Início » Celular » As primeiras novidades do Android 8.1 Oreo

As primeiras novidades do Android 8.1 Oreo

Paulo Higa Por

O Oreo está presente em apenas 0,2% dos aparelhos, mas uma nova versão já está chegando. Nesta quarta-feira (25), o Google liberou a primeira prévia do Android 8.1 para desenvolvedores, trazendo otimizações para smartphones com pouca memória, melhorias em funcionalidades e correções de falhas de segurança, inclusive aquela do Wi-Fi.

No Android 8.1, os desenvolvedores terão acesso a uma variável que permitirá descobrir se o aparelho tem pouca RAM (1 GB ou menos). Eles poderão distribuir versões distintas de aplicativos para smartphones mais simples, como os que fazem parte do programa Android Go.

Quem possui um dispositivo mais potente também será beneficiado, já que um aplicativo será capaz de guardar informações compartilhadas na RAM que poderão ser acessadas por outros processos, melhorando o desempenho. Além disso, a API Neural Networks possibilitará o processamento de operações de redes neurais com aceleração por hardware.

Também há refinamentos visuais: os aplicativos podem obter a cor predominante do wallpaper do usuário e, assim, adaptar suas interfaces. O Android Police nota que a central de controle do Android agora se molda ao papel de parede, ficando com fundo escuro ou claro. Isso já estava disponível no Android personalizado do Pixel 2, e agora deverá ser estendido para outros aparelhos.

E, claro, quem possui um Pixel 2 finalmente passará a ter acesso a um processador até então inativo, o Pixel Visual Core. Desenvolvido pelo Google, o chip permite que aplicativos de terceiros utilizem o processamento de fotos em HDR+, produzindo imagens tão boas quanto o aplicativo de câmera nativo.

O Android 8.1 Developer Preview 1 já está disponível para Nexus 5X, Nexus 6P, Pixel C, Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL. A expectativa do Google é que a versão final seja liberada em dezembro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zorak Brasil
positivo não é referência deviam banir da historia essa empresa lixo #ccereloaded kkkk
Zorak Brasil
disse tudo tem muito enrolation nessa versao nova um lixao bonito kkkk
@Sckillfer
Ou seja, finalmente a loja deles mesmos vai usar a API (depois de 4 anos) e isso não precisaria estar atrelado ao 8.1.
Vitor Lopes
Meu celular era uma carroça, desinstalei esse malware e agora é outra vida
João Paulo Mesquita
Acho que agora eles podem DISTRIBUIR para dispositivos com pouca RAM. Antes, eles podiam checar quando o app já estava instalado no aparelho. Agora, como diz o texto, "eles poderão distribuir versões distintas de aplicativos para smartphones mais simples"
Marcus Araújo
Hahahahaha dessa eu não sabia, mas sendo a Positivo, não surpreende...

O modelo provavelmente era algum chinês que estava encalhado no estoque deles.
Celso
A Positivo fez a proeza de lançar o Twist Mini em pleno 2017 com 512 MB de RAM e Android Marshmallow.
Juliotenorio
Uma coisa bem simples e que o pessoal pede a temos é o bloqueio da barra de status e do botão de desligar com a tela bloqueada, personalização dos botões, por falar em botão, já tem por padrão o botão de fechar todos apps?

Talvez o que estou falando não faça tanta diferença para o usuário comum, não sei, talvez eu tenha me acostumado muito com custom rom.
Jorge Elias
Por exemplo?
@Sckillfer
Atualiza aparelho que já tá a bastante tempo no mercado algumas vezes pra deixar de atualizar aparelhos novos em todas as outras.
Sckillfer
Atualiza aparelho que já tá a bastante tempo no mercado algumas vezes pra deixar de atualizar aparelhos novos em todas as outras.
Vitor RV
Android 8.1 Developer Preview rodando liso e sem problemas até aqui no meu Nexus 5X H791, essa beta tá mais pra versão final.
Theo Queiroz
Cara, meu aparelho tem 3GB de RAM e usar o app do Facebook é um saco. Ô aplicativo mal otimizado esse...
Jhon
Nem os smartphones top recebem as atualizações, imagina os com pouca ram? Por isso ninguém vê os resultados rs
Antonio Henrique
a google não lançou esse update para melhorar outros smartphones não, foi pra corrigir os defeitos do pixel 2 e 2 XL
Cesar R Bagatoli
Com certeza é ótimo um aparelho ser atualizado por 5 anos, e com certeza é ruim a google não poder fazer a mesma coisa, mas existem muitos fatores a serem avaliados, não é porque a google não quer, é porque nasceu de uma forma diferente do iOS, com ideias diferentes. Uso os 2 sistemas todos os dias e cada um deles tem seus prós e contras. E teríamos 3 se a MS não tivesse esquecido de programar o despertador (rsrsrs) e feito o windows phone na mesma época que o iOS e Android.
Cesar R Bagatoli
Sim, se comparar com tablets a google nunca conseguiu algo decente, não no Brasil pelo menos, por isso tenho um iTreco para tablet, porém a cada atualização a performance cai, mas com certeza a quantidade de atualizações dos iTrecos é muito maior do que do Google, até pelo fato da quantidade de aparelhos e por ser a própria apple que faz as atualizações, diferente do google infelizmente.
ditom
É até avacalhação dizer que a próxima versão de Android serve a configurações celulares de quatro, cinco anos atrás que não recebem atualização há mais de dois, três anos...
Juliotenorio
A questão não é visual( tirando o fato do android ser feiot pra kct e nada é feito), e sim trazer algo que o usuário possa fazer uso. Nada garante as fabricantes fazerem um uso dessas ferramentas de uma forma "correta".
tuts
As empresas que fabricam o hardware não fabricam hardware legado, no máximo 2 anos de lançado
@Sckillfer
"..trazendo otimizações para smartphones com pouca memória, melhorias em funcionalidades e correções de falhas de segurança, inclusive aquela do Wi-Fi."Toda versão do Android desde o KK fica mais leve, igual o Chrome que toda versão fica mais rápido."No Android 8.1, os desenvolvedores terão acesso a uma variável que permitirá descobrir se o aparelho tem pouca RAM... Eles poderão distribuir versões distintas de aplicativos para smartphones mais simples..."Isso existe desde o KitKat, com a API ActivityManager.isLowRamDevice(), mas nunca vi um só app que fizesse qualquer uso dela (em 4 anos que se passaram desde o KK), nem os da Google... Sério que a Google tá re-anunciando a feature como novidade?
Sckillfer
"..trazendo otimizações para smartphones com pouca memória, melhorias em funcionalidades e correções de falhas de segurança, inclusive aquela do Wi-Fi."

Toda versão do Android desde o KK fica mais leve, igual o Chrome que toda versão fica mais rápido.

"No Android 8.1, os desenvolvedores terão acesso a uma variável que permitirá descobrir se o aparelho tem pouca RAM... Eles poderão distribuir versões distintas de aplicativos para smartphones mais simples..."

Isso existe desde o KitKat, com a API ActivityManager.isLowRamDevice(), mas nunca vi um só app que fizesse qualquer uso dela (em 4 anos que se passaram desde o KK), nem os da Google... Sério que a Google tá re-anunciando a feature como novidade?
Sckillfer
"..trazendo otimizações para smartphones com pouca memória, melhorias em funcionalidades e correções de falhas de segurança, inclusive aquela do Wi-Fi."

Toda versão do Android desde o KK fica mais leve, igual o Chrome que toda versão fica mais rápido.

"No Android 8.1, os desenvolvedores terão acesso a uma variável que permitirá descobrir se o aparelho tem pouca RAM (1 GB ou menos). Eles poderão distribuir versões distintas de aplicativos para smartphones mais simples..."

Isso existe desde o KitKat, com a propriedade lowmemorydevice, mas nunca vi um só app que respeitasse ou fizesse qualquer uso dela (em 4 anos que se passaram desde o KK), nem os da Google... Sério que a Google tá reanunciando a feature como novidade?
Mandioca Cabeluda
Sonho o dia que o Android possa ser igual ao PC, você instala o sistema que te der na telha (igual é feito por Custom ROMs), com maior suporte neste enfoque.
Felipe de Paula
Tô aqui esperando chegar pro meu Mi A1..???
Jorge Elias
O Android, com o Oreo, passou pela maior atualização de baixo nível dos últimos anos. Visualmente é parecido, mas por trás é algo muito diferente. Uma das mais notáveis novidades é o project treble
Trovalds
Ahn?
Pourtooth
iPhone 5S mandou lembrança, vai ser atualizado até o IOS 12, 5 anos de estrada, está um pouco mais lento no IOS 11, mas nada comparado ao que a Google vem fazendo a Apple está muito melhor.
Lucas Henrique
O único dos citados que é lento é o Chrome. Porém, nos smartphones superiores a 2 Gb de RAM, roda perfeitamente.
Tori
:) Windows phone e sua fragmentação mais quebrada que a Microsoft Store
geemisantos
Quem sabe recebe a versão ICS kkkkk
The Moon
O Play Services não trás correções de bugs e segurança
Hail Hidra
O Play Services não trás correções de bugs e segurança
Daniel
Balela, a Google trabalha visando smarts intermediários e tops de linha, não acredito mais nesse discurso de acessibilidade deles.
Ronaldo Wesley
O mais engraçado é que eu nunca vi nenhuma empresa pegar um celular (intermediário) e montar com hardware dos tops de linha antigos, que ainda dão e muito bem conta do recado hoje em dia.
Felipe Xavier
E de que adianta lançar diversas atualizações, sendo que a penetração delas está pífia? Não estou falando que não tem que atualizar, mas sim que tem que ter um planejamento muito melhor E que o atual sistema de atualizações não é bom.
Maicon Bruisma
Prometem há anos, e agora que vai funcionar efetivamente os smartphones estão vindo com mais de 3 gb, mesmo os low end. Raras as cagadas com 1 gb de RAM, como Moto C e LG K10, mas ambos não verão o Oreo mesmo.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Kkkkk
Tom
Kkkkk
jacob
Passa versão após versão e eu não vejo nenhuma mudança significativa desde o Lollipop.
Ígor Moreira
[...]e saiba porque isso é otimo)[...]

referencia a um outro blog ai
David Diniz
Também não entendi qual é dessa bizarrice com especificações de 2011 e sem dúvidas que nasceu morto. Sinceramente? Jamais que essa porcaria vai ter custom rom.
Alisson Bispo
No que ajuda ficar sem atualizar, bicho? As versões antigas ainda são suportadas pelo Play Services, então eles ainda tem suporte e quem compra aparelho novo desfruta das versões novas.
Alisson
No que ajuda ficar sem atualizar, bicho? As versões antigas ainda são suportadas pelo Play Services, então eles ainda tem suporte e quem compra aparelho novo desfruta das versões novas.
Alisson
Ainda lançam aparelhos com pouca ram aqui no brasil e nos outros países tão pobres quanto.
Alisson Bispo
Ainda lançam aparelhos com pouca ram aqui no brasil e nos outros países tão pobres quanto.
Juliotenorio
Concordo com ti, principalmente na questão de atualizações, cada vez mais a Google lança uma versão sem muita melhoria.
Trovalds
Mas a longevidade é válida pro iPad, por exemplo. As vendas de tablets tiveram recuperação pequena e os analistas apontaram justamente a questão do produto ter uma frequência de troca maior em se comparado a um celular. Nesse quesito o Android perde duas vezes porque além do SO não se dar bem com tablets não recebe atualizações. E o iOS, por experiência próxima (meu pai tem um iPhone 5S) apresenta melhora de desempenho conforme eles otimizam a versão mais nova. Não fica lá uma maravilha em se comparando com um aparelho novo mas fica aceitável.
Cesar R Bagatoli
Os iTrecos antigos também são "otimizados" para rodar o iOS mais atual, porém todos eles também viram uma carroça a cada nova atualização. Obvio que eles (google, apple e qqr outra fabricante) não querem dar uma vida útil muito grande para os aparelhos, senão ninguém mais compra os novos.
Marcus Araújo
Rodando o Nougat aos trancos e lançado em 2017 que não verá o Oreo pelas mãos da Motorola. ¯_(?)_/¯

Ninguém acha que o Moto C terá longa vida útil, a não ser que seja um usuário muito básico. Se alguém arriscou a comprar, certamente vai querer trocar de aparelho no ano que vem se fizer uso das redes sociais.
David Diniz
Moto C tá ai para provar que com 1GB ram roda o Nougat(aos trancos mas roda) e sim é um aparelho de 2017
Trovalds
O negócio é: você não tem grana pro iPhone ou não gosta dele (do iOS por tabela), se conforme. A não ser que você dê sorte com custom ROM (uma minoria da minoria de aparelhos vai ter).

Saudades do Windows Phone. :(
Ed. Blake
Depende dos desenvolvedores de app se importarem com isso.

Spoiler: Não se importam e nem vão.
Diogo
Sim! Principalmente em apps de mensagens, como o Whatsapp...
Ed. Blake
O mais legal é que agora cada app só pode emitir apenas um som de notificação por segundo.

Aparentemente acabou aquela coisa de você conectar no Wifi e o app ficar maluco emitindo 300 sons de notificação porque está sincronizando tudo.
Cristina Nascimento
Continue esperando..?
Diogo
O Android em si realmente não pesa muito com smartphones com pouca memória, o problema são os apps (alguns da própria Google) que acabam deixando os aparelhos uma verdadeira carroça. Apps como Chrome, Facebook, Messenger e YouTube que consomem bastante espaço e memória.
Cristina Nascimento
E nada do 8.0 pro OP5, affs
Felipe Xavier
Antes eu culpava somente as fabricantes por demorar a trazer as atualizações (e às vezes são elas as culpadas mesmo, muitas vezes sequer atualizam os dispositivos).

Mas estou vendo também uma "falta de cuidado" do Google. Se a adesão está tão baixa, tem um motivo. Eles precisariam ir em 2 caminhos distintos: 1. Modularizar MUITO o Android, a ponto de não depender em nada das fabricantes e das operadoras (ser até mesmo uma evolução do Project Treble); e 2. também trazer atualizações de versão mais consistentes. A cada versão X.x é mais uma complicação e poucos benefícios práticos pro usuário.
Esperto
changelog sincero da Google:

*Conseguimos melhorar a IA para te espionar mais pelos Play Services
*Agora pegamos seu histórico no Google e vendemos propagandas cada vez melhores
*Tiramos sua privacidade com o discurso que somos 'open-source'
*Pesamos a sua RAM para que compre outro aparelho e as fabricante nos paguem mais
*Novas maneiras de espiona-lo que não contaremos


*ah... tbm colocamos um fundinho mais contrastado com o wallpaper trocando apenas o hexadecimal do background lógico


(prevejo googletes me atacando, e isso é ótimo)
Marcus Araújo
E o Google achando que alguém terá coragem de lançar um smartphone com 1 GB de RAM ou menos, com Android, em plena reta final de 2017 (e os que possuem 1 GB de RAM não viram nem o Android M oficialmente, só por meio de custom ROM, e já não atesto quanto ao desempenho destes).

Isso já parece texto-padrão deles de todo novo lançamento do Android para dizer que fizeram alguma coisa ahahahaha

O fato é que só o sistema Android e os apps padrões do Google (Play Store, Play Services e Google) tem consumido cada vez mais RAM dos aparelhos.
???????Feripe Hatsune?
"Trazendo otimizações para smartphones com pouca memória"

Quem conta o conto aumenta o conto, e nenhuma fabricante vai atualizar seus gadgets de 3 anos só por isso.
O Pavão Misterioso
Espero que meu Samsung Y receba atualização dessa vez.
Esperto
otimização para Google = vamos pesar para que apenas os mais parrudos aperentem serem rápidos
Marcus Araújo
"Trazendo otimizações para smartphones com pouca memória"

Toda versão promete otimização para smartphones com pouca memória e, na prática, ninguém vê os resultados disso. Espero que seja realmente diferente agora.