Nintendo Switch é homologado pela Anatel, mas não foi a Nintendo que pediu

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas
Nintendo Switch

A Nintendo deixou o mercado brasileiro em 2014, mas recentemente parecia interessada em voltar. Ela lançou um site oficial por aqui; e a Anatel homologou o Switch e seus controles.

É um sinal de que o console será enfim lançado no Brasil? Infelizmente, a história é um pouco mais complicada do que parece.

O Switch e os controles Joycons foram homologados pela Anatel no dia 8 de fevereiro. A descoberta veio do youtuber Diego Leonardo, do canal DigPlay.

A requerente é a empresa M RS Digital, cujos dados são os mesmos da loja RedStore. Ela se apresentava no Mercado Livre como representante oficial da Nintendo.

“O Mercado Livre confirma que a RedStore, representante da Nintendo, comercializa seus produtos no site na categoria de Lojas Oficiais”, disse a empresa ao Tecnoblog.

No entanto, a assessoria de imprensa da Nintendo diz ao The Enemy que essa empresa não é sua representante oficial.

A RedStore atualizou seu site e página do Facebook. Antes, a seção “Quem somos” exibia apenas um texto lorem ipsum para preencher espaço:

Depois que a homologação do Switch foi divulgada na mídia, ela passou a dizer que a M RS Digital “é uma empresa privada subdistribuidora da marca Nintendo; e atua através da parceria com a empresa JVLAT – Juegos de Video Latinoamérica”.

Além disso, ela destaca em negrito que “não faz parte da Nintendo Co., Ltd. e nem de suas subsidiárias e/ou filiais”.

A descrição ainda diz que a loja é “dedicada exclusivamente a venda de produtos Nintendo e seus licenciados no Brasil”. No entanto, até pouco tempo atrás, o site tinha seções dedicadas ao Xbox One e PlayStation 4.

A RedStore não se descreve mais como loja oficial da Nintendo no Mercado Livre, e o endereço loja.mercadolivre.com.br/nintendo agora traz uma mensagem de erro.

Antes:

Minino!! Parece que é oficial sim! =O https://t.co/4zDvjvOC2H pic.twitter.com/jjgRQ9RSqc

— threads.net/@toadgeek (@toadgeek) January 30, 2018

Agora:

Se uma empresa pede a homologação de um produto na Anatel, ela precisa se responsabilizar pela distribuição e garantia ao cliente no Brasil. A RedStore ainda não esclareceu se vai mesmo lançar o Switch no país.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados