Início » Celular » As novidades do Android 8.1 Oreo, liberado para fabricantes

As novidades do Android 8.1 Oreo, liberado para fabricantes

Felipe Ventura Por

O Android 8.0 chegou a apenas 0,3% dos dispositivos, mas o Google já tem uma atualização. O Oreo 8.1 mostra por que alguns apps consomem tanta bateria; traz ajustes na interface; e resolve uma polêmica extremamente séria sobre emojis.

A tela de configurações de bateria agora mostra aplicativos que gastam muita energia, e o motivo disso. No exemplo abaixo, do Android Police, o Google Maps Preview está drenando a bateria porque pede a localização com frequência.

O Android também avisa se um app "acorda" seu smartphone com frequência — solicitando dados em segundo plano, por exemplo.

Há alguns pequenos ajustes na interface. Por exemplo, aparece um indicador de bateria de seus dispositivos Bluetooth nas configurações rápidas:

Dependendo do seu papel de parede, o Android adota um tema claro ou escuro automaticamente:

Quando você está na tela inicial ou no Google Feed e abre as notificações, ou pressiona o botão liga/desliga, o plano de fundo adota a cor predominante do seu papel de parede. (Em versões anteriores, ele ficava cinza.)

Outra mudança visível está nos emojis. No final de outubro, ocorreu uma pequena polêmica sobre a forma como o Google representa o hambúrguer (com o queijo por baixo da carne) e a caneca de cerveja (com líquido até a metade, e espuma na borda).

É algo bobo, claro, mas o CEO Sundar Pichai tomou isso como uma prioridade e os dois símbolos foram modificados no Android 8.1, como você pode ver abaixo:

Nos bastidores, o Oreo agora permite que um aplicativo guarde informações compartilhadas na RAM, que podem ser acessadas por outros processos, melhorando o desempenho. Além disso, será possível fazer operações de redes neurais com aceleração por hardware, graças ao TensorFlow Lite.

E no caso do Pixel 2 e 2 XL, desenvolvedores podem usar o coprocessador de imagem Visual Core, até então inativo. Ele foi desenvolvido pelo Google e permite que apps de terceiros usem o processamento de fotos em HDR+, assim como o app nativo de câmera.

O Android 8.1 Oreo foi liberado para as fabricantes nesta terça-feira (5), e chega inicialmente a todos os smartphones Pixel, assim como ao tablet Pixel C, Nexus 5X e Nexus 6P.

Ele veio acompanhado pelo Android Oreo Go Edition (ou simplesmente Android Go), versão simplificada para dispositivos que têm entre 512 MB e 1 GB de RAM.

Com informações: The Verge, Android Police.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

DefendaSeuDinheiro
Gostei, atualizei, funcionou tudo di boa!
Madson Holanda
O problema é que com essa atualização, o celular nao faz mais espelhamento em central multimidia do carro, alguem sabe como resolver esse problema?
Linda Carla
gente meu aparelho atualizou, porém não pega o wifi... me ajudem!!
Clevester Sacramento
Cade atualização do moto G4 plus?
Leandro Neris
Alguém sabe como desativar essa cor que fica quando coloca algum wallpaper?
Maicon Bruisma
Ah tá, faz sentido
Rod
Sistema 64 bits usa mais memória.
Maicon Bruisma
Não entendi
Eduardo Braga
Entendi. Valeu.
Kodos Otros
Eu instalei o Android O ontem no meu MiNote (Lineage OS 15), voltei correndo pra Miui ahahaha
Rod
Não é pelos 2GB, é sim por ter 2GB associado à um processador 64 bit.

Meu Nexus 5 tem um multi task bom, por exemplo.
Maicon Bruisma
Pelo preço certo sim. Porém pode ocorrer de dar algum problema como bootloop. O meu tá show, e a câmera cada vez melhor, se não fosse ela já teria trocado.
Maicon Bruisma
Ainda bem que a Oxygen só parece android puro, pq é cheia de funções, não tantas como as da miui, mas todas úteis.
Maicon Bruisma
Sim, lançar top de linha com 2 gb de RAM, mesmo em 2015, foi burrada. E falaram que não faria falta, tô aqui provando que tá fazendo muita.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Sim, tudo vai evoluir, o Google também está mudando o material, design de UX é uma coisa que nunca vai terminar
PPKX XD ?????????
Sim, tudo vai evoluir, o Google também está mudando o material, design de UX é uma coisa que nunca vai terminar
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
É questão de gosto mesmo, eu venho no Android desde o 2.2, praticamente só tive celulares Google com sistema nativo, exceto por um S3, achei que a melhora foi grande, prefiro um visual mais simples e sóbrio que não cansa tanto
PPKX XD ?????????
É questão de gosto mesmo, eu venho no Android desde o 2.2, praticamente só tive celulares Google com sistema nativo, exceto por um S3, achei que a melhora foi grande, prefiro um visual mais simples e sóbrio que não cansa tanto
R0gério
Essa busca por um visual mais clean, como você disse, não é de agora. Tenho usado Android bem próximo do que o Google definiu há anos e o Material Design já está me enjoando. Já sobre a Apple, concordo com você: Mais que passou do tempo de dar uma mudada. Mas como os consumidores dela parecem não ser incomodar com isso...
Sobre a Metro, foi um dos motivos por nunca ter comprado um Windows Phone. Experimentei de uma prova próxima, achei bem fluido, mas aquele visual (e outros pontos), não rolava mesmo.
Vitor Mikaelson
O que eu odeio no Material/Android, é aqueles três pontinhos no topo, e com botões do lado. Tudo no topo.
ditom
Meu L90 não vai ver a cor disso mesmo...
felipegcoutinho
Estou usando a Nitrogen OS que já está no Android O. Porém ainda não tem OTA.
Felipe Coutinho
Estou usando a Nitrogen OS que já está no Android O. Porém ainda não tem OTA.
Eduardo Braga
Mas todo mundo foi afetado?
Rod
Única coisa que me fez desistir. Tivesse 3GB, já tava no meu bolso há muito tempo.
tuts
Não, bootloop
Arthur V.*
Mas até a Microsoft está mudando sua linguagem de design, com o Fluent Design System, com mais sombras, transparências, desfoques e texto de destaque em negrito.
Felipe Xavier
Qual ROM está usando? Eu cansei da MIUI no RN3P, mas queria algo estável o suficiente, pra não ter que ficar trocando sempre, só receber atualizações por OTA.
Drax
Verdade rsrsrs Mas já dá de afirmar que melhoraram consideravelmente.
Gnull
Verdade rsrsrs Mas já dá de afirmar que melhoraram consideravelmente.
felipegcoutinho
Resolver o problema é algo bem forte de dizer, ta bem longe disso... rs
Felipe Coutinho
Resolver o problema é algo bem forte de dizer, ta bem longe disso... rs
Drax
Os ícones é só trocar o tema, é de graça. Estou com um tema que ficaram bons.Quanto as notificações, já resolveram o problema na versão beta, só resta aguardarmos a implementação na estável.
Gnull
Os ícones é só trocar o tema, é de graça. Estou com um tema que ficaram bons.
Quanto as notificações, já resolveram o problema na versão beta, só resta aguardarmos a implementação na estável.
Eduardo Braga
Acha que ainda vale a pena pegar um 5x?
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Eu acho que não dá pra ficar parado no tempo, sempre tem gente estudando UX, a interação do usuário com a interface e a experiência, isso motiva as mudanças também, na forma como as coisas são notificadas na tela, posicionadas, acionadas, touch/clique, etc, se você for pensar, nem essa geração que nasceu com celular se acharia dentro de um Windows 98 ou 2000, ou dentro de um Nokia N95 (que já era bem avançado até).Toda essa mudança na interação e às vezes a simplificação da interface e elementos de tela, a mudança das cores, modelos, leva as pessoas a entenderem uma interface e acharem o caminho por ela sem ajuda de ninguém.Fabricantes de software não mudam interface pra vender, eles adicionam funcionalidades ou tornam coisas incompatíveis, acho que vc está confundindo software com carros, que mudam as lanternas e um vinco ou outro e já vira um modelo 2018... o famoso face lift.
PPKX XD ?????????
Eu acho que não dá pra ficar parado no tempo, sempre tem gente estudando UX, a interação do usuário com a interface e a experiência, isso motiva as mudanças também, na forma como as coisas são notificadas na tela, posicionadas, acionadas, touch/clique, etc, se você for pensar, nem essa geração que nasceu com celular se acharia dentro de um Windows 98 ou 2000, ou dentro de um Nokia N95 (que já era bem avançado até).
Toda essa mudança na interação e às vezes a simplificação da interface e elementos de tela, a mudança das cores, modelos, leva as pessoas a entenderem uma interface e acharem o caminho por ela sem ajuda de ninguém.
Fabricantes de software não mudam interface pra vender, eles adicionam funcionalidades ou tornam coisas incompatíveis, acho que vc está confundindo software com carros, que mudam as lanternas e um vinco ou outro e já vira um modelo 2018... o famoso face lift.
Thiago
Não sei se mudo no MIUI 9, mas antes ela sangrava android puro em alguns lugar. Existia uma clara inconsistencia entre MIUI.
Thiago
Nunca que eu acho a MIUI mais refinada que o android puro.
felipegcoutinho
De fato, mas poderia ter algo oficial. É aquilo: "Tá ruim mas ta bom".
Felipe Coutinho
De fato, mas poderia ter algo oficial.
É aquilo: "Tá ruim mas ta bom".
felipegcoutinho
Por exemplo, os ícones são bem bonitos mas para apenas meia dúzia de apps, se n houver suporte do tema padrão entra aquele background branco horroroso. (Vms usar a versão padrão sem temas de terceiros instalados). Eu não tenho palavras pra descrever as notificações da miui hahaha, eu tenho uma profunda raiva daquilo. (Mas realmente vi estão melhorando, mas está anos luz do Android stock).E por fim acho que tem existe um excesso de configuração. As vezes preciso parar e pensar aonde está aquilo que preciso fazer. Enfim, é questão de gosto mesmo 🙂
Felipe Coutinho
Por exemplo, os ícones são bem bonitos mas para apenas meia dúzia de apps, se n houver suporte do tema padrão entra aquele background branco horroroso. (Vms usar a versão padrão sem temas de terceiros instalados).
Eu não tenho palavras pra descrever as notificações da miui hahaha, eu tenho uma profunda raiva daquilo. (Mas realmente vi estão melhorando, mas está anos luz do Android stock).
E por fim acho que tem existe um excesso de configuração. As vezes preciso parar e pensar aonde está aquilo que preciso fazer.
Enfim, é questão de gosto mesmo ?
Kodos Otros
Exato, é isso que me mantém longe do iOS.
E é inegável como o Android melhorou e vem melhorando.
John Smith
Em questão de sobriedade geral do sistema, o W10M dava um banho no Android, principalmente por oferecer (desde...sempre?) opção de tema claro/escuro a nível de sistema e manter apenas uma cor personalizável de destaque. Os botões embaixo no sistema não tinham texto, também, o que era outro ponto positivo.


Mas o Android está constantemente sendo melhorado. Eu mesmo não gostava do sistema por uma série de motivos, que pouco a pouco foram sumindo. Já cheguei praticamente na versão 7 do sistema (meu aparelho veio com 6 mas já estava com a 7 disponível) e nela encontrei um amadurecimento muito bem vindo, com recursos que me fariam falta e que estavam presentes no W10M.


Mas que tem caminho pela frente... isso tem. Pelo menos, e aqui é o ponto mais positivo pra mim até o momento, é um sistema muito personalizável em geral, dando liberdade pra troca de launcher, ícones... ficando a meu gosto.
Kodos Otros
Como eu disse, em termos de notificações, realmente, ela está bem atrás! Parece o Android 4 e olhe lá. Mas já li que estão, finalmente, avançando com isso.

Com relação a padronização, acho justamente o oposto hahaah
Inclusive tem matérias no Android Authorit falando justamente dessa falta de padronização no Android Puro, vale muito a pena dar uma lida.

Mas ele avançou muito, obviamente que chupou muita coisa das ROMS das outras fabricantes, mas isso não é ruim.
Kodos Otros
Esse excesso de cores é o que mais me desagrada no Android Puro. É de um mau gosto tremendo um rosa shock com um azul horroroso, tudo misturado, é terrível!

Mas o fato de estar se aproximando do iOS, na minha opinião é algo positivo, desde que saiba fazer. O iOS tem muita coisa horrível também, então é saber pegar o que tem de melhor nele e implementar.
Os ícones embaixo são um avanço, pois é mais facil de se alcançar . Já os textos acho desnecessários mesmo.
felipegcoutinho
Haha nossa, eu tenho um visão totalmente diferente da miui, sempre que uso tenho a sensação de usar algo sem padrão, as notificações destroem qualquer tipo de boa experiência do usuário. Uso o Android O e tudo muda. Parece tudo padronizado e bonito. O único diferencial da miui são as funções que pra mim não são importantes, única coisa que n faço na stock como na miui, é a clonagem de apps e o bloqueio de chamadas. De resto eu faço e faço melhor.
Felipe Coutinho
Haha nossa, eu tenho um visão totalmente diferente da miui, sempre que uso tenho a sensação de usar algo sem padrão, as notificações destroem qualquer tipo de boa experiência do usuário. Uso o Android O e tudo muda. Parece tudo padronizado e bonito.
O único diferencial da miui são as funções que pra mim não são importantes, única coisa que n faço na stock como na miui, é a clonagem de apps e o bloqueio de chamadas. De resto eu faço e faço melhor.
John Smith
Os aplicativos do Google estão copiando descaradamente o design do iOS (botões de ação embaixo, com Ícone + Texto) e com isso, perdendo um pouco de identidade (minha opinião).

O material design tem algumas falhas, sendo pra mim as piores delas o excesso de cores misturadas e a má distribuição dos botões (é botão na barra superior, é botão circular embaixo no canto direito, é menu de opções na direita...). Mas apesar disso é algo bem característico do Android e garante uma certa uniformidade entre aplicativos, o que é ótimo para a experiência do usuário. Penso que deveria mesmo ser refinado (de fato já está cansado), mas não copiando outros sistemas.
Kodos Otros
Eu acho e muito por sinal. Tudo é bem pensado nela, os ícones se alinham, tudo tem sua função, não tem desperdício de espaço como no Android Puro etc.. Mas enfim, é questão de gosto! :p

Mas fiquei curioso, o que exatamente vc acha horroroso?
felipegcoutinho
MIUI refinada? Tá zoando né? Aquilo é horroroso.
Felipe Coutinho
MIUI refinada? Tá zoando né? Aquilo é horroroso.
Ed. Blake
O Android Oreo é nativamente compatível com o Substratum (OMS) sem root.
Acho que não precisa mais que isso.
ʞǝʌǝɥs
"Win10, interface Metro"na verdade o que os fabricantes (de software) fazem é "reposicionamento de marca", ou algo assim, isto é, mudam algo irrelevantepara poder vender algo "diferente" (me lembro que isso foi usado no seriado The Wire, os caras davam um apelido diferente para o cristal que vendiam, se não me engano quando o WW não estava fornecendo pra eles)no caso específico da MS a melhor interface que vi até hoje foi a do Windows 2000, que era bastante consistente...depois veio a horrorosa interface de plástico do XP, e a (um pouco menos) horrorosa interface de vidro do Vista/7...agora tem a horrorosa interface chapada e saturada (?) do Win 10...pior de tudo é que (assim como no Vista/7) praticamente não dá pra mudar, a não ser por injeção de software (dlls)
Jose X.
"Win10, interface Metro"

na verdade o que os fabricantes (de software) fazem é "reposicionamento de marca", ou algo assim, isto é, mudam algo irrelevantepara poder vender algo "diferente" (me lembro que isso foi usado no seriado The Wire, os caras davam um apelido diferente para o cristal que vendiam, se não me engano quando o WW não estava fornecendo pra eles)

no caso específico da MS a melhor interface que vi até hoje foi a do Windows 2000, que era bastante consistente...depois veio a horrorosa interface de plástico do XP, e a (um pouco menos) horrorosa interface de vidro do Vista/7...agora tem a horrorosa interface chapada e saturada (?) do Win 10...pior de tudo é que (assim como no Vista/7) praticamente não dá pra mudar, a não ser por injeção de software (dlls)
Kodos Otros
Cara, as notificações são a única coisa que na Miui é pior (na minha opinião). São muito básicas mesmo.
Agora, de resto, as coisas não são só mais bem feitas, tem mais funções interessantes. Mas o Android Puro já tem implementado muita coisa (antes tarde do que nunca) que já existe há séculos na Miui, o que é excelente.
Maicon Bruisma
Eu usava o Mi5s e o Nexus 5x, troquei o Mi5s no OnePlus 3T justamente por causa da miui, coisinhas chatas como as notificações estragavam aquilo que é o maior diferencial dos smartphones hoje em dia, a experiência.
Maicon Bruisma
Melhorando o consumo de RAM no meu 5x já tá bom, pq o aparelho em si é excelente, o grande porém é que atualizou pro 8 e não segura nada na RAM, tem 700 MB livres e mesmo assim com 3 abas do Chrome já reinicia todas, se trânsito entre WhatsApp e câmera idem.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Em detalhes eu acho que você está certo, como a cor da barra que vc falou, mas isso é refinamento de paleta, de elementos, não é necessariamente Material Design, por isso discordei.Vai no site do Material pra ver do que se trata, é mais sobre elementos de tela (campos, cards, uso de coisas em back e foreground pra dar prioridades), fontes, montagem de paleta de cores, são guidelines e não um estilo... e o estilo geral do Android vem melhorando muito desde o 6
PPKX XD ?????????
Em detalhes eu acho que você está certo, como a cor da barra que vc falou, mas isso é refinamento de paleta, de elementos, não é necessariamente Material Design, por isso discordei.
Vai no site do Material pra ver do que se trata, é mais sobre elementos de tela (campos, cards, uso de coisas em back e foreground pra dar prioridades), fontes, montagem de paleta de cores, são guidelines e não um estilo... e o estilo geral do Android vem melhorando muito desde o 6
Kodos Otros
Como são as coisas, eu já acho justamente o oposto.
Só em eliminar aquele monte de cor (aquele cinza diarreia alienígena nas notificações era algo tenebroso) e fica mais sóbrio pra mim já foi uma grande melhora... Mas ainda tem bastante coisa a ser feita.
Kodos Otros
Mas eu to dando a minha opinião, não posso e nem quero falar por todos.
É meio implícito, não? hahaah

"Acostumado com a Miui não significa que o resto é mal-feito"
Comparando, é sim. O Android Puro tem muita coisa tosca ainda, que parece que é algo não acabado e vc percebe como a Miui tem muito mais cuidado com os detalhes. Por isso a comparação.
Mas tem gente que não liga pra isso, então acaba nem percebendo quando usa o Android Puro.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Mas tudo meio que caminha pro visual mais quadrado, clean, chapado e sem brilho, com o Win 10, interface Metro, Material Design, só a Apple que continua com os unicórnios dela...
PPKX XD ?????????
Mas tudo meio que caminha pro visual mais quadrado, clean, chapado e sem brilho, com o Win 10, interface Metro, Material Design, só a Apple que continua com os unicórnios dela...
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Acostumado com a Miui não significa que o resto é mal-feito, eu gosto do Android atual (estou no 8 mas mudou pouco visualmente desde o 7), é só uma questão de gosto (o seu no caso, já se olhou no espelho?)Tem gente que gosta de alien verde de 8 tentáculos... tem gente que não...
PPKX XD ?????????
Acostumado com a Miui não significa que o resto é mal-feito, eu gosto do Android atual (estou no 8 mas mudou pouco visualmente desde o 7), é só uma questão de gosto (o seu no caso, já se olhou no espelho?)
Tem gente que gosta de alien verde de 8 tentáculos... tem gente que não...
R0gério
O Material Design era interessante no início, mas já cansou. Espero que no Android 9 mudem o visual.
Kodos Otros
Ainda tem muita coisa pra melhorar. Quem está acostumado com a Miui e vai usar o Android Puro percebe quanta coisa é mal feita e como a Miui é bem mais refinada.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Na verdade continuam com o Material Design, só sombrearam os campos, pra aparecer melhor, e estão arredondando as bordas dos cards e tudo mais, o que eu acho tosco... de resto, é o mesmo
PPKX XD ?????????
Na verdade continuam com o Material Design, só sombrearam os campos, pra aparecer melhor, e estão arredondando as bordas dos cards e tudo mais, o que eu acho tosco... de resto, é o mesmo
Kodos Otros
Tô meio surpreso de como o design do Android Puro melhorou. Aquele Material Design era um tremendo mau gosto e é nítido que estão abandonando aos poucos.
felipegcoutinho
Atualização interessante, mesmo não apresentando muitas coisas novas. Mas ainda acho que deveriam fornecer suporte a temas de forma oficial (embora exista o substratum). Enfim, semana que vem já deve ter algo pro RN3P #CustomRomÉVida.
Felipe Coutinho
Atualização interessante, mesmo não apresentando muitas coisas novas. Mas ainda acho que deveriam fornecer suporte a temas de forma oficial (embora exista o substratum). Enfim, semana que vem já deve ter algo pro RN3P #CustomRomÉVida.
Agronopolos
E eu no meu Moto G5
David Diniz
O dia que chegar o 8.1 no meu Zf 2017 vou comemorar.