A Nintendo deixou o mercado brasileiro em 2014, mas recentemente parecia interessada em voltar. Ela lançou um site oficial por aqui; e a Anatel homologou o Switch e seus controles.

É um sinal de que o console será enfim lançado no Brasil? Infelizmente, a história é um pouco mais complicada do que parece.

O Switch e os controles Joycons foram homologados pela Anatel no dia 8 de fevereiro. A descoberta veio do youtuber Diego Leonardo, do canal DigPlay.

A requerente é a empresa M RS Digital, cujos dados são os mesmos da loja RedStore. Ela se apresentava no Mercado Livre como representante oficial da Nintendo.

“O Mercado Livre confirma que a RedStore, representante da Nintendo, comercializa seus produtos no site na categoria de Lojas Oficiais”, disse a empresa ao Tecnoblog.

No entanto, a assessoria de imprensa da Nintendo diz ao The Enemy que essa empresa não é sua representante oficial.

A RedStore atualizou seu site e página do Facebook. Antes, a seção “Quem somos” exibia apenas um texto lorem ipsum para preencher espaço:

Depois que a homologação do Switch foi divulgada na mídia, ela passou a dizer que a M RS Digital “é uma empresa privada subdistribuidora da marca Nintendo; e atua através da parceria com a empresa JVLAT – Juegos de Video Latinoamérica”.

Além disso, ela destaca em negrito que “não faz parte da Nintendo Co., Ltd. e nem de suas subsidiárias e/ou filiais”.

A descrição ainda diz que a loja é “dedicada exclusivamente a venda de produtos Nintendo e seus licenciados no Brasil”. No entanto, até pouco tempo atrás, o site tinha seções dedicadas ao Xbox One e PlayStation 4.

A RedStore não se descreve mais como loja oficial da Nintendo no Mercado Livre, e o endereço loja.mercadolivre.com.br/nintendo agora traz uma mensagem de erro.

Antes:

Agora:

Se uma empresa pede a homologação de um produto na Anatel, ela precisa se responsabilizar pela distribuição e garantia ao cliente no Brasil. A RedStore ainda não esclareceu se vai mesmo lançar o Switch no país.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

David Marquardt

meu deus, palhaçada

Keaton

Será que abaixa o preço? (pergunta retórica...)

Marnei Maximiano

This is Brasil! Logo vem o ntendo sandwich ou intendo wish... um arduino clone do switch que só roda jogos antigo huauahuhauhauh Geralmente quem descobre as maracutaias são os consumidores, pois não temos leis, legislação e fiscalização pra isso.

Murilo Baptista

É muito ridículo! Copiaram na cara dura

brunocabral

"Representante" como esse que não passa de um mero licenciador, não é representante. Se eu vendo produtos de uma empresa, sem ter uma real relação com ela (contrato) onde se estabeleça um sistema de representação (com garantia e suporte da própria Nintendo) com a própria tratando de várias questões, deixando apenas as partes mais burocráticas para um 3º então não dá pra chamar de representante, visto que na prática a empresa estará por sua própria conta e risco. É o mesmo caso da Tectoy (Sega) e Gradiente/Playtronics (Nintendo), quem arca com todo o custo de investimento e suporte são as empresas, mesmo a Tectoy tendo fabricação nacional (licenciado através de royalties).

Gertrudes, a Lhama Morta

Porque não vale a pena ($) pra ela ué

Vitor Gyn

Credo... da pra comprar um ps4 e xbox e sobra dinheiro pros jogos.

Geison Oliveira

Nintendo nunca fabricou nada aqui... Eram outras empresas que fabricavam aqui terceirizadas, o que fazia as fitas de SNES, N64, jogos de cube, jogos de 3ds, serem caros do mesmo jeito... Imagina um lançamento Zelda saindo por 150 reais a pré venda??? Pois é, a Sony e a Microsoft conseguem.. pq? Porque fabricam elas mesmas aqui no pais

Geison Oliveira

Não está certo sobre o que disse da Sony e Microsoft fazerem outras coisas fora hardware... As empresas são divididas em setores e cada setor tem que se virar, a Microsoft não tira dinheiro de outros setores a Deus dará pra investir na seção Xbox não... Então essa desculpa não cola... A Nintendo não vem pro Brasil DE VERDADE, fabricando as coisas aqui igual a Sony e Microsoft porque não quer

Ismael Pizzi
JEFFS CLOUD

A ubi tem escritório aki no brasil, somente reduziu empresa e concentrou tudo praticamente em um lugar só em SP.

danielnbl

essa redstore tem a logo chupada da red dot design award haaha https://en.red-dot.org

brunocabral

Uma empresa vem ao país quando de fato é ela quem fornece produtos e serviços em solo brasileiro. Pode ser através de contrato de prestação de serviços (não confunda licença com contrato de prestação de serviços) ou diretamente.

Ismael Pizzi

Vc só está esquecendo que Sony e Microsoft tem desconto nos impostos por atuar em outras áreas mas não sei de onde vc tirou ubi?!

Fernando Rodrigues

O YouTuber Mario vai com as outras que descobriu essa farsa, o YouTuber digplay sabia que a loja era uma farsa mas quis ganhar a fama, quando a bomba estourou se fez de desentendido.

Exibir mais comentários