Início » Celular » Apple armazena dados do iCloud nas nuvens da Amazon e Google

Apple armazena dados do iCloud nas nuvens da Amazon e Google

Por
1 ano e meio atrás

A Apple oferece um serviço para guardar fotos, contatos e dados de aplicativos na nuvem. Mas onde exatamente ficam armazenados os arquivos do iCloud?

Um documento oficial da Apple, chamado “Guia de Segurança para o iOS“, foi atualizado com informações sobre o iCloud. A empresa diz que usa serviços de armazenamento de terceiros, incluindo a nuvem da Amazon e do Google.

Versões anteriores desse guia de segurança diziam que o conteúdo do iCloud era armazenado no Amazon Web Services e no Microsoft Azure; a versão atual menciona apenas o Amazon S3 e o Google Cloud Platform.

Usando a nuvem de terceiros, como a Apple protege a privacidade dos usuários? Ela explica:

Cada arquivo é dividido em pedaços e criptografado pelo iCloud usando AES-128 e uma chave derivada dos conteúdos de cada pedaço usando SHA-256. As chaves e os metadados do arquivo são armazenados pela Apple na conta iCloud do usuário.

Os pedaços criptografados do arquivo são armazenados, sem qualquer informação que possa identificar o usuário, usando serviços de armazenamento de terceiros, como S3 e Google Cloud Platform.

O iCloud armazena fotos, documentos, contatos, agenda e outros para sincronizá-los entre dispositivos. Ele também pode ser usado para guardar dados de apps de terceiros.

Em 2016, rumores diziam que a Apple estava cogitando usar a nuvem do Google como forma de reduzir os custos com a Amazon.

Com informações: Ars Technica.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.