Início » Celular » Apple pede desculpas e reduz preço para substituir bateria de iPhones

Apple pede desculpas e reduz preço para substituir bateria de iPhones

Felipe Ventura Por

A Apple se envolveu em uma polêmica neste final de ano quando descobriram que iPhones antigos rodam a uma velocidade menor. A empresa diz que isso é proposital, para evitar desligamentos repentinos à medida que a bateria se desgasta.

Agora, a Apple publicou em seu site um pedido de desculpas, tentando se explicar melhor e dizendo que isso não é obsolescência programada. Além disso, ela vai reduzir o custo para trocar a bateria do iPhone.

Quando o usuário troca a bateria antiga por uma nova, "o desempenho do iPhone volta ao normal", diz a Apple. Por isso, ela vai reduzir o preço para substituir esse componente: "o programa terá início a partir do final de janeiro e estará disponível para o mundo todo até dezembro de 2018".

No Brasil, o preço cairá de salgados R$ 449 para R$ 149. (Nos EUA, isso vai de US$ 79 para US$ 29.) Além disso, o iOS será atualizado no início de 2018 com recursos para dar "mais informações sobre o estado da bateria do iPhone".

Foto por Gauthier DELECROIX/Flickr

A empresa explica que, por diversos fatores, as baterias degradam com o tempo. Elas perdem "a capacidade de fornecer picos de energia, principalmente em um estado de pouca carga", o que pode levar a um desligamento inesperado.

Para a Apple, "desligamentos inesperados são inaceitáveis". Por isso, ela continuará reduzindo o desempenho de aparelhos com algum tempo de uso. Isso já vale para o iPhone 6, 6 Plus, 6s, 6s Plus e SE desde o iOS 10.2.1; e foi estendido recentemente para o iPhone 7 e 7 Plus no iOS 11.2.

"Sabemos que alguns de vocês ficaram decepcionados com a Apple e pedimos desculpas por isso", diz a carta. "Nunca fizemos — e nunca faríamos — nada para encurtar intencionalmente a vida útil de qualquer produto Apple, nem para prejudicar a experiência e forçar o usuário a trocar de aparelho".

Samsung, LG, Motorola e HTC dizem que não reduzem a velocidade de seus smartphones por causa da bateria. A Apple é alvo de diversas ações civis públicas devido a essa prática. Felizmente, a empresa lançou uma atualização com a opção de desativar a redução do desempenho.

Com informações: AppleArs Technica, MacMagazine. Atualizado em 30/12.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Nicolas Gleiser
"SE" o motivo da redução do desempenho for realmente devido a degradação da bateria, o unico problema dessa redução do desempenho é não avisar os usuarios, e sobre a negada falando que a apple tem que trocar a bateria de graça, é loucura ... toda bateria degrada com o tempo . ps: não uso iphone, talvez seja bom avisar pq tem a negada "Mac Fag" e os "Apple haters"
Alex
O custo real da bateria do iPhone é de US$ 9,00.
Daniel Lucena
Inaceitável, que avise que a bateria está ruim e que estão diminuindo a performance, mano, 50% a menos de processamento é muita coisa.
ochateador
Carai.... Será que um pequenas causas compensa nesse caso (apesar da rapidez de nossa justiça) ?
José Zanolini
Primeiro parabéns pela tão alardeada "otimização de software" dona Apple. Segundo, baixar preço pra corrigir uma cocozada dessa é fácil. Se ninguém descobrisse os trouxão continuariam pagar preço de ouro por bateria por mais 10 anos. Tsc tsc...
Nilson Barbosa
Kkkk pelo preço faturado desse smartphone a troca deve ser de graça! Apple iludindo seus "fiéis" kkkk
leoleonardo85
Coisa que a Apple mais faz é não responder as reclamações, no máximo corrige o que reclamam em uma atualização ou no iPhone seguinte e fica por isso mesmo.
antônio
“We’re sorry we got caught”
robsonc
Justo (muito feio da dona Apple reduzir sem avisar, o meu 6s ta um lixo), já estava pra ir trocar a bateria agora vou esperar até Janeiro.
Kodos Otros
Nha.. Ela so copia as coisas boas!
Baidu feat MC Brinquedo
Não ria, em breve™ a Xiaomi copia essa feature™ da Apple™ também, já que o lance dos chinas é copiar T-U-D-O dos ayfones.
Baidu feat MC Brinquedo
Sabe o que eu acho? Eu acho é pouco! Bem feito pra quem faz das tripas coração pra pagar por um telefone deles. E queria que a bateria dobrasse de preço, pra aprender suando um pouco mais.
Baidu feat MC Brinquedo
Se ela lucra com um simples carregador original, que custa em média R$ 150,00... Quem dirá numa bateria.
Jefferson Rodrigues
No capitalismo, não existe empresa que se preocupa com o consumidor nem com o meio ambiente. Essa é a verdade!
Jefferson Rodrigues
Uma bateria de pequena capacidade por R$ 169 ainda é cara demais!
Anderson
Respeito sua opinião e é seu direito preferir isso, obviamente. Mas eu acho super errado essa atitude da Apple. Quando comprei um iPhone não vinha descrito que com o tempo ele teria o desempenho reduzido por conta da bateria. Assim, quero que ele funcione sem redução de desempenho, ainda que minha bateria dure 10 minutos.
Renatho Siqueira
Então, pessoal... Vai trocar no mundo TODO... MENOS NO BRASIL!!! São Paulo – A Apple pediu desculpas a seus consumidores por conta da revelação de que a empresa piora o desempenho de iPhones com baterias antigas. Como parte desse processo, a empresa anunciou preços especiais na troca de baterias do smartphone. O problema é que o programa de descontos não chega ao Brasil. Consultada pelo site EXAME, a Apple informou que já dá suporte para a troca de baterias no país e indicou o site onde apresenta as condições e preços desse serviço. Lá, estão especificadas duas condições para a troca gratuita da bateria: quando o iPhone ainda estiver na garantia ou quando o cliente tiver razão pelo Código de Defesa do Consumidor. Excetuadas essas duas situações, o preço para a troca de baterias é fixo em 449 reais. Ou seja: no brasil (com letra minúscula mesmo, porque esse país não tem respeito NENHUM) eles só trocarão com desconto para aqueles que PROCESSAREM A EMPRESA. E fazem isso porque sabem que a Justiça brasileira é um LIXO e que é MUITO LUCRATIVO ser processado no brasil, porque apenas 5% entrarão com a ação, e desde, o desconto não vai fazer nem cócegas! Parabéns para você que ainda compra alguma coisa desses caras! Viva a #CulturaDoEstupro!!! Vocês merecem! FONTE: https://exame.abril.com.br/tecnologia/apple-nao-dara-desconto-na-troca-de-bateria-do-iphone-no-brasil/
Mickey Sigrist
Pensa no cara que pagou quase 8k no iPhone X e agora descobriu isso. É pra enfiar o dedo lá e rasgar até a nuca.
zoiuduu .
que coisa coisada né?
Bruno
vc ainda duvida? hahahahah
Cobalto
Tá bem barato na verdade. Talvez eu tenha tomado golpe naquela bateria. Mas também, tanto faz agora. Samsung nunca mais :v
Marcus Pessoa
Eu não acho ruim a decisão de diminuir o desempenho do processador, o que foi ruim foi não ter avisado o público. Continua ruim, de certa forma, porque não há uma forma simples de saber se o desempenho está pior e quanto pior está. Mas essa decisão de baixar o preço da troca da bateria foi uma boa resposta. Se bem que deixou evidenciado o lucro absurdo que eles tinham antes...
Diogo
Não dá pra esperar muita coisa sendo "facultativa" vindo da Apple... mas se ao menos fosse transparente, como você falou.
Caio Soares
Aí http://www.samsung.com/br/support/valorreparo/
Victor Serrão
Ou se fosse facultativo. Transparência seria o iOS monitorar a bateria e recomendar a troca, avisando que reduzirá o clock do processador até a troca ter sido feita.
Caio Soares
http://www.samsung.com/br/support/valorreparo/
André Silva
Não tem desculpa amigo. X2 tinha um problema mesmo de bateria, tive um e acontecia mesmo. Mas não da para comparar e muito menos justificar um aparelho com diversos. Todos os aparelhos do 5S em diante com esse erro de projeto maquiado em underclock. Tem todas as outras marcas Android que não tem problema de bateria. Ela cobra muito caro e tem muito, muito dinheiro para pesquisa e desenvolvimento e achar de vez o problema e solucioná-lo.
André Silva
Um erro não justifica o outro. Se tem erro no projeto ambas tem que resolver.
Marcos Porto
Pode desconsiderar esse chute ai, ele não considera o valor de um dólar apple.
Caleb Enyawbruce
Pois é, e compreendo perfeitamente seu questionamento. Pq o problema desse "recurso maligno" dos iPhones é q abre precedente pra questionamentos como o seu. Como saber oq a Apple tem feito alem em prol da obsolescência programada? Complicado... Queda na confiança absurda
Gnull
É que você não sabe o que é melhor pra você, mas a Apple sabe
Tenente Figueiredo
Não prefiro nenhum dos dois problemas
Mago Erudito®
Você já usou um smartphone que trava? É uma das coisas mais irritantes querer fazer alguma coisa simples e rápida, mas não conseguir pq o aparelho fica travando. Conheço várias pessoas que atualizaram seus ipads que tiveram que trocar devido aos travamentos, enquanto o ipad 1 da minha namorada segue funcionando perfeitamente. Isso é má fé sim, pois a Apple sabe que seus clientes são de alta renda é podem comprar um iphone novo todos os anos, mas sabem que os processos virão.
Diogo
Talvez eu preferisse a redução de desempenho também... se eu fosse avisado disso e que o motivo é o desgaste da bateria.
Vitor Bustamante
É que os Motorolas de parentes e amigos têm esse problema de desligar sozinho. Então prefiro a redução de desempenho, que eu nunca percebi que acontecia, do que ficar desligando sozinho.
Mago Erudito®
Comparar tirar um conector 3.5mm com capar um smartphone sem avisar ou dar opção para o cliente não faz sentido. Essa atitude da Apple só tem uma explicação e não é garantir melhor usabilidade: Fizeram obsolência programada e agora estão com medo dos processos, simples assim.
Caio Curvelo
De fato faz sentido reduzir a velocidade... Mas teriam a vida fácil e a admiração dos clientes se dessem uma mensagem simples no celular, tipo, “oh amigão, sua bateria tá indo pra bosta e estamos reduzindo o desempenho do seu celular para não comprometer sua experiência de uso, por favor procure uma autorizada pra substituição do componente”.
Mago Erudito®
Isso é apenas cagaço da chuva de processos que está vindo.
Kodos Otros
Urrum.
Marlos
Filhos da puta. Agora que o escândalo surgiu soltam essa. Ou seja, se ninguém tivesse relatado esse problema, tudo bem, né? Tinha era que trocar de graça! Era o mínimo e ainda sofrer sanções. Espero que quem entrou com ação judicial ganhe muito bem. Dinheiro nunca foi o problema pra Apple mesmo.
Someuser10
E pensar que já gastei meu suado dinheirinho com um lixo eletrônico chamado ipad, do qual me desfiz porque achava que estava bem lento, apesar de um ano de uso.
Someuser10
Acho que nunca tinha conseguido desenvolver nojo por uma empresa antes. Talvez desprezo. Mas nojo é um novo sentimento...
Leandro Nascimento
Puta merda, atualizei pro 11.2 no iPhone 7 e agora fiquei sem jailbreak e pelo visto, vou ficar sem bateria também...
Ricardo - Vaz Lobo
O que mais se esconde atrás da poderosa maçâ?
Gaio Cruz
Verdade, a Motorola não reduz o desempenho dos aparelhos por degradação da bateria. Por isso o Moto X2 vivia desligando do nada quando o indicador de bateria dizia que restava entre 15% e 20% de bateria. ? Desligamentos inesperados são inaceitáveis. A Apple fez certo em adaptar o hardware à degradação da bateria, criou uma experiência de uso superior. O único problema, e, justificadamente, um grande problema, foi não ter sido transparente. A falta de transparência fez parecer má-fé da Apple. Obviamente não foi má-fé nem obsolescência programada. A alternativa, desligamentos inesperados, é bem pior.
Robert Rey
O engraçado é que a bateria dele ainda dura, umas 2hs digitando texto, mas no resto o uso é bem sofrível
Jose Paulo
No Macbook 2009 não sei dizer mas do 2011 pra frente sim, reduz o desempenho até trocar a bateria.
Vanderlei Gomes Fotografia
Olha só quanto essa empresa maldita lucrava com uma bateria.
Robert Rey
É que eu tenho um dos primeiros modelos do Macbook Air, acho que de 2009, e malmente o Youtube ele roda hoje em dia. Uso mais pra digitar texto. Edit: Macbook Air MC233, muito lento para os dias atuais
Caleb Enyawbruce
ihhh rapaz
Robert Rey
Agora me veio a dúvida, será que ela faz isso nos Macbooks também?
Caleb Enyawbruce
Que bla bla bla furado hein
Cobalto
Sério? E da Samsung? Eu paguei 100 e poucos numa bateria removível numa autorizada, e nem era o modelo top de linha. Mas já tem um tempo também.
Thiago
Mac Fags...
Thiago
De jeito nenhum. Samsung cobra R$89 pela troca da bateria do S8.
Thiago
Fez isso para evitar processos no Judiciário americano. Ou evitar indenizações maiores nos que vierem existir. Simples assim...
Júlio César
Li o texto procurando a parte de "implementar opção para o usuário escolher entre habilitar e desabilitar a redução de desempenho do processador"... não achei. Apple sendo Apple.
Pulyx
Não responder a esse tipo de reclamação é como muita empresa perde mercado. As empresas mais populares do mundo são assim por causa de relação boa com o consumidor. Mandar um FODA-SE na cara de quem tá gastando 1000 trumps num celular é pedir pra tomar no cu. Ainda mais com tanto telefone bom android aparecendo por ai.
Carlos Pacheco
Concordo, kgou fora da latinha com essa ladainha :P
Carlos Pacheco
Hum... Que histórinha da Apple. "Picos de energia"? Mano... #facepalm
Cobalto
R$169 pela bateria nova E pelo serviço? Se isso for verdade a Apple passou a ter o processo mais barato entre as fabricantes no Brasil considerando os aparelhos de bateria interna, já que só uma bateria removível original é quase isso D:
leoleonardo85
A melhor decisão da Apple seria ou não falar nada, ou se manter firme e dizer que é isso mesmo e ponto. Ela sempre foi bem segura das decisões dela (até hoje não voltou com o conector de fone) e agora vem com essa.
Tenente Figueiredo
Por incrível que pareça, os usuários da Apple estão aplaudindo essa atitude. Na minha opinião, a Apple deveria pedir desculpas e trocar a bateria gratuitamente. Ainda vi o dono de um blog famoso defendendo com unhas e dentes em rede social a atitude da Apple. Vê se pode...