O YouTube é, sem sombra de dúvida, o maior repositório de vídeos da atualidade. De acordo com o Google, são mais de 2 bilhões – isso mesmo, bilhões – de vídeos reproduzidos diariamente. Um verdadeiro recorde e também um verdadeiro destruidor de banda. Meu problema com o YouTube é que, para cada vídeo bom publicado por lá, há pelo menos uns dez que não merecem a sua atenção.

Para evitar esse tipo de problema, é muito fácil: basta que os usuários passem a enviar seus vídeos particulares em modo privado. Sabe aquele casamento do amigo do vizinho de um primo na semana passada que não interessa a ninguém (como o do Roney, arre!)? Ou então um vídeo com fotinhos dos namorados, com música carregada de emoção ao fundo, na tentativa de uma reconciliação (tudo editado no Windows Movie Maker do XP, claro)? Tudo isso poderia desaparecer.

Agora eu te ensino como proteger os seus vídeos publicados no YouTube. Nenhum bisbilhoteiro vai ficar te perturbando depois que os passos simples desse tutorial forem tomados. Preste atenção:

1. O envio do vídeo é o primeiro passo. Depois de abrir a página inicial do YouTube, clique em Enviar vídeos (perto do campo de pesquisa do site). Uma nova página será aberta, a partir da qual o upload da sua superprodução será feito. Clique no botão amarelo Enviar vídeo e escolha o arquivo que será enviado.

2. Quando o upload do vídeo começar, você já vai poder editar as informações sobre o arquivo audiovisual, como título e descrição. Mas o que nos interessa são as opções na área Privacidade: você deve marcar Privado (pode ser visto por você e até 25 pessoas). Depois de fazer isso, clique em Salvar alterações. Edite o que mais for do seu interesse e deixe o vídeo ser enviado (isso pode demorar…).

3. Uma vez que o upload seja feito, vá na área de Meus Vídeos da sua conta no YouTube e clique em Editar naquele vídeo cujas configurações de privacidade você quer mudar.

4. Outra página de ajustes vai ser carregada, com configurações do seu vídeo. Nela você pode fazer de tudo, mas nosso foco é na área Privacidade. A opção Privado (pode ser visível para até 25 pessoas) deve estar ativada, mas com duas sub-opções desmarcadas. Ou seja, por enquanto somente você – ninguém mais – pode assistir aos vídeos.

5. Marque URL de acesso limitado. Assim que você fizer isso, poderá selecionar o endereço que começa com https://www.youtube.com/ logo abaixo da opção. É esse endereço que você deve usar na hora de recomendar o vídeo para seus familiares e amigos.

Pronto, mais um problema resolvido! Agora você vai ter seus vídeos no YouTube, porém com o direito de escolher que vai assisti-lo (ou não). Ah se todos os usuários do site de vídeos fizessem isso…

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

voyager

add varias copias

Bernardo Soares
Você pode, essa matéria já tem 7 anos.
Antelmo Rocha
Video privado visto apenas por 25 pessoas? Não pode deixar isso para ilimitado? Estou pensando em criar um canal do youtube para fins profissionais particulares voltados para empresa onde trabalho. Quero deixar os videos privados, apenas as pessoas que eu enviar o link podem visualizar, mas precisaria que essa quantidade seja bem superior a 25 pessoas. Desde já grato.
Guib Gamer
Se eu deixar um video privado e dps deixar publico notifi ca ?
Ronny
Compartilhei um vídeo privado, porém as descrições, o nome e a thumb do vídeo não aparece pra quem eu compartilhei, chegou acontecer isso com alguem ??
Clayton
Uma coisa que não encontri ali no texto. Acredito que toda essa privacidade não sirva pra muita coisa com relação a programas que fazem downloads dos videos, ou seja, se uma dessas 25 pessoas fizer download e mandar novamente, ja era a privacidade. Não quer se expor, não coloque nada comprometedor no youtube
Sr. Sem Papo
Mas o legal do YouTube de divulgar...essa privacidade de mais é ruim..assim como o orkut esta Hoje..
Alexandre
Boa dica, se todos fizessem isso, ia facilitar muito na hora de pesquisar videos no youtube.
gsctt
Leiam o comentário que deixei no post a respeito. Abraços!
@rafaeljamelao
Se você reparar, hoje o site mais acessado do mundo é o próprio google e também não está lista. Nem Orkut nem diversos serviços google. Tirando o blogspot não tem na lista nenhum serviço google. COmo é uma lista voltado para mercado publicitário. O próprio google já dispõe essas estatísticas no próprio Adwords. Ou não ... e to falando besteira e o google só não quer colocar as estatísticas deles no meio.
taiã
se o youtube tem mais de 2 BILHOES de videos reproduzidos por dia pq ele nao ta na lista go google? O.o (http://tecnoblog.net/25853/google-libera-lista-dos-1000-sites-mais-acessados-da-web/) ou seja... essa lista é FAKE!!! ;D