Início » Mobile » As primeiras novidades do Android 8.1 Oreo

As primeiras novidades do Android 8.1 Oreo

Por
52 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Oreo está presente em apenas 0,2% dos aparelhos, mas uma nova versão já está chegando. Nesta quarta-feira (25), o Google liberou a primeira prévia do Android 8.1 para desenvolvedores, trazendo otimizações para smartphones com pouca memória, melhorias em funcionalidades e correções de falhas de segurança, inclusive aquela do Wi-Fi.

No Android 8.1, os desenvolvedores terão acesso a uma variável que permitirá descobrir se o aparelho tem pouca RAM (1 GB ou menos). Eles poderão distribuir versões distintas de aplicativos para smartphones mais simples, como os que fazem parte do programa Android Go.

Quem possui um dispositivo mais potente também será beneficiado, já que um aplicativo será capaz de guardar informações compartilhadas na RAM que poderão ser acessadas por outros processos, melhorando o desempenho. Além disso, a API Neural Networks possibilitará o processamento de operações de redes neurais com aceleração por hardware.

Também há refinamentos visuais: os aplicativos podem obter a cor predominante do wallpaper do usuário e, assim, adaptar suas interfaces. O Android Police nota que a central de controle do Android agora se molda ao papel de parede, ficando com fundo escuro ou claro. Isso já estava disponível no Android personalizado do Pixel 2, e agora deverá ser estendido para outros aparelhos.

E, claro, quem possui um Pixel 2 finalmente passará a ter acesso a um processador até então inativo, o Pixel Visual Core. Desenvolvido pelo Google, o chip permite que aplicativos de terceiros utilizem o processamento de fotos em HDR+, produzindo imagens tão boas quanto o aplicativo de câmera nativo.

O Android 8.1 Developer Preview 1 já está disponível para Nexus 5X, Nexus 6P, Pixel C, Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL. A expectativa do Google é que a versão final seja liberada em dezembro.