A mineração de criptomoeda se tornou mais disseminada com a alta do bitcoin, e teve algumas consequências indesejadas. Ela causou uma alta no preço das placas de vídeo, afetando gamers; e gerou um maior consumo de energia.

Além disso, essa atividade pode interferir na rede de operadoras móveis. Uma investigação da FCC, equivalente à Anatel nos EUA, descobriu que uma operação para minerar bitcoins afetou a rede da T-Mobile.

Foto por crbertoldo/Pixabay

A operadora reclamou que estava sofrendo interferência em sua rede 4G de 700 MHz no Brooklyn, distrito de Nova York. Segundo ela, isso aconteceu devido a emissões de rádio vindas de uma casa onde havia uma operação para minerar bitcoin.

A FCC diz que o uso contínuo do Antminer S5, usado para minerar bitcoin, constitui uma violação da lei federal e pode resultar em multas, processos penais ou apreensão do equipamento.

O Antminer S5 foi lançado em 2014 pela chinesa Bitmain. Trata-se de um gabinete com um processador ASIC (circuitos integrados de aplicação especifica) dedicado a minerar bitcoin. Ele tem consumo de energia de 590 W.

A mineração consiste em liberar novas unidades do bitcoin (ou de qualquer criptomoeda) resolvendo cálculos complexos. Essa atividade é remunerada.

A Bitmain ainda vende o Antminer S5 por US$ 414, e tem gerações mais recentes de seus mineradores — como o Antminer S9, que custa US$ 2.320 e consome 1.372 W de energia.

Com informações: Reuters, The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce

Boa, obrigado!!

Wellington Gabriel de Borba

O que mais me irrita é o mimi do governo favorecendo monopólios, porque são sempre as mesmas operadoras, e blá blá blá. Como se abrir uma operadora pudesse ser como quem abre um bar, ter um conhecimento na área, capital, porque frequência é um recurso ilimitado que tem para todo mundo.

ʞǝʌǝɥs

gosto mais dos comentários dos ancapteens, com aquela história de que o estado é malvado, não tem que se meter, bla bla bla :)

ʞǝʌǝɥs

estava esperando os comentários dos ancapteens, parece que não apareceram...por enquanto :)

P.R.F.P.

Tenho uns amigos entusiastas de equipamentos musicais que criaram um pedal de efeito pra guitarra que como "efeito" colateral captava uma rádio local. Era muito louco! Rs

Robson Lima Rosa

"A mineração consiste em liberar novas unidades do bitcoin (ou de qualquer criptomoeda) resolvendo cálculos complexos. Essa atividade é remunerada."
A melhor e mais síntética definição do que é "minerar" criptomoedas que já vi :)

Marcos Soares Santos

Eu amo teorias da conspiração

Alexandre Roberto

Tive um kadett que ao passar na paulista, no quarteirao da FIESP, acendia luz de injecao, a marcha lenta embolava e se acelerasse, a rotação não passava de 2500 rpms....passando esse quarteirao,tudo voltava ao normal

Alberto Prado

Aí é que tá o negócio. Ele não tem essa função de emitir ondas de rádio. Acontece que o aparelho foi mal projetado ou só se preocuparam com o básico dele, que é minerar. Todo aparelho eletrônico com um mínimo de qualidade passa por uma série de teste para se detectar qualquer efeito colateral, tal como esse que está acontecendo.
Ex: Antigamente carros velhos passando na rua fazia interferência na imagem das tvs de tubo. Se não me engano a bobina era a vilã. Mas com o tempo, foram melhorando tanto as tvs com adição de filtros na entrada RF como os carros tb com bobinas com melhor isolação.

Wesley

Porque o equipamento provavelmente opera em uma frequência que causa interferência na torre de telefonia. É a mesma coisa de você tentar implementar o 4,5G em uma cidade onde ainda não desligaram o sinal analógico da televisão, vai ocorrer uma interferência e prejudicar o funcionamento do serviço.

jacob

Tal qual uma espécie de corrente que recebi num grupo de música, sobre como o 4G em 700mhz é um plano pra causar obsolescência programada nos transmissores de som e microfones sem fio (!) que funcionam em UHF na mesma frequência.

Caleb Enyawbruce

Não entendi tbm. A operadora disse q a interferência em sua rede 4G tava ocorrendo devido q emissões de rádio vindas de uma casa. Então pq o Antminer emite ondas de rádio??

Lord Cheetos

Como que um "estado" ancap resolveria essa parada ai?

Luiz Claudio Eudes Corrêa

Todo equipamento elétrico gera interferência de rádio freqüência, mas quando não é bem isolado as interferências podem interferir em outras coisas.

Nunca viu TV analógica quando liga furadeira, liquidificador

Renato CRON

circuito mal projetado faz com que toda a unidade funcione como uma antena.

Exibir mais comentários