A Caterpillar é conhecida por seus tratores e escavadeiras, e colocou sua marca em smartphones bem robustos com câmera térmica. O modelo mais recente se chama Cat S61; confira os detalhes.

O S61 possui tela Full-HD de 5,2 polegadas que funciona com luvas ou dedos molhados. Ele tem processador Snapdragon 630, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento expansível via microSD.

A câmera traseira de 16 megapixels pode gravar vídeo 4K; enquanto a câmera frontal tem 8 MP. A bateria é de 4.500 mAh. Felizmente, o aparelho roda Android 8.0 Oreo, com atualização garantida para o Android P.

O destaque do S61 está em sua resistência. Ele tem proteção IP68 contra água e poeira, e pode ficar submerso a três metros de profundidade por até uma hora.

Além disso, ele possui uma estrutura reforçada com alumínio que atende o padrão MIL Spec 810G, suportando quedas de até 1,8 m em superfícies de concreto, e choques térmicos entre -30°C e 65°C.

Este smartphone também traz melhorias na câmera térmica da FLIR. Ela detecta uma faixa de temperatura maior, que agora vai de -20°C a 400°C. E ela consegue sobrepor as imagens térmicas no vídeo capturado pela câmera traseira tradicional em resolução HD. (O Cat S60 conseguia fazer isso, mas em resolução 640 x 480.)

O S61 permite transmitir vídeo térmico ao vivo. A ideia é que um funcionário consiga exibir para um colega de trabalho, de forma instantânea, o que ele está gravando. Isso pode ser útil ao analisar uma caixa de fusíveis, ou ao procurar vazamentos — coisas que uma câmera comum é incapaz de fazer.

O S61 também possui um detector de composto orgânico volátil (VOC), feito pela Sensirion, para medir a qualidade do ar a cada 30 segundos. Além disso, temos aqui um sistema de medição com lasers que pode medir distâncias de até 10 m automaticamente.

Vale notar que este aparelho não é feito pela Caterpillar, e sim pela empresa britânica Bullitt Group, que também é responsável pelos smartphones da Kodak.

O Cat S61 será lançado no segundo trimestre por € 899, o equivalente a R$ 3.600.

Com informações: Caterpillar, The Verge, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ganso

Eu que trabalho em subestação é uma mão na roda pra detectar pontos quentes nos equipamentos.

Raul Mantra

se o android for puro a atualização vem direto da Google. Fique tranquilo

Christiano Teixeira Gaio

Se ele for melhor que o lixo do CAT S60 e não entrar água na chuva como o meu entrou.
Eles tinham é que por um carregador QI wi-fi para evitar ficar abrindo a porta de carregamento e eliminar o fone de ouvido por fio, ficando só a parte de cartão de memória é chips acessíveis fazendo algum tipo de isolamento a parte para os componentes internos e usando banhamento a ouro nos contatos.
Aí sim este lixo 🚮 iria prestar.

S Y N T H W A V E + L O V E R

Eu olhei a frente do aparelho e me tomei um susto. Pensei que tinha voltado para 2010-2012. Olhei o calendário e confirmei que estou em 2018... aff esse smart é feio. É difícil eu achar alguma coisa feia, mas esse, hein...

MacTantan

Não esqueça de incluir um acelerador de partículas!
Desculpe, não deu pra arresisti.

apesar de ser um Applefag de carteirinha, achei o bixo beeem interessante.

leoleonardo85

Exatamente, é feito pra um uso bem restrito, tanto que ele nem é bonito, é contruido pra ser funcional e ponto.

tuneman

Isso ai

Samir Rural

testes em condicionadores de ar, aferição da temperatura de saída da ventilação, pode se identificar vazamentos pelo próprio usuário.
Em construções, pode se identificar os locais de maior aquecimento, sendo útil para se tomar medidas para o aumento do conforto térmico em ambientes.
Eu usarei para voar, identificando diferenças na temperatura do solo. Só falta uma palheta que exalte as zonas com maiores contrastes térmicos, o que facilitaria muito o uso.
Zonas com grande contraste térmico são normalmente pontos de ruptura em estruturas.
pode ser colocado em um drone e se fazer um sobrevoo em plantações identificando locais com maior estresse hídrico (por correlação).
Em equipamentos eletrônicos eu testei, só por curiosidade, ele demonstra bem as diferenças térmicas, e se o profissional conhecer as diferenças de temperatura, pode ser útil para uma análise geral e com o equipamento em uso.
Em animais, poderia se identificar pontos de inflamação. Não testei para esse caso, mas brincando verifica-se que por onde animais perdem mais calor. Em ganços chega a ser impressionante o isolamento térmico de suas penas, quando comparado com seus pés. Verifiquei também que os jacarés são "invisíveis" as câmeras termais, animais de sangue frio mesmo.
Quanto a resolução, ele tem um sensor bem pequeno (é um celular), então em um teste no meio da mata, animais pequenos, do tamanho de um gato, se tornam pequenos pontos vermelhos a uma distancia entre 15 e 20 m, tem que ser ter muita atenção para se utilizar. Se o assunto for um humano, então ele capta bem, na escuridão total, mas não medi a distancia.
É uma ferramenta útil sim, mas para casos bem específicos, e sim, é para um nicho de mercado.
Para quem trabalha em áreas de engenharia, obras, mecânicas, etc, ele é um celular bem bruto, resiste bem ao tranco.
Funciona muito bem com luvas, pelo menas as que eu uso, não testei com luvas de raspa por exemplo (mas com essas, o seu dedo já ficará maior do que a tela do aparelho kkk).
É realmente resistente a água, vem com um software para secar as caixas de som depois de imersos (faz um barulho da porra).
Gostaria que ele desse definição mais sensível para a temperatura do ar, diferenças entre temperatura de massas de ar, ele capta sólidos, e líquidos.
Líquidos que devem ser aquecidos a temperaturas específicas.
Temperaturas de fornos para cozimento diversos.

A bateria dura bem, carrega rápido, o processamento é bom. Eu gostei bastante, é bem útil, funcional, é não preciso sair catando as peças dele quando ele cai no chão, igual aos celulares da "lego".
Funciona bem em locais claros, a pleno sol. Onde os celulares comuns são uma bosta para enxergar a tela.

Falta nele:
Um local para prender, ou pendurar, um mosquetinho, um engate em trilho algo assim;
Sensibilidade para temperaturas de gases. A camera termal junta a imagem captada pela câmera óticas, com a termal, por isso as formas bem definidas nas imagem temais;
"Teclas" no touche scream para voltar e avançar as páginas, sendo apenas nos botões físicos, isso desgasta inutilmente os seus botões.

Bom, eu gostei muito do meu CAT S60. Mas o preço não é barato, mas até ficou, quando comparado ao S61.

Zanac_Compile

Ta aí um celular Android que eu compraria ! Que negócio bem legal. Apesar de saber que uma empresa dessas não darão a mínima seriedade e que daqui 1 ano não existirá mais e ficarei trancado sem atualização, a não ser que instale uma rom alternativa.

André Correia de Arruda Leite

Até acabar a bateria

Meninão Bobo

Começou a revolução dos smartphones... só achei 1 pouco caro... bem pouco caro... nada se comparado ao iphone X dos elfos..

SiouxBR

"... para medir a qualidade do ar a cada 30 segundos".

Agora não vão mais precisar levar um canário junto nas minas... :)

Jairo ☠️

Preço similar a um iPhone X mas muito mais útil.

tuneman

Claro que pode. Só tô explicando que na nossa oficina é totalmente inútil.

Glauco

É um equipamento de nicho, por isso esse preço.

Exibir mais comentários