Teclados virtuais não nativos são relativamente comuns no Android e iOS, mas não no Windows. Mas isso começou a mudar: nesta semana, a Microsoft anunciou a chegada do SwiftKey ao Windows 10. A novidade já está disponível na build 17692 do sistema operacional para os usuários do programa Insider.

É uma escolha óbvia. O SwiftKey pertence à Microsoft desde 2016. O valor nunca foi confirmado, mas estima-se que a empresa desembolsou cerca de US$ 250 milhões no negócio. Apesar disso, não havia grandes expectativas sobre o lançamento de uma versão do SwiftKey para Windows. Na época, falava-se apenas que a Microsoft queria incorporar as tecnologias de inteligência artificial do teclado.

A intenção da companhia, agora, é a de permitir que os usuários que usam o Windows 10 em equipamentos com tela tátil — notebooks híbridos e tablets Surface, por exemplo — possam escrever mais facilmente.

SwiftKey para Windows 10

O Windows 10 tem um teclado virtual nativo próprio para painéis táteis, mas o recurso simplesmente simula um teclado físico. Para quem não conhece (alguém não conhece?), o SwiftKey funciona de um modo diferente: basta arrastar o dedo sobre as teclas para forma a palavra desejada, como mostra o GIF acima.

Uma das características mais interessantes do SwiftKey é o uso de inteligência artificial para, entre outros atributos, a ferramenta aprender o padrão de escrita do usuário e, assim, identificar as palavras mais usadas ou corrigir erros frequentes.

Outra característica importante é o suporte a vários idiomas. A versão para Windows funciona em alemão, espanhol, francês, inglês (americano e do Reino Unido), italiano, português do Brasil e russo.

O SwiftKey para Windows 10 ainda está em testes, mas deverá ser liberado gratuitamente para a versão final do sistema operacional até o fim do ano. Não está claro se será possível sincronizar o teclado virtual com as versões da ferramenta para dispositivos móveis.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Brito

Acho que exatamente isso que vai acontecer no fim do beta.

Fábio Moser

Que saudades do Windows Phone.... :-(

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Curto bastante o WordFlow do Windows 10 Mobile. No Windows, sinceramente não faz sentido a Microsoft ter dois teclados próprios; isso é uma estupidez e um desperdício de recursos. Faria muito mais sentido fundir a solução proprietária original com o SwiftKey. Já em sistemas de terceiros, manter o SwiftKey fas muito mais sentido.

@Sckillfer

Não, são 5 anos porque o Flow chegou ao Windows Phone em 2012, enquanto o Windows 8 (tão "voltado para tablets") ficou com uma teclado mequetrefe, daí veio o Windows 10 que prometia unir as plataformas... E continuou com exatamente o mesmo teclado mequetrefe, que passou 5 anos sem um update sequer até trazerem o WordFlow.

Gabriel Brito

Em tempos de correção automática de qualidade eu nem sinto falta, mas seria legal se tivesse mesmo.

Gabriel Brito

O Flow não funciona aqui (apesar do teclado ser idêntico ao que eu sava no saudoso Windows Phone).

Eddy

Está cada dia mais "comum" utilizar verbo no infinitivo sem o R no final, que temo uma nova reforma ortográfica com esta modificação.

Eliézer José Lonczynski

Excelente.

JN Marcos

O tempo deve ser menos, já que o Windows 10 é mais novo. Enfim, como você disse, "já" existe o flow no teclado. O principal motivo para essa troca deve ser a integração entre dispositivos mobile e Windows, que já foi mostrado como futuro recurso para o Windows 10.

JN Marcos

Acredito que o motivo de não ter mais uma tecla específica para o "Ç" se deve a nossa própria língua, que não considera o símbolo como uma letra específica, mas sim um "C" que recebeu a cedilha (nome do sinal que fica embaixo), diferentemente do "Ñ" castelhano ("nhê" é uma letra).

Mas sem dúvida, ficaria melhor com o "Ç" como uma tecla, como acontece em teclados físicos (até porque a fileira do meio tem espaço).

Fábio Moser

Eu também pensei, o teclado do WP era muito muito melhor que o SwiftKey, sinto falta!

@Sckillfer

Correção que desde o Redstone retrasado "já"* tem o Flow no Windows, que não é só uma emulação de um teclado físico

* Já pq levou 5 anos pra chegar

Paul

Ñ sei pq diabos eles insistem em ''não respeitar'' nosso idioma.
O único que tinha era o teclado EXCELENTE do WP. Pensei que a MS ia adicionar no Swiftkey, mas me enganei. Esse atuais têm o Ñ do espanhol, mas ñ o Ç do português. É muito chato segurar o C. Kkkkkk

Paul

Talvez se vc logar com a conta MS em todos os devices.
Acho que vai rolar isso...

Exibir mais comentários