Início » Telecomunicações » Velocidade da internet no Brasil sobe, mas abaixo da média global

Velocidade da internet no Brasil sobe, mas abaixo da média global

Paulo Higa Por

Duas notícias, uma boa e uma ruim. A boa notícia é que a velocidade da internet no mundo aumentou de forma significativa nos últimos 12 meses: elas estão 30% mais rápidas que em 2016. A má notícia é que o Brasil cresceu menos que a média global, segundo o Speedtest.

A média global da internet móvel chegou a 20,28 Mb/s (30,1% mais rápido que há 12 meses), enquanto a da banda larga fixa subiu para 40,11 Mb/s (crescimento de 31,6%). Alguns países se destacaram: na Índia, a melhoria nos downloads da conexão fixa foi de 76,9%; na China, 42,3%. Compreensivelmente, Porto Rico teve o pior desempenho na internet móvel (queda de 39,8%), depois de ser devastado pelo furacão Maria.

Enquanto isso, o Brasil entra no grupo “bom, mas nem tanto”. De acordo com o Speedtest, a internet móvel no Brasil alcançou velocidade média de download de 16,25 Mb/s (e upload de 6,91 Mb/s), um aumento de 27,6% em 12 meses, que foi suficiente apenas para nos manter na 71ª posição no ranking.

Estamos um pouco piores na banda larga fixa: o crescimento em um ano foi de 18,5%. A velocidade de download ficou em 17,8 Mb/s, menos da metade da média global e bem atrás de outros países populosos, como Estados Unidos (75,94 Mb/s), Japão (73,51 Mb/s) e China (61,24 Mb/s). Em novembro de 2016, estávamos na 70ª posição; agora, estamos em 79º.

Você pode ver o ranking completo no site do Speedtest. O país mais rápido na banda larga fixa é Singapura, com média de 153,85 Mb/s de download e 166,24 Mb/s de upload (sim); na conexão móvel, é a Noruega, com 62,66 Mb/s de download e 17,38 Mb/s de upload.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luis Fernando
Então, como eu não tenho interesse em outros serviços, fora do combo a Tim Live vale mais a pena, é mais barato e possui um upload melhor e as pessoas elogiam muito. A NET me atende muito bem e com uma boa qualidade, quero apenas um serviço melhor para o meu perfil...
Pedro Henrique Rodrigues
Aqui em Belo Horizonte infelizmente não tem Tim Live, seria excelente. Mas sigo muito satisfeito com a NET. Gostaria de um upload mais veloz, talvez, mas atualmente me atende com as necessidades de faculdade
Luis Fernando
Moro em São Paulo - SP e também tenho o plano de 60 Mbps da NET, já estou com quase 1 ano de uso e ela simplesmente nunca caiu. Nunca tive que reiniciar o modem ou fazer qualquer outra coisa, sempre funcionou com perfeição. Porem vou mudar para a Tim Live assim que o contrato terminar, devido ao preço.
Investidor de Medo
Deveria ser estatizado a Oi e virar Telebras. Parte dos problemas resolvem, e aí seria uma forma de baratear a internet. Vai saber.
Baidu feat MC Brinquedo
Sou cliente Oi, acho que isso já explica muito né? kkkk


66 bilhões de Temers em dívidas...
Pedro Henrique Rodrigues
A net me surpreendeu também. O meu problema com eles foi na central, foi dificil resolver, mas da parte técnica, foi tranquilo.
Inclusive, achei que teria problemas com a parte técnica devido ao cabo de pelo menos 15 anos que estava dentro da caixa de acesso do prédio onde moro. Quando eu vi aquele cabo, pensei que os técnicos iriram substitui-lo por um novo ou coisa do tipo, que nada ! Fizeram uma emenda e botaram o cabo para dentro do apartamento e deu TUDO certo.
Juro que estava 100% desesperado quando vi o cabo na caixa.
Eu ja moro aqui há +- 15 anos, e desde que me mudei, nunca utilizei quaisquer serviços da NET, ou seja, aquilo ali foi utilizado pela ultima vez 15 anos atras ?
Pedro Henrique Rodrigues
https://uploads.disquscdn.com/images/0464fc78d2e1b7e194fd3ee5c78f682f470b1633a3554ebdb04935014abbc927.png Aqui em BH eu usei GVT/VIVO por pelo menos 6 a 7 anos, ADSL. Era um serviço que foi de sensacional para LIXO. Existiam horarios fixos que a internet simplesmente acabava, não suportava o trafego da minha residencia e custava o olho da cara.
Um belo dia a NET me ofereceu 60 mega pelo valor dos 15 mega da vivo.
Gostaria de ter mudado de ADSL para Fibra, mas nao tinha disponibilidade

So pensei nos 60 mega de Download e 6 de Upload da NET, e não poderia ficar MAIS satisfeito. Depois de tudo instalado, QUE MARAVILHA. Ja se foram 4 meses e fiquei sem internet 1 ou 2 vezes, por motivos desconhecidos. Por motivos conhecidos como: chuva que destruiu BH, umas 2 vezes.

Alem do serviço de qualidade, recebi um Modem/Roteador excelente. Consegue entregar os 60 mega tanto na rede de 2,4 e na de 5 ghz. Aguentou receber muitas conexões sem arregar e 0 problemas com streaming.

No mais, esqueci o que era reiniciar o modem, o que era internet cair, download que demorava, upload que não terminava. O unico POREM dessa historia toda, é que o DNS que a NET fornece é horrivel, PESSIMO. Porem do dia 1 ja configurei a rede para usar os servidores do OpenDNS e tudo estava OK. Nao tive problemas.

Se você estiver lendo isso, e morar em BH, vá de NET.
E se você é NET, e achar que seu roteador é um lixo, solicite um novo. Reclame incansavelmente que seu modem é ridiculo, eles irão trocar (conheço pessoas que tiveram os modem/roteadores trocados e ficaram satisfeitos)
Investidor de Medo
Isso, obrigado. :)
Flavio Toledo
Na regiao moro em Sao Paulo funciona bem NET comparado com VIVO tinha somente adsl maximo 2mb ate pouco tempo e as vezes tem queda conexao durante madrugada. So nao recomendo contratar Velocidades acima 30mb porque net ainda nao usa fibra.
Bruno Vieira
Full Duplex não, simétrica. Full-Duplex significa enviar e receber dados ao mesmo tempo, coisa que o padrão Ethernet faz. Mas redes simétricas têm se popularizado graças aos provedores menores, que vendem planos de fibra óptica bem bons. Aqui, por exemplo, tinha no máximo uma conexão via rádio de 3Mbps. Agora, consigo ter 30Mbps simétricos (mesma velocidade de download e upload) por um preço bem competitivo.
Islan Oliveira
Meu caso é o mesmo. Cliente-refém da Oi, com 5 Mb contratado mas recebendo bem menos.
Wellington Gabriel de Borba
O meu problema com meus 60 Mbps na NET é que a conexão cai pelo menos uma vez por dia e só volta se tirar o modem da tomada. Diga-se de passagem, quando era 20 Mbps não acontecia isso.
Wellington Gabriel de Borba
Cabo Coaxil é DOCSIS, se não me engano. E o interessante de tudo o que você falou sobre burocracia e concentração de mercado, é que o PNBL tinha como meta incentivar os provedores regionais, mas fazendo o que? Recriando uma estatal, a Telebras, para dar conexão no atacado. Em editoriais especializados, caso do Telesintese, são comuns as reportagens dos provedores reclamando da burocracia, da carga tributária, da ausência de linhas de financiamento específicas para eles e uma série de coisas que façam com que eles não tenham musculatura necessária para bater de frente com as gigantes, que preterem os rincões e as periferias do Brasil.
Anthony Toniolli
O foda é que se ela fosse de qualidade, não precisava ser rapida. Tenho plano de 15 megas, se ficasse sempre em 1,5 mb/s eu tava doido de feliz, mas não, fica 0,5 mb/s e ainda todo dia em momentos aleatorios ela cai por 5~8 min e depois volta..... Técnicos já foram em casa e viram que os cabos da rua estão todos oxidados e nada de virem trocar pq é muito caro para atender 1 casa só... foda... Alguém sabe se adianta abrir processo? Pq não vejo isso indo pra frente do jeito que andam as leis...
Gertrudes, a Lhama Morta
Logo no começo, quando eram poucos os aparelhos com 4g no Brasil, já tive 45mbps.Na banda larga, estou com os mesmos 5mb de sempre, recebendo NO MÁXIMO 3mb, com uma qualidade horrível e pagando caro pra caramba.Sou refém da Oi.
Gertrudes, a Lhama
Logo no começo, quando eram poucos os aparelhos com 4g no Brasil, já tive 45mbps.

Na banda larga, estou com os mesmos 5mb de sempre, recebendo NO MÁXIMO 3mb, com uma qualidade horrível e pagando caro pra caramba.

Sou refém da Oi.
Gertrudes, a Lhama Morta
Eu sou cliente da Oi. Só quero chorar.
Gertrudes, a Lhama
Eu sou cliente da Oi. Só quero chorar.
VolksW4GNER
Eu usava Oi Velox 10 Mbps e a proporção era 1:20.
Vinicius Wagner
Eu usava Oi Velox 10 Mbps e a proporção era 1:20.
VolksW4GNER
Bom,a minha aumentou 350% em relação a 2016.
Vinicius Wagner
Bom,a minha aumentou 350% em relação a 2016.
Corvo
Idem aqui, eu tinha 20Mb ADSL da GVT depois mudei pra 50Mb VDSL que cai frequentemente, demora pra resincronizar e a latência é maior que era na ADSL (mesmo quando ainda era GVT já era ruim).
CtbaBr©
Eu sofro disso, quando acesso pelo PC, com um VPN, o Netflix roda liso em Full HD, mas na SmartTv e numa AppleTV que tenho, trava e a qualidade cai!
Bruno Feliciano
Nos primeiros meses eu tinha sérios problemas de velocidade com o YT (era traffic shaping com certeza, pois acessando com VPN funcionava), mas desde então nunca tive qualquer problema com velocidade, seja Torrent, Netflix, YT, etc... Mas o meu Fibra não era GVT.
CtbaBr©
Cara, eu não tenho problemas técnicos com minha conexão de 50Mb da Vivo, mas o desempenho da conexão é muito inferior ao que era antes, quando era GVT!
CtbaBr©
Isso tudo é muito relativo, por exemplo, ha alguns anos atrás eu tinha uma conexão de 10Mb da GVT, que era melhor que a conexão de 50Mb da Vivo, que eu tenho hoje!
Renan
Full duplex? Acho que talvez nos planos mais caros na fibra. Eu uso Net e tenho 60 de download e 6 Mbps de upload, ou seja, 1/10.

Na verdade eu preferia, digamos, 40/10 ou mesmo 30/15.
Bruno Kalvner
Pow, até o crescimento é lento...
Renan
Eu gostaria de ver esses dados de conexão georreferenciados, permitiria várias análises bem interessantes.
Renan
Eu tenho NET e, surpreendentemente, não tem me dado problemas maiores. Mas foi muita encheção de saco e 3 técnicos indo e vindo para resolver problemas.
ばか
Que outras?
Git Gud
Que outras?
Humberto Machado
Estamos na frente do Kuwait!!!
Bruno Feliciano
Acho que o único serviço que possuo aqui no Brasil que se compara aos países de primeiro mundo é a internet. Em quase quatro anos, meu Vivo Fibra só deu problema uma vez, e ainda assim se resolveu com uma ligação à central. Eu mesmo até hoje fico pasmo que funcione tão bem.
DumbSloth87
me mostre os planos de operadoras grandes (NET, Oi, Vivo) que são "quase Full-Duplex".
Renan
Os números divulgados por Akamai (2017 Q1) contam uma história diferente. A velocidade média das conexões do Brasil foi de 6,8 Mbps, bem menor que os 17,8 Mbps divulgados pela Speedtest.

Na conexão móvel, a média brasileira teria sido de apenas 5,2 Mbps e não de 16,25 Mbps.

A discrepância dos números pode ser explicada pelo tipo de coleta de dados. Speedtest tem dados de quem testou a velocidade. Akamai coleta dados de quem usou seus serviços. Esta alega que seus servidores processam 2 trilhões de requisições por dia. Seus dados seriam baseados em 814 milhões de IPV4 distribuídos por 239 países.

https://www.akamai.com/us/en/multimedia/documents/state-of-the-internet/q1-2017-state-of-the-internet-connectivity-report.pdf
avinicius
Considerando que a média de download ficou em 17 Mbps, os planos nessa faixa de velocidade possuem 1 a 2 Mbps no máximo de upload.
Investidor de Medo
Só que 4G+ tem limite de download para evitar sobrecarga nos sistemas. Sistemas tipo "banda larga fixa" tem "download ilimitado" (até então). Mas depende também da operadora. Pode ser que você ainda esteja com um equipamento defasado no sistema de BLF.
Investidor de Medo
ADSL é 1:10. Outras tecnologias é quase Full Duplex.
Investidor de Medo
As velocidades de internet estão baixas no Brasil em relação ao resto do mundo Acho que já escuto esta notícia desde o começo dos tempos...

Vamos pensar um pouco para entender os porquês:

- O custo de implantação de uma rede metropolitana (provedor regional) é grande - vai equipamentos, cabeamento, segurança, custos de prefeituras, etc... Não é todo mundo que consegue investir nisso, e quem tem "cacife" para isso acaba enfrentando uma gigantesca (senão quixotesca) buRRocracia para criar um provedor e atender a região.

- Acabamos com isso em monopólios de qualquer jeito. É difícil ter concorrência na área porque é um serviço de infraestrutura e é de difícil necessidade de troca de operador Falamos de um serviço cuja implantação é demorada e requer um investimento cuja empresa de implantação e operação demora para recuperar. E agradece quando o usuário fica mais de 10 anos com o mesmo serviço.

- Os equipamentos para "acelerar" a internet são caros, tal como a mão de obra também (especialistas em redes) E faz falta este tipo de coisa e gente no Brasil. Acabamos muitas vezes com equipamentos defasados pois são mais baratos. Lembremos que boa parte das tecnologias de banda larga no Brasil são baseadas em ADSL, pois é a única que se adapta ao sistema de redes de telefonia. Outras são tecnologias de cabo coaxial (da qual não sei o nome técnico, me desculpem). E por último e ainda com pouco crescimento, o sistema de fibra ótica.
avinicius
Upload quase metade da média de download, estranho quando na maioria dos planos essa relação é de 1:10.
Renan
Também não sabemos quantos testes de velocidade foram feitos em cada país. Pode ser que tenha países com tão poucos testes que as médias sejam estatisticamente irrelevantes.
Baidu feat MC Brinquedo
Pego 20Mbps no 4G+ e 15 Mbps na banda larga fixa.


O mais engraçado é que a conexão 4G+ é mais estável que a banda larga fixa. O ping então... Parece mentira, mas infelizmente é verdade.
Islan Oliveira
Eu já consegui velocidades de 25 Mbps no 4G, mas minha conexão fixa é de humildes 5 Mbps e o que recebo anda longe disso.
Porto Velho
Um dado muito interessante a se analisar e que não foi divulgado é a porcentagem de acessos. Por exemplo, em São Paulo existem conexões de 50 Mbps, no interior do Amazonas ela chega somente a 5 Mbps. Em Xangai existe a mesma conexão de 50 Mbps, mas do outro lado da China não existe conexão. A média da China será melhor que a do Brasil, porém as custas de regiões do país não possuírem conexões banda larga.
Emanuel Schott
Um dado muito interessante a se analisar e que não foi divulgado é a porcentagem de acessos. Por exemplo, em São Paulo existem conexões de 50 Mbps, no interior do Amazonas ela chega somente a 5 Mbps. Em Xangai existe a mesma conexão de 50 Mbps, mas do outro lado da China não existe conexão. A média da China será melhor que a do Brasil, porém as custas de regiões do país não possuírem conexões banda larga.