A Amazon é mais uma empresa a se meter em um problema de privacidade: nesta quinta-feira (24), a companhia confirmou que um alto-falante Echo acidentalmente gravou uma conversa de fundo particular de uma usuária e compartilhou o áudio com um contato sem permissão.

A dona do Echo problemático, identificada apenas como Danielle, relata que estava falando com seu marido e, posteriormente, um colega a informou que recebeu gravações de áudio de toda a conversa. Esse colega enviou o áudio de volta para provar sua afirmação. Felizmente, o papo não continha informações confidenciais — o casal falava sobre pisos de madeira.

Danielle diz que entrou em contato com o suporte da Amazon e recebeu “uns 15 pedidos de desculpa em questão de meia hora”. Os engenheiros verificaram os registros do Echo da usuária e confirmaram que a conversa foi gravada indevidamente. À mídia local, a Amazon declarou que esta era “uma ocorrência extremamente rara”.

Ao Ars Technica, a Amazon explicou o que ocorreu: “O Echo acordou com uma palavra na conversa de fundo que soava como ‘Alexa’. Então, a conversa subsequente foi ouvida como uma solicitação de ‘enviar mensagem’. Nesse ponto, Alexa disse em voz alta ‘para quem?’. Então, a conversa foi entendida como um nome na lista de contatos do cliente. A Alexa perguntou em voz alta ‘[nome do contato], certo?’. A Alexa interpretou a conversa em segundo plano como ‘certo’. Por mais improvável que seja essa série de eventos, estamos avaliando opções para tornar esse caso ainda menos provável’.

Eu, hein.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gaba

Velha surda dos auto-falantes inteligentes.

Aislan Gonçalves

Tipo isso

Leonardo Feelckins

Eu, hein.

Petyr

Esse comentário... KKKKKKKKK

Júlio Vasel

HAHAHAHAH TEU AVATAR!

johndoe1981

Skynet tá aí, só não vê quem não quer...

Doug

Confiem, bebês.

Caleb Enyawbruce

Caraca, que loucura. Esses erros de interpretação de comandos sao terriveis. Poderia ter sido algo MUITO pior.

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Se você autoriza o uso do "OK Google" ele aleatoriamente pode gravar sons em qualquer momento do seu dia e armazenar no servidor, você acionando via comando de voz ou não... acesse seu histórico de voz na sua conta pra ver...

o que acontece é que o acionamento via comando piorou muito e toda hora ele desperta, mas pode ter certeza que ele está gravando independente disso... e o pior é que pelo menos no Pixel 2 não tem mais a opção de usar somente com o telefone desbloqueado e a tela acesa, ou você usa 24/7 ou não usa...

brunocabral

A sra Google então, é rainha das gravações acidentais, já foram várias as vezes que peguei o Ok Google gravando minhas conversas.