Início » Gadgets » Fone Bluetooth QCY T1 PRO: o som de qualidade que sofre com interferências

Fone Bluetooth QCY T1 PRO: o som de qualidade que sofre com interferências

Paulo Barba Por

A cruel realidade dos smartphones sem a tradicional entrada P2 trouxe para o mercado uma centena de opções de fones de ouvido Bluetooth. Por alguns dias eu testei um produto bem interessante da empresa QCY, o modelo importado T1 PRO.

É possível adquiri-lo na loja Banggood e, no final desse post, você encontra o widget para concorrer a um totalmente de graça. Mas será que vale a pena? A qualidade de som é boa? A bateria dura? E a conexão com o smartphone, é estável? Eu conto tudo aí embaixo:

Em vídeo

Design e Construção

O T1 PRO tem características interessantes que já chamam a atenção desde que o tirei da caixa. Ele vem com a case que possui bateria própria, além de manuais, cabo para carregamento e borrachas e alças com tamanhos diferentes para você encontrar o que mais se encaixa na sua orelha.

Eu uso o conjunto padrão e funcionou muito bem. Testei o modelo que a empresa chama de prateado, mas que é, em sua maior parte, branco. Se você gosta de gadgets pretos, é possível encontrá-lo também nessa cor.

Cada lado dos fones pode funcionar separadamente, servindo para você que não pode usar os dois ao mesmo tempo durante o seu dia ou na rotina do trabalho e até mesmo para quem gosta de dividir os fones de ouvido com alguém.

Ele não possui nenhum tipo de visor e nenhum botão. Tudo é controlado por toque na superfície externa. Um toque longo liga ou desliga; um toque rápido serve para play, pause ou atender uma ligação; e dois toques avança as músicas. Ele não reconhece gestos de deslizar para esquerda ou direita, apenas toque.

Ao ligar o primeiro fone, basta segurar o segundo que eles se emparelham sozinhos. Individualmente, cada fone pesa apenas 4,7 gramas, possui Bluetooth 4.2 com 10 metros de alcance, sensibilidade de 108 dB e frequência de resposta de 20 Hz a 20 kHz.

Som

A qualidade do fone é realmente boa. O som é encorpado, mas os graves não são tão presentes; o que prevalece são as frequências médias. Se você faz o perfil de quem procura um baixo destacado nas músicas, talvez você não goste tanto.

De toda forma, o som dele não me incomodou em nenhum momento – poderia passar horas ouvindo música ou consumindo conteúdo em vídeo. O T1 PRO não é para quem precisa de um fone quebra-galho, ele serve também para quem quer um fone para usar como principal, com uma única condição: se você usá-lo em casa ou em ambientes fechados.

Eu fiz um teste em ambiente externo. No momento que coloquei o celular no bolso e saí de casa, já senti o som falhando e a todo momento perdendo a conexão para depois emparelhar novamente.

Não fiz o teste em uma fazenda ou em um campo a céu aberto, mas andando na rua, com todas as interferências de uma cidade grande, a experiência foi terrível. Apesar dessa observação, a QCY fez um bom trabalho em hardware, principalmente pelo custo-benefício. Os fones possuem proteção IPX4 contra água, o que significa que ele vai resistir a suor, respingos ou até uma chuva leve. Você só não pode nadar com ele ou ficar de bobeira na piscina.

Bateria

A case é usada para carregar os fones, que se encaixam de forma magnética. É muito prático guardar e levá-los pra qualquer lugar. Nos meus testes, eu consegui 4 horas de reprodução de áudio com o T1 PRO. Considerando que a case pode fornecer até 5 cargas completas para o par de fones, você pode aproveitar pelo menos 20 horas para consumir suas músicas, vídeos e até jogar.

Conclusão

O QCY T1 Pro custa em torno de R$ 185 e por esse preço vale a pena sim, mas você precisa tomar nota do que foi citado nesse review: usá-lo em ambientes fechados.

Em casa ele vai funcionar sem nenhum problema: a qualidade do som é boa, o fone é discreto e os LEDs indicativos não ficam piscando para transformar você em um vagalume ambulante, pelo contrário, eles permanecem desligados durante todo o uso. A bateria pode ser um ponto fraco, mas se você estiver sempre com a case para carregar, vai durar o dia inteiro.

Você pode adquirir o QCY T1 PRO na loja Banggood.

Quer ganhar esse fone? Para participar, siga as instruções:
Concorra a um fone QCT T1 PRO

Você tem até dia 18/07 para participar. Boa sorte!

Atualizado: 
Resultado - https://www.instagram.com/p/Bld1JOHDG2v

Especificações técnicas

  • Bateria: 40 mAh cada cápsula;
  • Bateria da case: 750 mAh;
  • Bluetooth: 4.2 com 10 metros de alcance;
  • Sensibilidade: 108 dB;
  • Impedância: 32 ohm;
  • Resposta: 20 Hz a 20 kHz;
  • Peso: 4,7 gramas cada;
  • Tempo de carga: de 1h a 2h;
  • Duração: de 3h a 4h de reprodução;
Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Léo Moreira
Tenho um QCY T1, muito bom! Mas de uma hora para outra, parou de tocar nos dois, um funciona e se ligo o outro, simplesmente transfere o som (ou toca em um ou no outro!), já tentei de tudo e não volta ao normal. Outra coisa, nunca consegui ouvir o áudio de ligações nos dois... mesmo antes deste problema de parelhamento...
celsoacelante
https://goo.gl/TNUiN9
celsoacelante
https://goo.gl/qCDVn6
celsoacelante
https://goo.gl/4AMae8
celsoacelante
https://goo.gl/xZkG4u
celsoacelante
https://goo.gl/5eugFn
celsoacelante
https://goo.gl/NrYQyL
celsoacelante
https://goo.gl/1iVfnc
celsoacelante
https://goo.gl/zYnb5b
celsoacelante
https://goo.gl/ZiYTRM
celsoacelante
https://goo.gl/YvvhMC
celsoacelante
https://goo.gl/qcFwaJ
celsoacelante
https://goo.gl/yGcsLm
celsoacelante
https://goo.gl/3YwzLf
celsoacelante
https://goo.gl/d6faEN
celsoacelante
https://goo.gl/tfEi9h
celsoacelante
https://goo.gl/5hMQpu
celsoacelante
https://goo.gl/WwcK4F
celsoacelante
https://goo.gl/DcrJpi
Rodolfo
Eu testo vários fones true wirelles vindos da china. Atualmente o meu favorito é o QCY T1C Mini . Custa na base de 100 reais e tem um som realmente supreendente.
Murilo Aquino
Comprei o Padmate PaMu ainda quando estava no indiegogo por $29. Sofri muito, sem saber se realmente chegaria. Até que chegou e considero a melhor aquisição de 2018.
Tiago Faustino
Cara, te dizer que tenho este mesmo problema quando atravesso a Av. Presidente Vargas aqui no Centro do Rio. O fone bluetooth engasga. Depois que atravesso pára. Doido isso.
Tiago Faustino
Realmente... Passou a data e nada...
André Albuquerque
Cadê o resultado da promoção?
LnZi
Estive na dúvida entre os 2 quando procurei um fone sem fio e também optei pelo Q29 Pro. Definitivamente é a melhor escolha, menos problemas e menor preço.
R0gério
Tenho um QCY QY19 (bluetooth com fio) há algum tempo, não apresenta problemas de conexão e ainda tem suporte ao aptX. Por outro lado, depois de menos de 2 anos a bateria mal aguenta uma hora de uso. Talvez o clima quente do lugar onde moro tenha acabado com a bateria. Em compensação, o X2T, que é true wireless comoT1Pro, volta e meia dá uma queda na conexão, dependendo da posição do smartphone. Acho que as antenas devem ser mais bem curtas que os modelos com fio, daí o tal problema. Mas pra treinar, tá de bom tamanho.
heitorvrb
Funciona individualmente sim
Guilherme Mileski
Ele funciona individualmente? Posso deixar apenas um fone ligado ou obrigatoriamente os dois?
Marcelo
Pensei que isso de falhar era pela distancia que o Bluetooth funcionava, mas voce fala que funciona ate 10 metros, um que eu tenho baratinho bluetooth quando vou caminhar com ele falha ate, posiciono o fone melhor ai para de falhar
celsoacelante
Até os AirPods falham, mas geralmente em avenidas abertas ou praia. Isso só acontece quando estou andando de bicicleta.
Vanderlei Gomes Fotografia
Tenho um chines de 80 conto que funciona muito bem , ele só da pau por segundos em 2 pontos um especifico na paulista e ao lado do CCO do brás de resto sem falhas engasgos nada , 400 conto ou mais num fone bluetooh é loucura, o soim nunca é como os fones com fio .
Fabio Alvez
Acontece isso com meu LG HBS800, quando ando na rua, em muito momentos o som picota bastante ou simplesmente desconecta ou pausa a música.
Lucas Carvalho
Vai ter review de importados a partir de agora?
Vegeta humilde
Peguei o 1000XM2, espero não me decepcionarO preço está até condizente com o preço dele em dólares, fico imaginando o motivo da "caridade" da sony
Gabriel B.R.
Eu tenho um fone dessa marca, e de fato dá muita interferência.
André Kittler
Pessoalmente odeio sony (marca boa mas que oferece um preço maior que todos, não sempre a maior qualidade), mas se alguém precisar fica a dica que recebi muito tempo atras:Sony SBH80.Uso a mais de ano. 7h+ de uso constante em uma carga. Qualidade sonora compatível com fones com fio de qualidade (isso é relativo.. em comparação ao meu uso não considero fones por menos de 100 reais como 'de qualidade').Uso todos os dias, normalmente ele fica na minha mochila, o foco é 100% do uso do celular sem o aparelho na mão. Ótima qualidade do mic em ligações (e comandos de voz).PS: na minha epoca era $400 o original desse.
heitorvrb
Tenho um QCY Q29 Pro e é meu fone de ouvido principal do smartphone. Uso o tempo todo e não tenho os problemas de conexão citados. O máximo que acontece é, dependendo da distância que fico do smartphone, o fone "escravo" começa a falhar antes do "mestre" perder totalmente a conexão. Deve ser um bug mas acaba se tornando uma feature, assim não perco nenhum som em um dos fones, mesmo que eu esteja me afastando do smartphone.