O youtuber norte-americano Logan Paul passou os últimos dias sendo severamente criticado por postar o vídeo de uma pessoa morta em Aokigahara, a “floresta dos suicídios” do Japão. O YouTube também, mas por não ter tomado medidas enérgicas sobre o caso. Tarde ou não, a reação está vindo agora: o serviço acaba de cancelar o filme que Paul faria para o YouTube Red e outros projetos.

Logan Paul

A polêmica filmagem foi publicada no último dia de 2017, mas o YouTube só veio a se manifestar publicamente sobre o vídeo no dia 9 deste mês. Até então, o serviço só tinha liberado um comunicado superficial, que deixava dúvidas se o vídeo tinha mesmo violado os termos de uso da plataforma (apesar de claramente violar).

Tamanha letargia criou a suspeita de que o YouTube fazia pouco caso do problema ou, pior, tentava proteger Logan Paul por causa da fama que ele tem: o canal do youtuber possui mais de 15 milhões de inscritos.

Na carta aberta, o YouTube reconhece a gravidade do assunto e a demora para agir, mas também informa que medidas a respeito iriam ser tomadas em breve. Um dia depois, elas foram anunciadas.

Para começar, o filme The Thinning: New World Order, protagonizado por Paul, foi cancelado. A produção iria fazer parte do acervo do YouTube Red e seria uma continuação de The Thinning, filme publicado em 2016. Além disso, o youtuber foi excluído de outros programas do serviço, como a quarta temporada de Foursome.

Não termina aí: Paul foi retirado do Google Preferred, plataforma de anúncios destinada apenas aos canais mais rentáveis do YouTube e que, como tal, costuma gerar receitas expressivas para os participantes.

O polêmico vídeo foi excluído do YouTube horas depois de sua publicação por iniciativa do próprio Paul, mas quando a filmagem já havia tido mais de seis milhões de visualizações. Em outra publicação, o youtuber se desculpou: “eu nunca deveria ter postado o vídeo, eu deveria ter baixado as câmeras; cometi um grande erro, e não espero ser perdoado”.

Com informações: Polygon.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cássio Amaral
E quem reclama que paga imposto e não tem retorno está errado? Se não tem retorno, então porque devemos pagar impostos tão altos?
Cássio Amaral
UOL e Folha de SP realmente é panfletagem do PT e esquerda em geral.
George Schildth
Os únicos esquerdistas de verdade que este país já teve foram aqueles que morreram na luta armada, e se eles soubessem que a esquerda brasileira iria se transformar nisto que vemos hoje, provavelmente teriam apontado suas armas para o outro lado, kkkkkkkk.
George Schildth
E o que vc esperava de um portal que hoje é mais um "puxadinho" do site oficial do p.t. do que qualquer outra coisa?
Matheus S. Bueno
Eu não estou zoando! Sou Esquerda.
leoleonardo85
Apesar da perda de renda, a atitude do Youtube serve quase como um incentivo. O cara nem poderia ter canal no YT
Jahmo Hioj
Todo dia chega nos grupos do whatsapp nego sem cabeça em acidentes, bandido cheio de tiro até imagens de suicídios. Ninguém diz nada! Só pq quem filmou é famoso, o povo cai em cima. Eu acho tudo falta de bom senso, mas também acho hipocrisia um monte de gente que criticou o youtuber por mais essa idiotice dele. Só pra citar um caso bizarro, que não tem muito à ver, mas lembrei: uma vizinha minha ficou sabendo que o filho morreu com um vídeo que colocaram no grupo do bairro de um assassinato que ocorreu. A mulher abriu o celular e tava lá o vídeo do guri agonizando. Quando repassam esses vídeos é um desrespeito com o morto e com a família. O mesmo desrespeito de quem filmou.
Jahmo Hioj
...embora sejam
Jahmo Hioj
no tecnoblog só tem canhoto aqui nos comentários. Na verdade até os que se acham se descobrindo de direita, são de esquerda no BR. Basta dizer que vai perder algum privilégio que percebemos o quanto são de esquerda.
Roger Martins
Essa galerinha ai acha que as coisas se resolvem d noite pro dia. Querem "lacrar" na mesma hora. Era obvo que ia acontecer algo.
Programador Front-End
Existem muitos divulgadores de ciência no YouTube que são bem sérios e procuram colocar informações com as fontes e tudo mais.
Sammy
Olha, eu não sou de desejar mal a ninguem, eu até posso me contradizer aqui que o cara não merece apanhar, mas quando aparece um ser desse, o pensamento ficam a mil, em meu bom senso, só desejo que esse cara perca o adsense no canal, acho absurdo um cara desse ganhar grana fazendo esse tipo de merda na internet.
Maria Santa
Me contradizendo, pois tenho pensamentos parecidos com o seu: será que quando a gente deseja o mal alheio, também não somos sociopatas? (Efeito Mola explica).
Sammy
Como falei no tecmundo, ess sociopata merecia tanto uma surra, quanto perder o direito a adsense no canal, não se trata de um ser humano "normal" errando, se trata de um imbecil influenciando milhões de crianças, mostrando como é normal tirar sarro de uma pessoa morta, isso ai que a alphabet fez, achei foi pouco.
Maria Santa
https://uploads.disquscdn.com/images/d7e1629b2720f70f4589e513f2b70beee03fa1390c463f3b42795b47158dcb77.png
Exibir mais comentários