Início » Celular » Documentos indicam que Apple sabia que iPhone 6 entortava mais facilmente

Documentos indicam que Apple sabia que iPhone 6 entortava mais facilmente

Emerson Alecrim Por

Talvez você se lembre que, em 2014, o lançamento do iPhone 6 e 6 Plus foi seguido de uma grande polêmica apelidada de bendgate: muitos usuários reclamavam de unidades recém-adquiridas que entortavam facilmente. Na época, a Apple negou veementemente a acusação de falha de projeto, mas documentos internos "vazados" recentemente indicam que havia mesmo alguma coisa estranha.

De acordo com o Motherboard, a revisão de um processo por parte de um tribunal nos Estados Unidos acabou tornando acessível parte dos documentos. Neles, há indícios de que a Apple sabia do problema antes mesmo do lançamento dos aparelhos.

iPhone 6 Plus - Bendgate

A juíza Lucy Koh, responsável pela análise, aponta um trecho que mostra que os testes da própria Apple indicaram que o iPhone 6 era 3,3 vezes mais suscetível a entortar do que o modelo anterior, o iPhone 5s. O iPhone 6 Plus, por sua vez, tinha 7,2 vezes mais chances de dobrar.

Apesar da grande repercussão, o assunto logo caiu no esquecimento. Porém, quase dois anos depois, usuários começaram a se queixar de unidades cuja tela deixava de reconhecer toques corretamente. O problema foi associado à fragilidade estrutural dos iPhones 6 e 6 Plus. Desde então, a Apple encara um processo coletivo nos Estados Unidos e, por conta dele, teve que entregar documentos referentes a testes ao tribunal.

O processo ainda está em andamento, razão pela qual não se sabe se a companhia irá sofrer algum tipo de punição ou se terá que indenizar clientes. Mas as chances de alguma consequência não são pequenas: os documentos também apontam que a Apple resolveu o problema em unidades fabricadas após a polêmica aplicando reforços nas estruturas e, mesmo assim, continuou não reconhecendo publicamente o bendgate como uma falha de projeto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Dummye Sooneed
Apple "pensa no usuário/cliente" e faz produtos "melhores".by: funcionário da applefora isso tem essas mesmo, quero ver a xiaomi e seus redmi notes... ha
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Ano passado ela cobrou a troca das baterias e agora vai devolver o dinheiro, ou seja, ela cobrou erroneamente, isso eu já acho descabido, mas o povo gosta mesmo assim, eu como consumidor acho que a empresa no geral destrata os clientes...
Rodrigo Gonçalves
Qq empresa quer não ter prejuízo, independente do tamanho. Como o @PPKX XD disse, admitir custa caro. Seja Apple, Samsung, LG, qq uma negaria. Se fosse Br então, nem se fala.
André G
A Apple apesar de tudo costuma ser melhor se tratando de manutenção e garantia. Ela aceita aparelhos comprados no exterior, coisa que nenhuma outra marca aceita e sei de um caso onde o cara levou o Macbook com 5 anos de uso para a assistência e consertaram de graça pois tinha um defeito de fábrica na placa.
Daniel Plainview
Não é um defeito, é uma feature
Guilherme Oliveira
"iPhone que nasce torto, nunca se endireita"
Luiz Henrique
Entorta pq o usuário está "segurando errado"
Caleb Enyawbruce
Cedo ou tarde a verdade iria aparecer
Shrueak
Pois é, custa muita grana. Mas pela confiança que a marca ganhou, há tanta gente que depende de sua marca (nem tanto de seus produtos, mas usam a marca como vestem roupa), inclusive eu tenho um de seus produtos e já me interessei (e ainda me interesso muito) por hackintoshes justamente por achar que seu SO é bastante refinado e concreto. Perfeito jamais, mas foi bem planejado. Eu vejo tanto caminho já percorrido pela Apple atualmente que me admira ainda que a empresa precise esconder algo dessa maneira. Faria muito melhor para a marca na minha humilde opinião que ela fosse honesta e admitisse o erro.Bobagem minha pensar que talvez isso acontecesse, mas fico honestamente confuso quando vejo uma notícia dessas quando a marca é realmente forte.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Todas tem algum problema, LG com os chips que perdem a solda também... não admitem mas consertam celular de graça por isso até hoje, Samsung e as baterias.A diferença é que a Apple é endeusada porque "pensa no usuário/cliente" e faz produtos "melhores".
Crock, o Dillo
Enquanto isso a Sammy se rodou com Note 7!
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Não interessa porte, admitir isso custa caro, custa caro um recall, trocar aparelhos, tentar recondicionar os existentes pra vender ou tomar um puta prejuízo, custa a confiança na marca no mercado e pelos usuários, custa tempo e dinheiro corrigir algo na reta final ou adiar um lançamento, então foda-se o cliente final... o que no caso da Apple costuma ser uma característica: antenna gate, bend gate, baterias, reduzir desempenho, etc, etc, etc
Shrueak
Isto pra mim, é medo. Uma empresa que tem o porte que a Apple tem com um medo desses é no mínimo patético, demonstrando fraqueza.Qualquer empresa com confiança o bastante no que arquiteta, é transparente o bastante com seu consumidor.