O Google deu mais explicações sobre como funciona a permissão para desenvolvedores acessarem o conteúdo de suas mensagens do Gmail. A empresa decidiu esclarecer alguns pontos depois que a questão foi abordada em uma matéria do Wall Street Journal.
Por meio de comunicado em seu blog, o Google admitiu que outros aplicativos têm acesso ao conteúdo dos seus e-mails. A empresa diz que oferece a integração para “você ter o melhor do seu e-mail”. Para isso, são impostas algumas barreiras para garantir que seus dados estão em segurança.
Segundo Suzanne Frey, diretora da divisão de Segurança, Confiança e Privacidade do Google Cloud, há uma revisão em várias etapas antes que um app consiga acessar suas mensagens. Isso inclui “análise manual e automatizada do desenvolvedor, avaliação da política de privacidade e da página inicial do aplicativo para garantir que ele é legítimo, e testes para garantir que ele funciona como diz”.
Os aplicativos precisam atender a dois requisitos para serem aprovados. O primeiro deles é ser preciso quanto à forma como os dados estão sendo usados. “Os aplicativos não podem se passar por uma coisa e fazerem outra”, diz o comunicado.
O Google também afirma que os serviços precisam solicitar apenas as informações necessárias para o seu funcionamento. “Os aplicativos devem pedir somente os dados que precisam para sua função específica – nada mais”.
Mesmo depois de receberem a autorização, os aplicativos continuam sendo analisados. O objetivo é confirmar que a política ainda está sendo seguida. Caso algum deles descumpra a regra, o Google opta pela suspensão.
A empresa recomenda que os usuários utilizem suas ferramentas para ter mais controle sobre seus dados. É possível revisar quais aplicativos têm acesso à sua conta e checar se há algum problema com a verificação de segurança.
Com informações: The Verge.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
"o sistema operacional da Windows" ?
E Windows 10 também não faz a mesma coisa né?
Nem Outlook? Nem Onedrive? Nem o Microsoft Office? Nem quaisquer app da Microsoft?
Caia na real, buss, qualquer coisa que tu usa tem alguém te vigiando.
Pois é man, esses eu chamo de #TechManja, os caras sacam mais das paradas do que os próprios engenheiros sêniors do time. Microsoft que é boba de não contratar os #TechManja =/
O cara anda com uma "tornozeleira eletrônica" no bolso, com uns 15 ou mais apps te monitorando de cabo a rabo, 24hs por dia, onde quer que vá...
Mas claro, o vilão é a telemetria de um pc fixo na mesa, ligado por umas 12hs +/-, e nem sempre todo dia, com uns 6 programas instalados e q em geral, não tem sensor de nada...
Mas fanboy é complicado...
Pelo que entendi, eles só tem acesso ao email se ao logar com o Gmail no app, você explicitamente concordar com a permissão para "Acessar, ler e interagir com seus emails", não?
Tens credencial man? Sabes com quem estás falando? Sugiro que pesquises um pouco, pra não passar mais vergonha na internet ;)
falou o cara de nick SUPREMA AUTORIDADE MÁXIMA (assim mesmo, em caixa alta).
Opa temos um especialista aqui. Por que não envias teu currículo à Microsoft, com certeza eles precisam de alguém com a sua capacitação para tirar a empresa da falência. Não pera.
Windows 10 é uma desgraça, o sistema operacional da Windows mais invasivo já lançado: não respeita configurações pessoais, altera a revelia e tem programas nativos com o carisma de uma berinjela. .
O.o
Aguardando os especialistas, aqueles que AFIRMAM que o Windows 10 vigia a pessoa etc. Formados no ITT Instituto de Tecnologia #TechManja ;)
Se isso é o que agente já sabe. Imagina o que não temos acesso :)
A poucos dias atrás gravei um vídeo abordando algumas questões de privacidade e anúncios do google e facebook. Se interessarem está aí o link -> https://youtu.be/qssiHQ30Kyg
Essa seria a hora perfeita para a concorrência fazer aquela jogada de marketing nas redes sociais, ou também estão com o rabo preso?
Que lindo ver um pessoal passando aquele paninho no Google.
Não importa os processos e as etapas que um app precisa passar para ter acesso aos emails, o problema é o simples fato de ser possível TER ACESSO AOS EMAILS!
Como eu disse noutro site:
"estar numa 'esfera conectada' é correr esse tipo de risco. Não que eu concorde com isso, muito pelo contrário, mas ser ingênuo a ponto de achar que está "tudo bem", por usar o "básico" nas internets para garantir a privacidade é a maior ilusão que existe..."
Ps.: seu perfilzinho anônimo do Disqus não lhe salva.
A solução então é não dar permissão pra aplicativos de terceiros terem acesso à sua conta?
Me soa tão senso comum não dar permissão, mas parece que hoje em dia não é isso que o senso comum diz.
"Isso inclui “análise manual e automatizada do desenvolvedor, avaliação da política de privacidade e da página inicial do aplicativo para garantir que ele é legítimo, e testes para garantir que ele funciona como diz”."
Nao importa, eles continuam vendo meu e-mail. Isso já basta e é uma mer**.