Bug no WhatsApp envia seu backup inteiro de mensagens para a nuvem todo dia

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O WhatsApp oferece um backup na nuvem de suas mensagens usando o iCloud ou Google Drive. O upload costuma ser feito diariamente, incluindo apenas o que você recebeu desde a última vez. No entanto, um bug no aplicativo para Android está enviando seu arquivo inteiro de fotos, vídeos e grupos todo dia.

Para evitar que isso aconteça com você, é simples: atualize o WhatsApp para a versão 2.18.210 ou posterior — ela corrige o bug.

O usuário Gagan Rajput relata no Twitter que o WhatsApp passou a enviar 1,8 GB ao Google Drive todo dia, em vez de uploads diários que costumavam pesar apenas 100 MB.

Ele estava rodando o WhatsApp 2.18.207. Eu tive o mesmo problema nessa versão: meu backup de 1 GB foi enviado por inteiro no domingo (8). Após receber uma atualização para o 2.18.210, que não contém mais o bug, o aplicativo passou a subir apenas 76 MB ao Google Drive.

Dependendo do uso, o tamanho do backup pode ser enorme: alguns usuários fizeram upload de 4 GB, 10 GB, até 25 GB!

Faça backup apenas no Wi-Fi

Por padrão, o WhatsApp só faz o backup através de redes Wi-Fi, sem consumir do seu plano de dados. Para conferir, siga esse caminho no Android: Menu (…) > Configurações > Conversas > Backup de conversas.

A opção Fazer backup em deve estar configurada para Somente Wi-Fi:

Vale lembrar que, como diz o FAQ oficial, “arquivos de mídia e mensagens dos quais você fizer backup usando o Google Drive não ficam protegidos pela criptografia de ponta a ponta do WhatsApp”. O mesmo vale para o iPhone e o iCloud.

Com informações: Canaltech.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados