Início » Telecomunicações » 4G de 700 MHz deve chegar em São Paulo em julho

4G de 700 MHz deve chegar em São Paulo em julho

Paulo Higa Por

Está chegando: a frequência de 700 MHz para o serviço celular deverá ser liberada na região metropolitana de São Paulo até o final de julho. A novidade permitirá que as operadoras melhorem o sinal de 4G e ampliem a oferta de novas tecnologias, como o VoLTE, que permite fazer ligações na rede móvel de quarta geração.

A nova faixa já foi liberada no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e outros municípios. No entanto, em São Paulo e Porto Alegre, ainda é necessário remanejar alguns canais de televisão. Serão instalados filtros em equipamentos para evitar interferências tanto nas TVs quanto nos smartphones em julho, e as operadoras poderão utilizar a nova frequência no mesmo mês.

Foto: Lucas Braga

Antes de ser destinada ao 4G, a frequência de 700 MHz era adotada para transmissões de TV analógica. Mesmo as cidades que já fizeram a transição para o sinal digital precisam de um período para que as equipes de engenharia eliminem interferências de radiofrequência.

Com os 700 MHz, as operadoras precisam de menos antenas para cobrir uma mesma área com 4G. Da mesma forma, os clientes possuem mais chances de ter sinal de celular funcionando em locais fechados ou mais afastados. Isso também possibilita o avanço do VoLTE, que faz chamadas telefônicas pela internet móvel (mas descontando da franquia de minutos), com maior qualidade de voz.

Além disso, com diversas frequências em operação (700, 1.800 e 2.600 MHz), é possível agregá-las para aumentar a velocidade e a estabilidade do sinal, por meio da tecnologia LTE Advanced (que está sendo propagandeada como 4,5G ou 4G+ pelas operadoras brasileiras).

Com informações: TeleSíntese.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Márcio Alves

Apesar da banda de 700 MHz ser menor que a B3 ou B7, ela é ainda maior que a do 3G. Ou seja, ainda vai demorar muito pra que o 4G fique sobrecarregado, sem falar que já existem planos de refarming da B1 (2.1 GHz) e B5 (850 MHz) no futuro.

Márcio Alves

Ainda tem muitos canais transmitindo do canal 52 em diante. O que está acontecendo é um processo de remanejamento desses canais digitais para colocá-los no canal 51 pra baixo. O problema é que trocar essa frequencia envolve a compra de novos transmissores, o que costuma demorar.

Cristina Nascimento

então vc deve, por isso.

Cristina Nascimento

Ele começou, só terminei. Fim de papo. De volta ao pesadelo chamado Huezil.

Felipe Silva

Simples, operadoras são punidas baseado no numero de quedas das chamas, ativar o VoLTE em b3 e b7 tem potencial de aumentar o numero de quedas em relação ao 2g/3g atual, e o b28 futuro, então só ativam onde sabem que não vão ter problemas, e em alguns casos só com celulares homologados, no futuro devem ativar para todos em todas as frequências e lugares.

ʞǝʌǝɥs

vai pra Cuba :)

Cristina Nascimento

Só eu q sinto falta da ditadura mesmo. Oprimido eram os malandros e ladrões q hoje governam o país roubando q é uma beleza. Quem nao deve nao teme. Vivi o final da ditadura e nao era a bagunça q vemos hoje nas ruas: vagabundo anda sem documentos de madrugada e ngm o pára e questiona. E vivemos nessa era negra do medo da própria sombra..

Alexandre Roberto

entendi....realmente, o "maior deles" e o 51....entao sem interferencias por hora

jacob

Tem algum canal acima do 52? Porque é nele que começa a banda de 700MHz.

jacob

Tudo lindo, tudo maravilhoso, só que ninguém fala que justamente por ter maior cobertura e precisar de menos antenas, vai ter um número muito maior de dispositivos conectados por antena do que no 4G atual de 2600MHz. Some isso ao fato de que a banda disponível nos 700MHz é bem menor e você tem a receita pro desastre.

Alexandre Roberto

mas ai q esta.....a tv analogica ainda esta de pe....e sao 16 canais transmitindo tv aqui .....

jacob

No meio do mato é justamente mais fácil porque tem menos chance de interferência

tuts

Nem ligo, uso um mi a1.

Alexandre Roberto

popoto...aqui em Cuiaba a tim ta jogando 4g na banda 28...e a tv analogica nao foi desligada ainda

Alexandre Roberto

cara...os moleque do suporte aqui contrataram todos um plano da OI que pagam 70 reais...no contrato tem franquia de 100gb....e na pratica e ilimitado....chegaram a eliminar a internet cabeada e me esfregam na cara consumos de 300 a 400gb (em casa na fixa eu giro uns 200gb/mes, com esposa e pimpolhina mergulhadas no netflix)
Vc precisa arrumar um vendedor de planos corporativos dessas operadoras q eles dao um jeito de te incluir mesmo nao tendo cnpj

Exibir mais comentários