Início » Celular » As primeiras novidades do Android 8.1 Oreo

As primeiras novidades do Android 8.1 Oreo

Paulo Higa Por

O Oreo está presente em apenas 0,2% dos aparelhos, mas uma nova versão já está chegando. Nesta quarta-feira (25), o Google liberou a primeira prévia do Android 8.1 para desenvolvedores, trazendo otimizações para smartphones com pouca memória, melhorias em funcionalidades e correções de falhas de segurança, inclusive aquela do Wi-Fi.

No Android 8.1, os desenvolvedores terão acesso a uma variável que permitirá descobrir se o aparelho tem pouca RAM (1 GB ou menos). Eles poderão distribuir versões distintas de aplicativos para smartphones mais simples, como os que fazem parte do programa Android Go.

Quem possui um dispositivo mais potente também será beneficiado, já que um aplicativo será capaz de guardar informações compartilhadas na RAM que poderão ser acessadas por outros processos, melhorando o desempenho. Além disso, a API Neural Networks possibilitará o processamento de operações de redes neurais com aceleração por hardware.

Também há refinamentos visuais: os aplicativos podem obter a cor predominante do wallpaper do usuário e, assim, adaptar suas interfaces. O Android Police nota que a central de controle do Android agora se molda ao papel de parede, ficando com fundo escuro ou claro. Isso já estava disponível no Android personalizado do Pixel 2, e agora deverá ser estendido para outros aparelhos.

E, claro, quem possui um Pixel 2 finalmente passará a ter acesso a um processador até então inativo, o Pixel Visual Core. Desenvolvido pelo Google, o chip permite que aplicativos de terceiros utilizem o processamento de fotos em HDR+, produzindo imagens tão boas quanto o aplicativo de câmera nativo.

O Android 8.1 Developer Preview 1 já está disponível para Nexus 5X, Nexus 6P, Pixel C, Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL. A expectativa do Google é que a versão final seja liberada em dezembro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zorak Brasil

positivo não é referência deviam banir da historia essa empresa lixo #ccereloaded kkkk

Zorak Brasil

disse tudo tem muito enrolation nessa versao nova um lixao bonito kkkk

@Sckillfer

Ou seja, finalmente a loja deles mesmos vai usar a API (depois de 4 anos) e isso não precisaria estar atrelado ao 8.1.

Vitor Lopes

Meu celular era uma carroça, desinstalei esse malware e agora é outra vida

João Paulo Mesquita
Acho que agora eles podem DISTRIBUIR para dispositivos com pouca RAM. Antes, eles podiam checar quando o app já estava instalado no aparelho. Agora, como diz o texto, "eles poderão distribuir versões distintas de aplicativos para smartphones mais simples"
Marcus Araújo
Hahahahaha dessa eu não sabia, mas sendo a Positivo, não surpreende... O modelo provavelmente era algum chinês que estava encalhado no estoque deles.
Celso
A Positivo fez a proeza de lançar o Twist Mini em pleno 2017 com 512 MB de RAM e Android Marshmallow.
Juliotenorio
Uma coisa bem simples e que o pessoal pede a temos é o bloqueio da barra de status e do botão de desligar com a tela bloqueada, personalização dos botões, por falar em botão, já tem por padrão o botão de fechar todos apps? Talvez o que estou falando não faça tanta diferença para o usuário comum, não sei, talvez eu tenha me acostumado muito com custom rom.
Jorge Elias
Por exemplo?
@Sckillfer

Atualiza aparelho que já tá a bastante tempo no mercado algumas vezes pra deixar de atualizar aparelhos novos em todas as outras.

Sckillfer
Atualiza aparelho que já tá a bastante tempo no mercado algumas vezes pra deixar de atualizar aparelhos novos em todas as outras.
Vitor RV
Android 8.1 Developer Preview rodando liso e sem problemas até aqui no meu Nexus 5X H791, essa beta tá mais pra versão final.
Theo Queiroz
Cara, meu aparelho tem 3GB de RAM e usar o app do Facebook é um saco. Ô aplicativo mal otimizado esse...
Jhon
Nem os smartphones top recebem as atualizações, imagina os com pouca ram? Por isso ninguém vê os resultados rs
Antonio Henrique
a google não lançou esse update para melhorar outros smartphones não, foi pra corrigir os defeitos do pixel 2 e 2 XL
Exibir mais comentários