O contrabando de produtos eletrônicos não é algo existente apenas no Brasil. Até mesmo na China, onde estão diversas fábricas e os preços são mais competitivos, as autoridades precisam lidar com o transporte ilegal de mercadorias. Para enviar esses produtos, os criminosos utilizam os meios mais diversos, como… drones.

Na semana passada, a polícia da cidade de Shenzhen deteve 26 pessoas acusadas de usar dois drones para enviar iPhones de Hong Kong para a China. O plano se baseava em ligar dois prédios localizados na fronteira com um cabo de 200 metros preso aos drones. Pelo cabo, era possível transportar bolsas com os celulares.

De acordo com as autoridades, a operação era realizada de madrugada e tinha a capacidade de transportar cerca de 15 mil aparelhos diariamente. A estimativa é que o contrabando tenha totalizado algo em torno de 500 milhões de yuans (o equivalente a R$ 261 milhões).

Este foi o primeiro caso em que drones foram usados na China para enviar produtos de forma ilegal. Para combater esse tipo de contrabando, a polícia local também passará a utilizar os dispositivos e monitorar atividades suspeitas.

Com informações: Xinhua, Reuters, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados