As criptomoedas estão atraindo bastante atenção do público em geral, especialmente após o bitcoin romper a barreira dos US$ 10 mil. Uma de suas vantagens, segundo seus defensores, é não depender de nenhum governo ou banco central.

Por isso, alguns especialistas foram pegos de surpresa quando o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou uma nova criptomoeda nacional: o “petro”.

Foto por Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Segundo a Reuters, a nova moeda seria lastreada nas reservas de petróleo, gás, ouro e diamantes da Venezuela. Maduro diz que o petro ajudará o país a “avançar em questões de soberania monetária, realizar transações financeiras, e vencer o bloqueio financeiro”.

Este ano, os EUA reforçaram sanções contra o país, proibindo a negociação de títulos do governo venezuelano, e também da dívida da petrolífera PDVSA. É uma resposta às eleições convocadas por Maduro para uma assembleia que vai reescrever a Constituição; críticos dizem que esse é um passo rumo a uma ditadura.

A Venezuela está tendo dificuldades para exportar petróleo — que corresponde a 95% de sua receita — porque não consegue transferir dinheiro através de bancos internacionais. A solução, para Maduro, é usar uma criptomoeda.

Ironicamente, alguns venezuelanos usam criptomoedas por causa do governo — para driblar os problemas econômicos do país, como a hiperinflação e as restrições à compra de dólares. A moeda nacional, o bolívar, sofreu uma desvalorização de 57% em relação ao dólar só no último mês.

O petro seria bem diferente do bitcoin, claro, por ser controlado por um governo e lastreado em um bem físico (reservas de petróleo). Mas os líderes da oposição na Venezuela duvidam que essa criptomoeda será realmente criada: isso exigiria aprovação do Congresso, e críticos dizem que Maduro “é um palhaço, isso não tem credibilidade”.

Com informações: Reuters.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton
Não era esse cara que tava imprimindo mais dinheiro só para ter mais dinheiro?
Caleb Enyawbruce

Senta e chora, Madurão! Não tem “mágica” pra tirar vocês da crise. Só acabando com essa sua palhaçada chamada de “governo”.

Joseph Arimateias Diniz

Ele é a versão com restrições orçamentárias do gordinho da Melhor Coreia?

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

No fim tudo resume-se a essa batalha contra o capitalismo "liderado" pelos States.

Daniel Ribeiro

No Panamá, existem duas moedas oficiais, o Dólar americano e o Balboa (que converte 1-para-1 com o dólar).

Daniel Ribeiro

Pior que você tem razão. Aqui mesmo no Brasil, na época do pós-ditadura com a Inflação galopante, a economia era praticamente toda dolarizada (informalmente). Imóveis, carros, e outros bens de maior valor eram sempre cotados em dólar. Apesar da moeda nacional ser de curso forçado, era simplesmente impossível precificar as coisas usando ela.

Daniel Ribeiro

Na verdade, de "criptomoeda" essa "moeda" não tem nada. Por definição, ela teria de ser descentralizada e com controle baseado puramente em blockchain - o que não será o caso já que ela possui lastro.

Não estou nem entrando no mérito da confiabilidade do emissor da moeda... Para mim, isso ai nada mais é do que uma moeda eletrônica criada com o único objetivo de não ter que imprimir a moeda em papel... Pois o Bolivar está tão desvalorizado que o papel moeda vale mais do que o valor impresso nele.

Fred

Se fosse um governo sério não teria recebido as sanções....

Leon

HAHAHA

Humberto Machado

- Criptomoeda
- Lastro bancário

Mas o forte da criptomoeda é NÃO TER lastro bancário
https://uploads.disquscdn.c...

X-Tudãoᴳᴼᵀ

É capaz dele ter um iPhone x.

Ricardo - Vaz Lobo

A Pirâmide do Maduro.

André Lima

Se fosse um governo sério e quisesse escapar das sanções, pararia de tentar destruir o país e surrar ainda mais a população... mas só acho...

Lucas Carvalho

Se já fizeram vaquinha pra tirar ex-político da cadeia, imagino que vai ter gente que vai querer ajudar o companheiro Maduro ao mesmo tempo que faz um investimento "supimpa".

Renan

É viável a moeda oficial de um país estar sujeita a tantas flutuações de câmbio? Você recebe o salário do mês em bitcoins, mas no dia seguinte ele já pode ter desvalorizado ou valorizado bastante. Em novembro deste ano o bitcoin oscilou próximo de 6 e 12 mil dólares.

Exibir mais comentários