Esta é a semana da Computex 2018, portanto, muita gente está de olho no evento para saber se a Nvidia vai anunciar a sua nova geração de GPUs por lá. Se é o seu caso, má notícia: a companhia não deve lançar a série GeForce GTX 11 nos próximos meses. Uma GTX 1170 ou 1180, por exemplo, teria chances pequenas de aparecer ainda em 2018.

Nvidia

As expectativas eram altas, entre outras razões, porque os preços das placas de vídeo começaram a voltar ao normal. Os preços elevados foram uma consequência da enorme procura de GPUs para mineração de criptomoeda. Mas, como essa atividade já não é tão rentável, a demanda por placas de vídeo caiu e fez os preços baixarem. Porém, muita gente associou a redução à uma “desova” para liberar o estoque para novos modelos.

Parece que não é bem assim. Havia até burburinhos sobre a apresentação de uma placa GeForce GTX 1180 Founders Edition (modelo de referência desenvolvido integralmente pela Nvidia) em junho e, depois, agosto, mas agora a data de anúncio do dispositivo é incerta.

Para completar, Jensen Huang, CEO da Nvidia, foi questionado sobre a nova geração de GPUs durante a Computex e respondeu que ainda há um longo caminho até ela. A Nvidia foi ao evento para tratar principalmente de inteligência artificial, aprendizagem profunda, veículos autônomos e robótica, áreas que interessam cada vez mais aos seus negócios.

Huang não explicou os motivos, mas não é difícil presumir o que levou a companhia a postergar o lançamento da nova geração. Começa com o fato de que a atual ainda vende muito.

GeForce GTX 1080 Ti

GeForce GTX 1080 Ti

Recentemente, a companhia admitiu que a mineração de criptomoedas respondeu por uma parte importante das vendas. Agora que os preços estão voltando à normalidade, consumidores que deixaram de comprar placas por causa do cenário de custos elevados devem fazer a demanda da série 10 permanecer significativa por mais alguns meses.

Outra hipótese é o fato de a penetração de telas e jogos em 4K, que devem se beneficiar sobremaneira de GPUs mais poderosas, ainda ser baixa. Nesse sentido, as placas atuais ainda conseguem dar conta da maior parte das aplicações exigentes.

É possível ainda que a Nvidia esteja estudando a movimentação da AMD para definir uma estratégia mais agressiva. Faz sentido: em volume de vendas, as placas de vídeo Radeon não são uma grande ameaça, mas a AMD dá sinais de estar tão determinada a ocupar uma fatia maior do mercado que é prudente a Nvidia não ficar alheia a isso.

Há também quem acredite que Huang esteja só desconversando para gerar um efeito surpresa. Mas, por ora, fica valendo a palavra do chefão.

Com informações: PCWorld, CNET.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Conradoz

Concordo plenamente. Eu uso uma GTX 1080ti e a placa é excelente, ótima para jogos, minera super bem e não é beberrona. Ainda por cima está durando muito tempo como a segunda melhor do mercado. Não vou hesitar em trocar para a nova geração assim que puder.
A geração 900 deixou a desejar em vários aspectos mas a série 1000 foi uma joia.

Macgyver Freitas

Tem umas paradas dizendo q a Intel vão lançar placa de vídeo em 2020, vamos esperar q seja vdd. Por agora eu vou esperar a AMD lançar as Navi pra ver como fica, mas acho q deve rolar do meio pro final do ano q vem

Guilherme Andrade

Entendi seu ponto de vista e passo a concordar. Infelizmente enquanto Intel e NVidia continuarem sem concorrência o mercado continuará assim. E eu duvido que a Nvidia lance alguma coisa nova dentro de doze meses.

Guilherme Andrade

Não exatamente, muitos laptops sofrem com throttling tanto em CPU quanto GPU. E se for pra carregar um laptop de três ou quatro quilos por aí eu prefiro ter um PC...

Felipe Rodrigo

Mas elas tem já.

Macgyver Freitas

Isso n é bem um motivo, pq todas as outras gerações tbm foram boas, e ainda sim após 1,5 ano vinha a geração nova. N lembro de uma geração da NVidia q de pra falar q n tava boa. E ainda q a geração seja boa, já estamos em plena migração pro 4k, TVs em 4k já são o padrão e já estão por preço acessível, 1080p ja saiu de linha nas principais marcas. E as placas atuais n dão conta de 4k, a única q faz apertada é a 1080ti. Lá em 2010 o 1080p tava substituindo o 720p, uma GTX460 levava 720p de boa, porém mesmo a GTX480 n dava conta de segurar bem 1080p, cenário bem parecido com atual, uma GTX1060 é o bastante pra 1080p, e uma GTX1080ti passa um aperto pra segurar 4k. E depois de 7 meses da série 400, a NVidia lançou a 500, e 1 ano
e 4 meses depois a série 600, e 1 ano e dois meses depois a série 700, 1a e 4m pra série 900, e finalmente 1a e 8m pra série 10. Todas essas placas foram ótimas, a 700 e 900 rodavam 1080p de boa, agora a 10 sobra potência em 1080p, mas falta pro 4k q já é realidade, e já estamos a 2 anos e 1 mês na série 10, passou da hora da NVIDIA lançar placa, geralmente a 70 nova é equivalente a 80ti anterior, tipo a 1070 tem desempenho similar a 980ti, já tá na hora de vir uma 1170 capaz de rodar 4k por um preço viável. A diferença para as gerações anteriores é q a NVidia tá sem concorrente, AMD lançou RX 480 em 2016 junto com a série 10, é a placa mais top RX480 competindo com a GTX1060, depois relançou com nome de RX580 mas com msm desempenho, e as Vega foram um desastre em preço e eficiência energética. Tô torcendo pra AMD se levantar com as Navi, pq se tiver só uma empresa ela vaga pra a gente

Guilherme Andrade

Eu comprei uma GTX 1070 e concordo com você plenamente, o mercado ainda não precisa de novas placas de vídeo Nvidia, somente no nicho 4K, que com certeza será o foco da próxima geração.
Já a AMD precisa correr pois a Nvidia ainda não tem concorrentes em 2 anos de mercado nessa geração.

Guilherme Andrade

Se a refrigeração em laptops não fosse em maioria uma porcaria só, com certeza essas placas mobile teriam o mesmo desempenho que as versões para desktop.

Guilherme Andrade

Esse é justamente o motivo da Nvidia postergar novos lançamentos. A série 9 e a série 10 são otimas ate hoje eu mesmo comprei uma 1070 esse ano e nao pretendo mudar de placa de video em no mínimo cinco anos.

Alexandre Adolfo Grubisich Net

Simples as placas radeon tão caras e com desempenho inferior nivdia tá vendendo como água até caparam umas placas ai 1030 e 1050 ao invés de lançar algumas versões mais high ,para nós só resta torcer para mineração parar de dar dinheiro para os fabricantes de placa e a radeon dar uma reagida como no caso dos ryzen que fizeram a intel dar uma segurada nos preços dela e lançar rapidinho nova geração.

johndoe1981

A Nvidia está tão tranquila com a falta de concorrência por parte da AMD, que atualmente está focando mais em IA e se dando ao luxo de deixar a atual geração por 2 anos no mercado. AMD realmente tem que reagir no segmento de placas de vídeo high-end.

SiouxBR

Essas placas de vídeo novas estão tão boas que as versões atuais atendem a quase totalidade dos usuários. Ou seja, novas versões não são tão "necessárias"...

Macgyver Freitas

N entendi o "ata", se foi por q minha namorada tem uma GTX970, quando vou lá é uma ótima placa, mas n moro na casa dela, só vou lá fds, e nem e todo fds, eu mesmo tô com um notebook i3 3317u só na integrada, o bixo n roda nem don't starve sem ter q diminuir a qualidade. Por isso tô cogitando pegar uma APU depois q chegarem as placas B450

Diogo

- "ainda vai ficar mais tempo? Falta de concorrência é uma merda"
- "Qual sua placa de vídeo?"
-"Só tô jogando no PC da minha namorada, q tem uma GTX970"

ata

DumbSloth87

Sua placa não vai explodir quando as novas lançarem, pode ficar tranquilo. Minha 970 que comprei 6 meses antes de lançar a série 10 ainda roda tudo no no high (ou máximo) em 1080p a 60FPS.

Exibir mais comentários