bluetooth nem utilizo. Não acho ok que as empresas não lancem atualizações de segurança, mas que elas lancem updates que ferram com o aparelho. Seria muito fácil fazer um update apenas com a correção específica daquele erro, mas Apple é Apple né? Pode fazer tudo em nome dos seus bilhões de valor de mercado enquanto deixa seus consumidores a ver navios. Acorde cara, outras empresas prometem e até cumprem melhor suas promessas. O Google comumente tem lançados updates para Androids que têm se tornado cada vez melhores. O mundo onde a Apple era perfeita acabou com o Jobs. Agora é só lucro que eles vêem. Até o Windows tá melhor que o Mac. Falo isso com razão: tenho um MacBook Pro 13" mid 2012 que já deu 2x problema no cabo flex que liga o HD na placa lógica, ao passo que meu Dell Vostro 3460 roda quase 24 horas por dia há quase 5 anos sem apresentar quaisquer defeitos.
Roger
Se pegar as recentes têm a blueborne e KRACK, que afeta praticamente qualquer dispositivo que utiliza Bluetooth ou WPA2. Eu tenho verificação em duas em etapas em todas as minhas contas que permitem isso, utilizo uma senha diferente de no mínimo 15 caracteres pra cada conta, mas ainda sim não quero meus devices vulneráveis a falhas de segurança já conhecidas. Cada um tem suas prioridades, eu mesmo acho que o meu iPhone 5s tá rodando bem pra um smart de 2013. Mas se você acha ok empresas não lançarem atualizações de segurança, tudo bem. I rest my case
John David
O principal culpado de um usuário ter seus dados comprometidos é o próprio usuário que não toma as mínimas condutas de segurança. Assim como acontecem os acidentes, 80% são causados por falha humana. E essas vulnerabilidades só aparecem quando a Apple julga que já passou da hora de um aparelho funcionar, para forçar um update que ferra o equipamento. Foi assim com meu iPad Mini, meu 4s. Com meu Mac e meu 5s isso não ocorre, sabe por que? Porque mantenho eles sempre desatualizados. Funcionam muito bem, rodam o que eu preciso. E nunca sequer tive algum roubo de dados, vazamento de arquivos, pois sou extremamente cuidadoso com aquilo que eu coloco neles. Dados críticos ficam gravados em DVD longe de conexões de internet. Não deixo senhas críticas salvas, cartão de crédito escaneado nem documentos digitalizados neles. Quando eu preciso, pego o DVD,utilizo o que eu preciso e guardo o DVD de novo. Pronto! Dados seguros, inacessíveis virtualmente.
John David
ah sim, com certeza... essa tal vulnerabilidade que tanto aparece de um dia pro outro né?
Roger
Melhor do que ficar vulnerável a várias falhas de segurança.
John David
e fica lerdo pra vc comprar outro.. tá "serto"
Sander Pacheco Cruz
A Motorola ABANDONOU o MotoX2 completamente. Um aparelho espetacular. Não entendo as razões pra isso. Na verdade nada justifica.
Felipe Ventura
A Motorola diz sobre o Moto X Play: "Esse aparelho receberá o Android 7.x (Nougat). Pendente de adaptações e testes." O link: https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/software-upgrade-news/g_id/1978
Felipe Ventura
Eles apagaram o tweet. A captura de tela foi salva aqui: https://forums.lenovo.com/t5/Moto-G4-Moto-G4-Plus-Moto-G4/Android-O-update-8-0-for-Moto-G4-plus/td-p/3806755/page/2 Era em resposta a este tweet: https://twitter.com/SantoshVK23/status/908589040479428608
Thiago
mau estou acostumando com android 7 já estão lançando outro :S
e-Chaos from Brazil
A política de atualizações foi simplesmente rasgada. :( Não há para onde fugir.
Daniel Barros
Concordo!
Terezinha Calamita
Eu tenho a 3 meses o moto G4E Plus não sei o que acontece ela trava abre uma janela o Facebook não responde alguém pode me ajudar? Por favor obrigado ???
Vladimir Ismael
Nougat no X Play? Então foi só o meu que não atualizou, é isso?
Leandro Jesus Ferreira Santos
Motorola afirmou no Twitter que haverá atualização para o G4 plus sim.
Josué Rolin
Pra mim fo pro caso do Moto G3, foi sacanagem sem igual da empresa!
antônio
Eu também... mesma coisa, sem contar a câmera horrorosa. Peguei um SE e nunca mais vão ver a cor do meu dinheiro.
Dyrcew Júnior
Eu tbm, paguei um absurdo no quando lançaram e agora vem com essa palhaçada
Yago G. Oliveira
Caramba, viu Motorola. Moto G4 sem atualização. Já sei qual marca não vou mais comprar.
Vito O.
O meu também deu. E o do meu pai desligou e nunca mais ligou. Assistência técnicas não conseguiu consertar e substituiu por um G5+, fiquei bem contente com o serviço. Mas o com o burn-in deu em nada…
Vito O.
Concordo com você.
Vito O.
Acho que o G4/+ deu tanto problema que desistiram de atualiza-lo pra ver se ele some mais rápido do mundo. Comprei um pra mim e um pro meu pai, o meu deu burn-in e 3 meses, o do meu pai desligou e nunca mais ligou. Por sorte a motorola simplesmente me deu um G5+ em substituição pelo g4+ que desligou e não ligou, alegando que não conseguiram descobrir o problema… O outro to com o burn-in ate hoje.
Eliel Gadotti
Até hoje nada de atualizar meu Moto X Play pro Android Nougat
Gustavo Bini
Vlw
Paulo S
Tenho uma dúvida, entre o Motorola Z2 play e o Samsung A5 2017 (64g), qual seria a melhor opção? Obrigado.
Ricardo Alvim
Bom, agora meu X Force está oficialmente obsoleto. Acho que só chegou no Nougat em alguns mercados pois ele era vendido até poucos meses atrás. Mas, é uma decepção de aparelho. O Nougat ao menos amenizou os travamentos... no mais, adeus Motorola, esse foi o último.
Cazalbé
Tenho um Moto X Play que até hoje não atualizou para o Nougat...
Manrico D'Alessandro
Mentira, comprei um Moto X Play e estou esperando o Nougat que foi prometido há um ano, pior, entrou uma atualização de segurança e o sensor de proximidade e BT pararam de funcionar e a Lenovo não assumiu a responsabilidade sendo que é só reinstalar o Android (R$140,00 na autorizada). Querem atualização?? Vai de Nexus ou Pixel.
Jambeiro
Meu G4 Plus está esquentando demais, gastando bateria rápido e dando alguns travamentos. E não tem nem um ano de uso. Pesquisei um pouco no Google e vi que aparentemente isso aconteceu depois que o celular recebeu o Nougat. Curiosamente, quando eu comprei, ainda estava no Marshmallow e rodava redondinho, a bateria durava o dia todo, não esquentava... ¬¬
Victor Serrão
Gravitando entre acionar a Motorola na justiça, ou voltar para a Samsung. Que é travadassa na hora de atualizar, ok, mas que pelo menos não sai prometendo qualquer coisa por aí.
LuizF
E o moto G4 play q não recebeu nem o nougat
JoNy
Ódio, Esse é o sentimento que estou sentindo!!! https://www.tudocelular.com/android/noticias/n100097/moto-g4-realmente-ficara-sem-update-android-oreo.html (Mals pelo site da concorrência :v)
Deibson Wagner
Parei de usar Motorola no Moto X2, por conta de burn in e bateria muito fraca, troquei por um Xiaomi Mi 5s no final do ano passado e não vou trocar de Smartphone nem tão cedo, a Motorola morreu quando chegou nas mãos da Lenovo.
Mauricio Donato
q putaria é essa ? meu x play nem recebeu o nougat ainda '-'
Percy The Black
Eu tenho o Moto G5, porém ainda estou muito insatisfeito com essa merda que a Motorola fez. Poxa, o Moto G4 Plus tem muito mais potencial de hardware que o G5 e não vai receber o Android 8.0?? Então isso significa que em 2018 não irei receber o Android 9.0 P. Comprei um celular de lançamento deste ano justamente para não ter problemas de falta de atualização de software tão cedo. E pior, eu fui assaltado esses dias e já encomendei outro Moto G5 -_- vai se ferrar
Vitor Pereira
Lembro que coloquei vários pré requisitos para comprar um telefone no ano passado, pois o minha havia estragado, e um dos pré requisitos era atualização, e a motorola prometeu atualização até o androido O, e por isso eu escolhi na época o moto g4 plus. Complicado esse descado/ falta de respeito com o usuário; Não compro mais aparelho da marca, infelizmente :/
Sckillfer
Rindo dos que dizem "Motorola é boa pelas atualizações"
Renan Maia Fernandes
Nem sou, uso Android quase minha vida inteira, pra muitos pode ter ficado uma carroça o iOS11 no 5S, mas pra gente que não se importa muito está bom, conheço gente que está com o iOS 10 nele e está feliz com o desempenho. sei que existe os tais 18 meses de suporte do Android, mas a Motorola e outras estão apenas atualizando pra uma versão só e olha lá, mesmo o hardware aguentando muito mais.
Sid Emtel
Estou até hoje esperando o Nougat que foi prometido pro MotoX Play, nem acredito nessas listas da Lenovorola mais
Fábio dos Santos Canário
O meu G4 play comprado em janeiro não tem nem o nougat , quem dirá o Oreo kkkk!
Rodrigo
Do jeito que a barca anda, creio que nenhum desse ano verá o P. No máximo talvez o Moto Z2 Force e olhe lá.
Rodrigo
Moto E e Moto X 2014 já não era época Google. A Google vendeu a Motorola para a Lenovo no início de 2014, janeiro pra ser mais exato.
Louis
"Os smartphones a seguir também ficarão no Nougat: Moto G4, Moto G4 Plus, Moto G4 Play, Moto X Force, Moto X Play e Moto X Style." Meu Moto X Play só viu uma atualização para o Marshmallow. Isso quer dizer que ele será atualizado para o Nougat oficialmente?
Creeper_Mod Android
Eu gostava muito da Motorola na época que era do Google, os aparelhos recebiam pelo menos 3 atualizações, não importava se era aparelho de entrada, intermediário ou top de linha. O moto e 1º geração da minha tia atualizou 3 vezes Android 4.4.4 depois 5.0.2 depois 5.1. meu moto x 2014 atualizou 4 vezes Android 4.4.4 para 5.0.2 para 5.1.1 para 6.0 moto G2 mesma coisa, foi do kit kat para o marshmallow.
Christian Bergamo
G4 com Nougat? To até hoje esperando isso no meu G4 play.... E NADA
Gabriel Ghefter
Eu ia falar justamento isso, me lembro que foi dito que a linha Moto G4 teria duas atualizações. Cabe processo e nesse caso a empresa merece e muito.
Felipe Silva
Se for comprar mesmo o 5, espera ter saido o Oreo pra ele, pq o G4 play a motorola prometeu o Nougat pro primeiro semestre desse ano e até agora nada de sair a versão final.
Felipe Silva
Somos 2, lançaram versão de soak test mas tão se amarrando com as correções de bug e liberarem a versão final.
Lucas Gasparotto ?
Com certeza! Assim que tiver minha caixa em mãos vou fazer isso. Muito errado da parte deles. Foi um dos motivos de ter pego o G4 Plus no começo desse ano.
Aldo O. Carvalho
Você poderia tirar foto dele e mandar aqui?
Lucas Gasparotto ?
O meu deu Burn-in poucos meses depois de comprar. Vou ver isso aí, pq já que não vão atualizar pro Oreo, então que me dêem outro aparelho novo. Sacanagem da Lenovo/Motorola.
Lucas Gasparotto ?
Eu tenho do meu G4 Plus. Disseram que atualizariam até o O e agora nada. Acho que muitos processinhos chegarão a galope!
André Silva
Eu provavelmente vou comprar outro aparelho, não da para esperar até a sair o resultado mas é certeza que é ganha. Deu problema de "burn in" na garantia e mais duas vezes nos 90 dias de garantia extra. Saí da linha X porque queria mais bateria e lamento até hoje. Acho que Motorola não verá meu $ tão cedo.
Diego F. Duarte
Nossa cara, q delicia de processinho q eu vou meter na Motorola/Lenovo por causa do G4+! To igual o pai de familia aki
ial
Imagem no post do reddit virou até notícia nos sites do Brasil http://www.tecmundo.com.br/moto-g4-plus/105107-moto-g4-plus-tem-atualizacao-garantida-android-o.htm
ial
Ao pesquisar por "moto g 4 Plus Android O" no Google... http://www.tecmundo.com.br/moto-g4-plus/105107-moto-g4-plus-tem-atualizacao-garantida-android-o.htm Atualização GARANTIDA. Ilusão...
Marcos
Na época do Google era Moto G e Moto X, só depois saiu o Moto E. Três aparelhos pra desenvolver atualização é muito mais fácil do que os tantos da linha 2016 (Moto G4 Play, G4, G4 Plus, Z Play, Z) e 2017 (Moto C4, C4 Plus, E4, E4 Plus, G5, G5 Plus, G5s, G5s Plus, Z2 Play, Z2 Force) e capaz de ter mais algum que não lembro agora. Uma das coisas que mais critiquei na Samsung foi a infinidade de modelos e agora a Motorola faz o mesmo.
ial
É decepcionante não ter atualização pro G4 Plus.
ial
G4 só não é a pior porque o G3 é quase inutilizável de tão lento e travando o tempo todo. Mas o G4 decepcionou bastante com problemas como ghost touch.
Marcos
Ué, mas o G4 Play continua no Marshmallow, não está no Nougat.
Maicon Bruisma
No caso da minha amiga vamos tentar o G5s Plus, pq ela não está afins de esperar sair dinheiro e comprar outro aparelho. Se facilita pra ela, facilita pra nós. No caso do G3 houve problema no alto falante e também superaquecimento, a análise deles mostrou que água oxidou um circuito ali, aí foi insistido que para um aparelho com proteção deveria funcionar melhor, e que o aquecimento poderia ter formado vapor. A causa foi ganha e mandaram um G4 Plus, mas se não tivesse processo eles não teriam arrumado, e seria dinheiro jogado fora
André Silva
Show. Pergunto porque já vi gente falando que ia processar por propaganda enganosa. Segunda-feira vou no pequenas causas por conta do G4 Plus que deu problema e eles não querem me reembolsar. Vou alegar o vício oculto dele (toque fantasma e "burn in") e vou colocar isso aí também. Valeu!
Maicon Bruisma
"Existe um tempo de suporte que é garantido e oferecido, o G3 feriu isso, assim como o E4 Plus, por exemplo. Com inúmeras alegações que vão desde segurança ate obsolencia programada, ela teve que dar um G4 Plus. Não era meu aparelho, era de uma amiga, eu indiquei um advogado amigo e forneci a maioria dos dados que achei na Internet sobre o aparelho e também a análise do mesmo pela assistência da empresa. Agora o G4 Plus dela apresentou Burn-in e touch ghost, ela solicitou assistência pelo site e do nada pararam de responder ela, junte isso com a propaganda enganosa de atualização garantida e voi lá, temoa um caso ganho novamente"
Maicon Bruisma
Respondi abaixo
Maicon Bruisma
Existe um tempo de suporte que é garantido e oferecido, o G3 feriu isso, assim como o E4 Plus, por exemplo. Com inúmeras alegações que vão desde segurança ate obsolencia programada, ela teve que dar um G4 Plus. Não era meu aparelho, era de uma amiga, eu indiquei um advogado amigo e forneci a maioria dos dados que achei na Internet sobre o aparelho e também a análise do mesmo pela assistência da empresa. Agora o G4 Plus dela apresentou Burn-in e touch ghost, ela solicitou assistência pelo site e do nada pararam de responder ela, junte isso com a propaganda enganosa de atualização garantida e voi lá, temoa um caso ganho novamente
Islan Oliveira
Sim. Pra mim até que aconteceu pouco mas um amigo que tem o dispositivo reclamou do problema diversas vezes.
Cobalto
Realmente muito triste. Vira e mexe recebo pequenas atualizações até hoje, triste saber que o O não vem :/
Cobalto
Vamos quem? Dê mais detalhes disso aí.
Maicon Bruisma
Nexus 4 parou de receber atualizações e não ficou a carroça que o 5s ficou
André Silva
Só por curiosidade, no G3 ela prometeu atualizar e não cumpriu e você processou? Qual o desfecho?
Maicon Bruisma
Processa e faz eles te darem o G5s Plus
Weller Santibanez
Entra na justiça, pois é propaganda enganosa.
Maicon Bruisma
Aqui no Brasil também, na própria página do aparelho dizia isso. Já vou me preparar pro processo, assim como foi com o G3 2015
Maicon Bruisma
Houve promessas a respeito da atualização da linha Moto G4, prometeu que o Moto G4 e Plus iriam receber o O, se ela não atualizar vamos fazer igual fizemos com o G3 2015, processar e obrigar a dar um aparelho da linha nova.
Marsupial radical
No outro post sobre atualização pro O, um colega postou essa imagem aqui: https://uploads.disquscdn.com/images/696eeee921bd2033d33d3e2ab6c25a2c62111e235d672508e4c3c8a06dfe87f7.jpg Lembro que na época que comprei meu G4 também fui merchanzado que iria receber 2x atualizações. E aí, como fica?
André Silva
Sim, concordo plenamente. Masssss a Motorola divulgou em campanha publicitária aqui e no mundo que o G4 Plus receberia update até o O.
Gesonel o Mestre dos Disfarces
taca-lhe lineageOS!
Gesonel o Mestre dos Disfarces
G4 tinha tudo para ser show, mas acabou sendo uma bomba. vi MUITOS relatos de toques falsos na tela.
Junior Sousa
Engraçado que fui dar uma volta no Android Police e vi uma screenshot da Motorola India dizendo que vai ter Android O pro G4...Que confusão. Parece a Microsoft
Marcus Araújo
Motorola da era Lenovo não será mais a mesma Motorola da era Google e Moto G1, infelizmente. Inclusive a Lenovo andou fazendo umas pesquisas com consumidores sobre preferências de interface, então algo indica que poderá haver mudanças também no "Android quase puro".
Marcus Araújo
O G5 vai receber o Oreo, mas provavelmente não receberá o P.
Marcelo Neto
Até hoje não saiu o Nougat para o Moto X Play!
Diogo
Se tiver um panfleto desses com essas informações distribuído aqui no Brasil, seria o caso de propaganda enganosa? Aguardando a treta...
Marcus Araújo
Smartphone de baixo custo + MediaTek é a fórmula perfeita para o smartphone nascer e morrer na versão do sistema em que foi lançado.
Roberto
Estava pensando em comprar o Moto G 5, mas com esta nova diretriz, vou repensar a compra.
Thales M. De Oliveira Glim
E eu aqui com meu G4 PLay que prometeram o Android N e até agora nada.
Paçaro
Pra um aparelho de 2013 tá ótimo, não? Diz aí UM Android lançado em 2013 que recebeu atualização por 4 anos. Nem os Nexus, e olha que eu já tive dois desses.
Paçaro
Quais melhores recursos? Porque na apresentação da Apple, em questão de software foi só perfumaria. Negócio de regular a luz na foto eu faço por app. Emoji que se mxe não faz a menor falta. De resto, tá perfeito o iOS 11 aqui no me iPhone 6. Eu fiquei de saco cheio de ficar instalando custom ROM em Android.
Ronaldo Rodrigues
Pois é, reclamam que o iPhone é caro, barato é trocar de smartphone com mais frequência. Comprei o iP6 faz três anos e para mim está ótimo, pretendo trocar só daqui um ano!
Felipe Ventura
A lista oficial está no site da Motorola Brasil: https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/software-upgrade-news/g_id/1978 (o link está no post).
Ed. Blake
Não esperem que a Motorola de 2017 se comporte como a Motorola de 2014. Enquanto a maioria das compainhas querem ser a próxima Samsung, a Motorola quer ser a próxima LG: Os aparelhos são cada vez mais descartáveis (Má qualidade de construção), a linha só aumenta(ninguém entende mais essa zona) e em pouco tempo, dada a falta de confiança do consumidor mais antenado, a estabilidade de preços também será igual com aparelhos custando 60% do valor de lançamento uma semana depois do início das vendas.
David Diniz
Xiii Applefag detected... Se não estou errado o moderníssimo 5S vai parar na 10.X
Junior Sousa
Vai morrer no iOS 11.
Junior Sousa
A família G4 é, de longe, a mais problemática da Motorola. Só de pesquisar os relatos no Google de problemas, chega a cansar. A Motorola perdeu a bela mão do diferencial que construiu até 2014, que era manter os dispositivos atualizados.
Caio Soares
Moto G Turbo tem o msm hardware do G4 e não recebeu o Nougat.
Renan Maia Fernandes
Não recebe recursos, mas de mantem seguro e com um sistema atual, esse é o grande chamariz do iPhone
Roger
Smartphone de 4 anos atrás e continua recebendo updates de segurança, ta certo mesmo.
Essa noticia veio da Motorola USA. Ela normalmente reflete para os outros países também?
Exibir mais comentários