O smartphone Vivo Nex possui uma tela sem notch que ocupa 91% da parte frontal. Para liberar espaço, a câmera frontal é retrátil: ela sobe apenas quando você tira selfies. No entanto, ela está sendo ativada sozinha por alguns aplicativos, incluindo o Telegram.

Foi fácil chegar à conclusão apressada de que esses apps estão espionando você. No entanto, a câmera do Vivo Nex é rapidamente desativada — e há um bom motivo para isso.

Telegram e APIs de câmera

Quando o usuário abre uma mensagem no Telegram, a câmera frontal do Vivo Nex sobe imediatamente e logo se retrai, mesmo que ele não queira tirar uma foto.

Isso foi demonstrado em vídeo por um usuário da rede social Weibo:

Isso acontece devido às APIs do Android. O Telegram solicita a resolução das câmeras quando você usa o app pela primeira vez. É preciso ativá-las temporariamente para obter essas informações.

Repare que, no vídeo abaixo, o Vivo Nex levanta e imediatamente retrai a câmera frontal — é o Telegram perguntando a resolução através da API. Isso é feito apenas da primeira vez em que o app é usado, quando o usuário abre uma conversa. Quando ele abre outras conversas, nada acontece:

https://twitter.com/MartinWong1995/status/1011298852400455681

O Telegram possui código aberto, e um beta não-oficial permite desativar a inicialização da câmera ao abrir o chat. Isso está disponível em um menu de depuração (debug).

As notas da versão 4.8.11 (1317) dizem:

O app não consultará mais a resolução das câmeras quando o bate-papo estiver aberto. Isso significa que a primeira tentativa de gravar uma mensagem de vídeo começará com algum atraso (espero que seja curto). Além disso, a câmera no menu Anexar não estará visível instantaneamente na primeira abertura.

Em outros apps

Segundo o site Abacus, especializado em tecnologia da China, o Vivo Nex também levanta a câmera frontal com o navegador QQ Browser.

A desenvolvedora Tencent diz que isso está relacionado às APIs do Android. O navegador usa a câmera para determinados recursos, como ler QR Codes, e precisa ativá-la brevemente para obter suas informações (como a resolução).

Por sua vez, a chinesa Vivo diz que permissões não-necessárias de apps são desativadas por padrão, e que “sempre implementou um gerenciamento rigoroso” delas.

Android

Você não precisa se assustar com apps que ativam a câmera frontal do Vivo Nex. Ainda assim, vale lembrar que o Android sempre foi muito liberal nesse quesito.

Até o Oreo, apps em segundo plano podem ativar a câmera sem avisar ao usuário. O desenvolvedor Szymon Sidor demonstrou em 2014 que isso funciona mesmo com a tela desligada:

No Android P, apps em segundo plano só podem usar a câmera e o microfone se exibirem uma notificação avisando o usuário.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Don Ramón

Quem usa o QQ Browser não precisa se preocupar em ser espionado pela câmera...

Macgyver Freitas

Além do led das notificações, deveria ter mais dois, um pra sinalizar q a camera ta ativa, e outro pro microfone, e os LEDs tem q ser ligados em circuito paralelo ao q estão monitorando, pra não ter nenhuma chance de ser hackeado. Isso faria um bem enorme a privacidade

Macgyver Freitas

Quando é ligado por software sim, mas existem os q são por hardware, nesses n tem erro

Bruno Martins Santana

Ai a camera ia abrir e fechar em cada aba que abrir ?
AJA bateria....

Eduardo Narciso

Eu acho até útil, te mostra quem de fato está usando sua câmera

Gertrudes, a Lhama

Se não é possível alterar a API, então pelo menos a situação deve ser tratada. Não é um processo que deveria ficar visível ao usuário.

Como eu (pelo menos tentei)disse, não é o fim do mundo, e principalmente a audiência do Tecnoblog vai ir atrás pra entender o porquê, mas é um capricho, um detalhe que um aparelho de US$1k+ deveria ter.

Eduardo Narciso

Como o sistema vai ler as informações da câmera sem acesso a ela ?

Eduardo Narciso

Você leu que a culpa é da API da Google ? Como a Vivo vai consertar isso ? Não tem o que consertar, é observar se de fato ela vai abrir e retrair rapidamente

Gertrudes, a Lhama

Que merda? O aparelho "abrir" a câmera em um momento inesperado é uma falha de UX do projeto. Não pensaram em toda a usabilidade do negócio. O problema está no modo como o Android funciona, que é o sistema base, mas a empresa responsável pela experiência final do usuário é a Vivo, e ela que deveria corrigir isso.

Ou a merda foi só elogiar a Apple, que é proibido?

wjld

Tecnoblog melhor site porque você não tem que brincar com a URL pra tirar o maldito AMP e comentar.
Quanto a zoeira das câmeras, permissões tão ai pra isso. Vendo isso acontecer primeiro no Telegram pelo menos já da uma certa confiança e fica tudo bem explicado.

Eduardo Narciso

Falou pouco mas falou muita merda

Eduardo Narciso

O Led da Webcam de notebooks pode ser desativada por alguém que sabe o que ta fazendo

https://www.youtube.com/wat...

Lucas Carvalho

o The Verge disse que essa notícia do Facebook é fake news

Astolfinho o porco abiguinho

foda, se ao digitar o xvideos ativasse a camera frontal.

Maxnoob

O famoso led da webcam em notebooks

Exibir mais comentários