Início » Celular » Brasil passa de 4 mil cidades com cobertura de 4G

Brasil passa de 4 mil cidades com cobertura de 4G

André Fogaça Por

O Brasil já tem mais de 73% de todas as cidades com cobertura de redes 4G. O número foi divulgado nesta quarta-feira (1) e deixa claro que a liberação da frequência de 700 MHz foi importante para levar a quarta geração de conexão para mais de 4 mil cidades de todo o país.

Antena de celular

Este número foi levantado pela Associação Brasileira de Telecomunicações, que listou 248 novos municípios adicionados apenas nos seis primeiros meses deste ano, somados ao total de 4.071 cidades que agora contam com conexão 4G, o que corresponde a 94% da população brasileira e quase três quartos do número total de municípios brasileiros - segundo o IBGE, são 5.570.

O 4G, LTE lá fora, chegou ao Brasil em 2012 com o objetivo de entregar melhor qualidade de conexão para os jogos da Copa do Mundo e também para as partidas das Olimpíadas. O que facilitou a maior cobertura registrada em 2018 foi a liberação da rede de 700 MHz que antes estava reservada para a TV analógica e também a maior implementação da banda de 1.800 MHz.

Hoje o 3G alcança pouco mais do que o 4G, marcando 5.287 municípios com cobertura da banda larga móvel e o primeiro semestre de 2018 registrou aumento de 156 cidades nesta lista. Ainda sobre o primeiro semestre, metade de todos os chips móveis ativos contam com conexão de quarta geração e, somados, representam 118,2 milhões de acessos.

Com informações: Teletime e Convergência Digital.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wellington Gabriel de Borba

Cobertura 4G da TIM é factóide.

Fabio Santos

Em SP até me deram esta resposta no grupo do Site da página que a banda 1800mhz da tim que ajudou a deixar veloz a conexão do metrô, talvez no Rio de Janeiro a Tim faça o mesmo.

Byte

Bonito ter o 4G mas no interior só é para exibir na tela mesmo porque a velocidade continua a mesma do 3G

Marcelopoli Poli

Na minha casa só funciona 2g Tim parece que a Tim está pendurando antenas novas na erbs vão vê se melhora

Jefferson

Aqui funciona somente o 3G e pior, somente Vivo e Oi, Jordânia MG

Eduardo Braga

:(

Jefferson Rodrigues

Me pergunto como seriam os serviços de telecomunicações se ainda fossem estatais. Kkkk

Will

Se ajuda não funfou até agora, o único lugar que tenho sinal (as vezes) é na praça onze

Tiago Morais

Alguém sabe onde posso ver a lista de municipios com 4G 700 mhz que já estão ativo da tim?

Eduardo Braga

A frequência de 700mhz não ajuda nesse caso?

Felipe Silva

Compartilhamento de sitio poderia amenizar esse problema, mas é difícil das operadoras se entenderem, isso só melhorou um pouco nos últimos anos.

Will

Todo lugar que frequento no RJ o 4G funciona, exceto no metrô, poderia arrumar logo isso.

Lucas Fernando

A cobertura só não é maior por causa da burocracia e consequentemente o alto custo para implantar ERBs. Os principais ofensores são: Dificuldade (burocracia e também financeiro) em obter licenças nas prefeituras e problemas com vizinhança, muitas pessoas implicam com a construção de ERBs próximo a residências, escolas, hospitais e etc.