Início » Mobile » Motorola é notificada por vício na câmera do Moto X4

Motorola é notificada por vício na câmera do Moto X4

Câmera de 16 megapixels para selfie não consegue focar direito

Por
23/11/2017 às 10h19
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Proteste, associação que defende os direitos dos consumidores, notificou a Motorola devido a problemas na câmera frontal do Moto X4. Segundo a entidade, o componente “não consegue focar perfeitamente o objeto que está em primeiro plano” em uma selfie, deixando o fundo mais nítido que o rosto do usuário.

A associação afirma que analisou relatos de consumidores do Moto X4 nas redes sociais e comprou o aparelho para verificar o defeito. “Como você vê abaixo, a garrafa na foto feita com o iPhone está mais focada do que no clique do celular da Motorola, o qual colocou seu foco todo no casaco”, diz o comunicado.

De fato, o Tecnoblog notou a falha no review do produto: “Embora seja equipado com uma câmera frontal de 16 megapixels, um número que chama atenção, o Moto X4 tem um grande problema: ele não consegue focar direito. Por um momento eu me lembrei das velhas câmeras com foco fixo: o fundo constantemente fica mais focado que meu rosto. A única forma de tirar uma selfie nítida foi afastando bastante a câmera — um problema que não deveria ocorrer em um smartphone dessa faixa de preço”.

Procurada, a Motorola afirmou ao Tecnoblog que “entrará em contato com a associação para entender os critérios e os parâmetros utilizados, que levaram aos resultados divulgados, bem como para solicitar as amostras utilizadas para análise”. Diz ainda que os produtos “são fabricados segundo rigorosos processos de controle de qualidade e primam pela inovação, design e praticidade”.

Segundo a Proteste, quem comprou um Moto X4 pode solicitar o dinheiro de volta, a troca do celular por outro em perfeitas condições ou o abatimento proporcional dos valores pagos, com base no art. 18 do Código de Defesa do Consumidor. Além disso, a associação pediu esclarecimentos à Motorola e solicitou que “seja feita uma ampla divulgação quanto a esse vício na câmera”.

Você comprou um Moto X4? Notou o problema na câmera frontal?

  • Vitor Alves

    Uma pena… tive moto x e moto x2 quando não estava nas mãos da Lenovo, o celular era muito bom, vencia tops de linha em vários quesitos, mas sempre foi fraco na camera; desde o ínicio.

    • Tive um X e realmente, ele era muito melhor que todos os outros da época em quase tudo (no uso, não necessariamente nas specs), mas você não podia usar a câmera ou a mágica acabava.

    • FABIO NEVES

      Moto X2 era um bom telefone, mas tinha bateria horrível, câmera sofrível e uma tela Amoled amarelada e sem nenhuma precisão de cores.
      Só tinha mesmo bom desempenho.

      • Vitor Alves

        Da tela amarelada nunca reparei; na época era muito boa pra mim.

      • antônio

        Exatamente. E o burn-in vinha rápido.

  • Renan Maia Fernandes

    É uma pena, era um celular que estava ansioso para comprar quando anunciado, mas as falhas na câmera, memória interna confusa e a tela ser IPS me fizeram descartar a compra.

    • Julio da Gaita ✔

      cara tenho o z play e acho o amoled da motorola uma bela merda, menos de 1 ano de uso e tá marcando os icones da barra superior.

      Tenso… ./

    • Compre não é bronca estou muito insatisfeito com a Motorola

  • raphaela1

    Leva no AA

  • A Motorola precisa fazer uma parceria com algum fabricante de câmeras para poder ter câmeras melhores com preços competitivos. É nítida a diferença entre as câmeras da Samsung e Motorola. Na maioria das vezes as câmeras da Samsung chegam a ser 200% melhores.

    • mord4z

      Minha namorada tem um S7 Edge e eu um G5s, a câmera do G5s passa vergonha, e estou falando de aparelhos com mais de 1 ano de diferença.
      Chegou num ponto em que eu desisti de usar o meu, tiramos fotos só com o dela atualmente, pelo menos enquanto ela estiver por aqui.

      • Tenente Figueiredo

        Vc está falando de um topo de linha com um bem abaixo.
        Vc compara Ferrari com gol?

        • mord4z

          Oi? Por favor, leia e releia o que escrevi, certeza que talvez vc entenda.

    • FABIO NEVES

      Até o próprio software de câmera deles é ultrapassado.
      Por melhor que a câmera esteja em comparação há 3 anos, ela não passa nenhum tipo de segurança….A câmera dupla do G5 é vergonhosa.

      A impressão que eu tenho é que eles colocam um conjunto de lentes e sensores baratos para diminuir os custos dos dispositivos.

  • Bruno Aveiro

    Pergunta de leigo. Uma atualização de software/firmware poderia resolver esse problema?

    • Diogo

      Teoricamente sim.

      • Julio da Gaita ✔

        Ainda não sabemos.™

    • FABIO NEVES

      Depende.
      Se o problema for do Hardware (Corpo da câmera) mal ajustado dentro do aparelho, já era, só fazendo recall.
      Caso contrário, é só ajustar o Software.

  • David Diniz

    Pior é a motorola insistindo que não tem nada de errado com a câmera sendo que metade da internet já disse que tem.

  • antônio

    Essa é velha. Meu Moto X2 já tinha o mesmo problema na câmera traseira, a curtas distâncias… em 2015.

  • Isso é problema de software, não de hardware

    • Já consertou pra ver? Foco automático é algo mecânico e bem delicado (que inclusive pode quebrar ao derrubar o aparelho) e o foco fixo… Não depende em nada do software. Não tenho certeza qual o X4 usa, mas nada garante que é software (e a Lenovo se fazendo de desentendida indica que provavelmente é hardware).

  • Isso aí não é nada em comparação ao Moto G4 que tinha um problema super conhecido de ghost touch (ficava clicando sozinho em um ponto fixo da tela loucamente). A Motorola no máximo pediu pra quem estivesse enfrentando o problema pra levar a uma assistência técnica, mas quem ia, dizia que o problema continuava depois de passar por lá. Vergonhoso.

  • André Silva

    A máxima – não compre celular no lançamento tem que ser levada a risca com a Motorola. X2 com vício na bateria, G4 com problemas na tela (mas continua vendendo mesmo após 1 ano do vício oculto escancarado), agora o X4 com problema na câmera frontal.

    • Marcos

      X2 depois de mais de ano de uso perdia desempenho da bateria, G4 e G4 Plus que deram problema foram substituídos por Moto Z Play.

  • Henrique Ferreira Lima

    Isso é o mesmo efeito bokeh de sempre, só que reverso

  • Elerson Carvalho

    “são fabricados segundo rigorosos processos de controle de qualidade e primam pela inovação, design e praticidade”

    A desculpa clássica.

  • Essa e os relatos nos comentários só colocando mais terra na minha ideia de ir pra Motorola…

    • Claudio Gomes

      Se é loko sai fora da Motorola amigo, falo por experiência própria, Motorola nunca mais Deus me livre, trabalhamos mto pra comprar nossas coisas, falo pra vc vai pro Quantum e não vai pra Motorola sem zueira.

  • Gabriel Almeida

    A minha câmera tá assim também, mas não é só a minha câmera o Wi-Fi cai muito, já entrei em contato com a Motorola para resolver, recomendo fazer o mesmo!

  • Apesar de ser usuário pontual da Motorola, mas os aparelhos deles tem deixado bastante a desejar.

    Meu Moto G4 DTV com menos de 1 ano deu burn in, foi mais viável vender do que levar na autorizada, que só existe uma na cidade, e é PÉSSIMA.

    Comprei o Moto G5s plus ( pelo mesmo ter basicamente as mesmas características do Moto G4 DTV , com mais processador é memória ram ) mas fiquei decepcionado com a qualidade da resolução ( principalmente a cor apagada / sem vida ) da câmera, quando comparada a do MG4 DTV , isso sem falar da ideia de m** de colocar o fone na parte inferior do aparelho, ao invés de frontal como no MG4, bem como a mudança do local do botão de power , que foi invertido pelo de volume.

  • Aline santos

    Realmente os celulares da Motorola de um ano pra cá não é o mesmo
    Meu celular tá na assistência técnica e não pretende telo de volta estou lutando na justiça pra fazer valer os meus direitos de consumidor

  • Nicolas Kim

    Levando em consideração que a Motorola não tem respeito com seus clientes (basta fazer uma busca rápida no Reclame Aqui), vai precisar de muito mais mobilização para que algo seja feito, pois como isso é um problema de hardware, só com um recall isso se resolveria. E muitos usuários ainda não ajudam, dizendo que é “frescura” só pra não admitir que comprou um aparelho bichado.

  • Milton

    Uma vergonha,já tive dois aparelhos da Motorola,e todos da um tipo de defeito.

  • Milton

    Fora as reclamações da câmera do moto xplay,que para de funcionar do nada.

  • Moto X4 comprei um e estou arrependido!
    Além do que está ocorrendo com a câmera o zoom prometido e deficiente, um propaganda enganosa.
    Segue abaixo a relação de defeitos achado por mim, dessa marca, que cobra caro pelos produtos, e entrega ao consumidor um pacote de defeitos e erros, eu fiquei 55 minutos conversando com uma atendente, que tentou me informou que a listagem abaixo alguns realmente era erro e outros é uma característica do fabricante Motorola.
    Defeitos do moto X4

    01) Agenda telefônica:
    Ao executar uma busca de contato ex: João o nome sugerido no busca ao ser clicado em vez de abrir o contato para ver ele liga para a pessoa.
    02) Deletar Fotos:
    Quando vou deletar todas as fotos não existe um ícone para deletar todas e sim uma por uma.
    Ao iniciar a marcação de uma por uma quando chega menos que a metade para deletar trava e você perde todas as marcadas e tem que reiniciar porém vai haver novamente o mesmo erro.
    Tem que deletar de 10 em 10 pois o processador não consegue.
    03) câmera
    O zoom prometido não funciona direito. No ma metade fica embasado.
    04) não existe um volume para notificações tem que ir em cada aplicativo e desligar o volume.
    05) PDF ao usar o aplicativo onde tem em.media 20 páginas com fotos demora de abrir e após abrir ao chegar até chegar a última página fica demorando de abrir cada uma delas e aí voltar fica tudo em branco e demora de abrir novamente As imagens.
    6) lentidão do processador em aplicativos com jogos.
    7) Sinal da operadora
    Em certos locais o sinal fica baixo ou nulo enquanto outros fabricantes como Samsung e LG fica normal em boa %.
    8) sinal de Wi-Fi e baixo também em certos comodos da residência enquanto o LG e Samsung e Sony não apresenta essa deficiência.
    9) Fone de ouvido tem ruído na FM e muito agudo enquanto uso um fone de 20 reais que tem mais qualidade e sinal para a FM do que veio da Motorola.
    10) Comando de voz prometido não funciona perfeitamente é ruim e precisa melhorar muito.
    11) Já ocorreu algumas vezes um foto de download virar momentaneamente papel de parede do aparelho.
    22/11/17 data que eu liguei para a Motorola e meu aparelho só tem 20 dias de comprado

    • Tudo o que falou tem cara de problemas de software… Pode ser que lançaram uma ROM mal calibrada e com 1 update resolvem todos os problemas do aparelho.

    • Pedro

      Acredito que sua reclamação esta vinculadao a sua falta de conhecimento e familiaridade com sistema mais clean do Android, suas comparações não tem sentido em vista que outras fabricantes trabalham o sistema delas com ferramentas adicionais ao usuário, mas que normalmente deixam mais pesado. Recomendo que quando for comprar um produto pesquise mais e não vá na conversa de lojistas, pois se quer tal função procure um produto que tenha e não reclame com a fabricante para inserir o mesmo

      • Sua agenda telefônica, quando você vai no busca e digita o nome de ex: Pedro Henrique.
        Ele abre a sua agenda e você consegue ver tudo que você guardou dele.
        A do moto X4 quando você clica no nome ele anão abre, e sim liga para o contato.
        Tenha mais atenção em ler antes de criticar.

      • Vitor

        CARA SÓ ME EXPLICA OQ TEM A VER A QUALIDADE DO FONE DE OUVIDO DO APARELHO, SINAL DA OPERADORA, WIFI RUIM COM FAMILIARIDADE COM ANDROID? VC É DOENTE MENTAL POR ACASO?

  • Gostaria de saber como faço para conseguir meu dinheiro de volta por ter comprado uma produto de baixa qualidade?

  • Eu vou amanhã na defesa do consumidor com várias reportagens sobre o aparelho e pretendo ganhar da Motorola com uma ação judicial.
    Espero que todos coloquem tambem, assim unidos podemos conseguir mais rápido resolver nosso problema com a Motorola

  • Bruno Vieira

    Aparelho lixo! Satisfeito com meu HTC 10

  • Raphael Brito

    Tenho um X4 e acho o aparelho bom, comparado com outros de mesmo valor, a questão da camera só atrapalha se voce for fazer vídeos em que mostra maquiagem bem proximo ou mostra objetos em detalhe. Pra usuarios normais q tiram selfie ou gravam videos rapidos de instagram o problema nem é perceptivel. Claro que a Motorola tem que dar um jeito, mas a forma como falam do problema faz parecer que a camera nao tira foto. Acho a questao do armazenamento muito mais preocupante do que a da camera em questao de uso. Mas seria bom o blog deixar a instrução de como prosseguir para conseguir o dinheiro de volta, pra quem se sentiu lesado.

    • Leia abaixo os 12 defeitos que eu escrevi e veja se o seu também não ocorre. Antes de falar bem

  • Pedro Santiago Barbuto

    Já comprei num site de e-commerce e, valendo-me do prazo de arrependimento devolvi o smartphone e pedi o dinheiro de volta. Simples assim.

  • Luiz Fernando

    Lenovo né ainda tem gente que insiste nessa marca porca

  • Nanda Alencar

    Comprei um moto X4 e foi decepção total! Além da câmera, ainda tem o detalhe da memória interna. O aparelho é vendido como 32GB, quando na vdd só vem 15GB livres. Uma palhaçada p/ um modelo lançado em 2017. Mesmo com o uso de cartão, isso é ruim, pq a grande maioria dos apps só instalam usando a memória interna.
    Entrei em contato, a Motorola só diz que está analisando os casos. O meu é um deles e não está sendo analisado! 😤😠

    • Estou entrando na justiça, faça uma reclamação na proteste e no reclame aqui. Colete o máximo de informações dos defeitos para ter ênfase na sua ação, vamos a luta unidos ganhamos ressarcimento

  • Daniel

    Eu comprei um moto x4 a mais ou menos 5 dias, estou satisfeito no geral com o aparelho. É realmente bonito, responde bem no uso do dia a dia. A câmera traseira é muito boa em fotos de dia e tem um resultado bacana em fotos noturnas. Mas a câmera frontal realmente tem esse problema no foco em primeiro plano. É esquisito. Espero que corrijam com atualização do software…

    • Leia abaixo os defeitos relacionados por mim, e teste o seu aparelho, antes de falar que ele é bom

  • Claudio Gomes

    Motorola Lixooooo, nunca mais cai na besteira de compra um G4 Plus, toque fantasma, tela trava e já era, na boa Motorola Lixooooo, vamos chamar de Lixooooo.

  • Bruno Correia

    Tenho um X2 2014, pelo visto a troca vai ser pelo Samsung S8 ou S9

  • Gabriel Porfírio

    Meu galaxy s7 acontece a mesma coisa, o foco me parece que fica travado no infinito, deixando selfies em curta distância ( 30cm +/-)totalmente desfocadas

  • Sondeko André

    Não quero desanimar vocês, mas isto não parece ser um defeito, e sim uma propriedade da própria câmera conhecida como distancia focal, que resumindo de forma bem simples, é a distância minima de um objeto em que a câmera consegue fazer (ajustar) o foco. Bom, nada me impede de estar enganado, mas de qualquer forma estas especificações deveriam estar disponíveis no aparelho.

  • Rodrigo

    Procurada, a Motorola afirmou ao Tecnoblog que “entrará em contato com a associação para entender os critérios e os parâmetros utilizados, que levaram aos resultados divulgados, bem como para solicitar as amostras utilizadas para análise”.

    O que a Motorola quer? Um passo a passo de como reproduzir o erro? A informação “dificuldade de focar objetos próximos” não é clara o suficiente? Parece que tão comprando tempo, só isso. Fizeram merda e não querem admitir.

    Realmente fico pasmo que algo desse tipo passe no controle de qualidade. Na minha opinião os caras sabem do problema e disseram “foda-se, que comprar que se acostume”.

    Ou, usando da linguagem da Apple, não é um problema, é uma feature.

  • Kenner Rhodney de Carvalho

    A resposta da Motorola vai ser: Isso não é um defeito é uma “Caracterisitica” do dispositivo”. Marca caiu em descredito infelizmente….

  • ial

    E como notificar a Motorola quanto a um problema do Moto G 4 Plus que há meses contraiu uma doença onde ao você chegar num local o aparelho não consegue conectar ao Wi-Fi, sendo necessário esperar até 15 minutos para que volte ao normal?