O Google deu mais explicações sobre como funciona a permissão para desenvolvedores acessarem o conteúdo de suas mensagens do Gmail. A empresa decidiu esclarecer alguns pontos depois que a questão foi abordada em uma matéria do Wall Street Journal.

Por meio de comunicado em seu blog, o Google admitiu que outros aplicativos têm acesso ao conteúdo dos seus e-mails. A empresa diz que oferece a integração para “você ter o melhor do seu e-mail”. Para isso, são impostas algumas barreiras para garantir que seus dados estão em segurança.

Google

Segundo Suzanne Frey, diretora da divisão de Segurança, Confiança e Privacidade do Google Cloud, há uma revisão em várias etapas antes que um app consiga acessar suas mensagens. Isso inclui “análise manual e automatizada do desenvolvedor, avaliação da política de privacidade e da página inicial do aplicativo para garantir que ele é legítimo, e testes para garantir que ele funciona como diz”.

Os aplicativos precisam atender a dois requisitos para serem aprovados. O primeiro deles é ser preciso quanto à forma como os dados estão sendo usados. “Os aplicativos não podem se passar por uma coisa e fazerem outra”, diz o comunicado.

O Google também afirma que os serviços precisam solicitar apenas as informações necessárias para o seu funcionamento. “Os aplicativos devem pedir somente os dados que precisam para sua função específica – nada mais”.

Mesmo depois de receberem a autorização, os aplicativos continuam sendo analisados. O objetivo é confirmar que a política ainda está sendo seguida. Caso algum deles descumpra a regra, o Google opta pela suspensão.

A empresa recomenda que os usuários utilizem suas ferramentas para ter mais controle sobre seus dados. É possível revisar quais aplicativos têm acesso à sua conta e checar se há algum problema com a verificação de segurança.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Isaias Freitas

"o sistema operacional da Windows" ?

Tori

E Windows 10 também não faz a mesma coisa né?
Nem Outlook? Nem Onedrive? Nem o Microsoft Office? Nem quaisquer app da Microsoft?
Caia na real, buss, qualquer coisa que tu usa tem alguém te vigiando.

SUPREMA AUTORIDADE MÁXIMA

Pois é man, esses eu chamo de #TechManja, os caras sacam mais das paradas do que os próprios engenheiros sêniors do time. Microsoft que é boba de não contratar os #TechManja =/

Marcelo

O cara anda com uma "tornozeleira eletrônica" no bolso, com uns 15 ou mais apps te monitorando de cabo a rabo, 24hs por dia, onde quer que vá...

Mas claro, o vilão é a telemetria de um pc fixo na mesa, ligado por umas 12hs +/-, e nem sempre todo dia, com uns 6 programas instalados e q em geral, não tem sensor de nada...

Mas fanboy é complicado...

Gertrudes, a Lhama

Pelo que entendi, eles só tem acesso ao email se ao logar com o Gmail no app, você explicitamente concordar com a permissão para "Acessar, ler e interagir com seus emails", não?

SUPREMA AUTORIDADE MÁXIMA

Tens credencial man? Sabes com quem estás falando? Sugiro que pesquises um pouco, pra não passar mais vergonha na internet ;)

santos

falou o cara de nick SUPREMA AUTORIDADE MÁXIMA (assim mesmo, em caixa alta).

SUPREMA AUTORIDADE MÁXIMA

Opa temos um especialista aqui. Por que não envias teu currículo à Microsoft, com certeza eles precisam de alguém com a sua capacitação para tirar a empresa da falência. Não pera.

santos

Windows 10 é uma desgraça, o sistema operacional da Windows mais invasivo já lançado: não respeita configurações pessoais, altera a revelia e tem programas nativos com o carisma de uma berinjela. .

Anacleto, o Pug

O.o

SUPREMA AUTORIDADE MÁXIMA

Aguardando os especialistas, aqueles que AFIRMAM que o Windows 10 vigia a pessoa etc. Formados no ITT Instituto de Tecnologia #TechManja ;)

wesley folly

Se isso é o que agente já sabe. Imagina o que não temos acesso :)
A poucos dias atrás gravei um vídeo abordando algumas questões de privacidade e anúncios do google e facebook. Se interessarem está aí o link -> https://youtu.be/qssiHQ30Kyg

Cristofer Macoy

Essa seria a hora perfeita para a concorrência fazer aquela jogada de marketing nas redes sociais, ou também estão com o rabo preso?

Bruno Sousa

Que lindo ver um pessoal passando aquele paninho no Google.

Carlin

Não importa os processos e as etapas que um app precisa passar para ter acesso aos emails, o problema é o simples fato de ser possível TER ACESSO AOS EMAILS!

Exibir mais comentários