Ainda não existem aplicativos de táxi suficientes na capital paulista, então a Prefeitura de São Paulo decidiu criar mais um: o Táxi SP será lançado nos próximos 90 dias como o aplicativo oficial do município para solicitar corridas pelo celular.

O Táxi SP está sendo desenvolvido em conjunto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, onde já existe um sistema operando em fase piloto desde junho de 2017, com 10 mil taxistas em processo de inscrição. A ideia é “atrair os usuários que passaram ao longo do ano a utilizar aplicativos de transporte de passageiros”, segundo a Prefeitura de São Paulo.

Ele funcionará de forma semelhante aos concorrentes, como 99, Easy, Cabify e Wappa, exigindo um cadastro prévio por parte dos taxistas, mostrando ao usuário uma estimativa do preço da corrida antes do início da viagem e permitindo pagamentos em dinheiro ou cartões de crédito e débito.

Marcelo Crivella, prefeito do Rio (à esquerda) e João Doria, prefeito de São Paulo (à direita)

Os taxistas poderão “captar corridas a um custo inferior aos praticados por aplicativos no mercado” — normalmente, os aplicativos privados de táxi cobram uma comissão entre 15% e 20% do valor da corrida. Além disso, será possível ao motorista “escolher o percentual de desconto que deseja oferecer”, bem como utilizar o próprio aplicativo para reportar problemas na cidade, como buracos ou lixo na rua.

Por ser um aplicativo gerenciado pela Prodam e pela Secretaria Municipal de Transportes, o Táxi SP permitirá que a prefeitura obtenha a localização de todos os táxis cadastrados, tornando possível analisar a distribuição dos veículos e conhecer melhor o serviço na cidade.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce

Vá cuidar da sua vida, maluco. Tenho q dar satisfação a ninguém não.

Da Silva

Não me entenda mal.
O que eu quero dizer é : Quanto mais concorrência, melhor para o consumidor.

Errado, é a prefeitura começar a mexer "uns pauzinhos" pra prejudicar um lado, com leis, impostos e burocracia.

Eu como consumidor, já peguei táxi com cheiro de cigarro. Logo eu, que não fumo.

Mas como sou consumidor, uso o qual for mais conveniente.

Mas em termos de qualidade, Uber está um pouco a frente.

Regis Patric

pode ficar na uber nosso publico é diferenciado amigo, nosso publico procura qualidade e agilidade em se mover pela cidade, e não complicação.

Regis Patric

e qual o problema de a prefeitura mordenizar a forma de atendimento, ja que o taxi é um serviço publico, concorrencia sempre ouve taxi onibus metro bicicleta ou a pé vc escolhe como se mover ou carro particular e ficar preso no transito vendo os taxis e onibus passar pelo corredor, taxi é so para quem pode .

Regis Patric

opinião é igual cu. cada um tem uma, e aqui fica a minha se não é usuario de taxi ta aqui pq?

Jane De Paula Freire
Kkkkkkk Não vai mais usar táxi até o dinâmico aparecer na tela dos aplicativos clandestinos.... Aí quando ver o dinâmico corre para dar sinal a um táxi. Kkkkkk
Fábio Peres
Na verdade a prefeitura está se preocupando em criar um sistema para todos os outros taxistas, que não se vinculam a nenhuma cooperativa, por qualquer motivo que seja.
Felipe Silva
Mais fácil que obrigar o uso de software padrão (que sempre alguém vai dizer que não serve por conta de alguma lei idiota municipal ou estadual), seria obrigar todos os softwares pagos com dinheiro público serem software livre, aí o código fonte tá lá disponível, qualquer governo pode usar ou adaptar, saindo muito mais barato o desenvolvimento de soluções adequadas ao seu uso.
Caleb Enyawbruce
E tinha gente achando que o Dorea era “diferente” hehehe! O maluco cria um app da prefeitura pra competir com o mercado... Não julgo a gestão dele só por isso, mas nesse caso tá fazendo uma bela porcaria.
Desv
Pra prefeitura arrecadar diretamente.
Caleb Enyawbruce
A principio sinceramente nao entendi pra que isso... Mas enfim, como eu JAMAIS usarei taxi novamente, nao me fará diferença...
Da Silva
Dai você acha que a prefeitura tem que cuidar de Educação, Economia, Sáude e bah; e ela te surpreende montando uma "estatal" pra concorrer com as privadas e pioneiras do ramo. A muito tempo os taxistas não sabem o que é concorrência com outras "espécies"; só sabiam lutar contra eles mesmo. Quando chegou o "motorista particular", rapidamente recorreram as prefeituras pedindo socorro. Avisem os taxistas que LIVRE MERCADO é isso! -Empresas privadas travando uma luta sangrenta até a morte pelos consumidores incautos curtindo um bom atendimento. MAAASSSS, como nós; "meros ráles" não sabemos o que é LIVRE MERCADO, "achamos" normal o Governo começar a intervir e criar serviços parecidos, atraindo -- afastando -- novos investimentos, e "incentivando" empresas privadas a entrarem nessa batalha sangrenta.
Ligeiro
O problema dos maus condutores não vem só de auto escolas, mas da cultura mesmo. Até em outros países há campanhas sobre a questão da má conduta de direção. Acho que a questão de educação de trânsito seria melhor se houvesse aulas delas na escola pública - algo que sei que ainda tem muito pouco atualmente : . Acho que é no Ceará ou Pernambuco (tou com preguiça de trocar de aba) que existe aula de trânsito na escola, a ponto da mesma servir como curso normal para pegar habilitação - ao terminar o Ensino Médio, é só fazer as aulas práticas. :) Mas essa do app de monitoria é excelente. Corre lá e patenteia ele! :D
Adriano
As pessoas ficam perguntando: “Porque a prefeitura não faz isso?...não faz aquilo?...seria mais barato!...” Será que não deu pra perceber que a prefeitura só está fazendo isso como uma forma de “contra atacar” empresas de transporte de passageiros não regulamentados, como o Uber e outros? Eles nunca se preocuparam com esse setor por que estava tudo dominado pela máfia dos taxistas, menos ainda com os usuários do serviço. Isso é estrategia pro estado não perder para a iniciativa privada independente, o domínio e o monopólio desse setor.
comendo 🍮

Detran se fizer um sistema melhor, alunos lá com rigidez no ensino o trânsito agradece. cada um que consegue a habilitação q te contar. e tem mais o dia que eles fizerem um tipo uber para o instrutor hoje explorado em auto escolas arrogantes, nossa vai acabar com eles. vc contrata um instrutor autorizado Detran pelo App tira as aulas o App envia onde vc foi com telemetria e tudo e o comprovante de horas aulas. adeus auto escola sacana. bem vindo um sistema sério e justo para habilitar pessoas e não esses animais q aí estão bebendo e usando telefone na direção. é lindo até um matar seu parente.

Exibir mais comentários