Como ativar a autenticação de dois fatores no Facebook

A autenticação de dois fatores é um recurso de segurança que ajuda a proteger sua conta no Facebook

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Facebook / Pexels

A autenticação de dois fatores (ou em duas etapas) é um recurso de segurança em sites de aplicativos que solicitam o seu login que ajuda a proteger sua conta — evitando, por exemplo, que alguém se conecte em seu nome ou roube suas credenciais de login e senha. Esse recurso também está disponível no Facebook e a recomendação é ativá-lo.

Quando você ativa a autenticação de dois fatores no Facebook (ou em qualquer outro aplicativo), será solicitado que você insira um código enviado por SMS ou por meio de outro aplicativo de autenticação de ID e confirme sua tentativa de login todas as vezes que alguém tentar acessar de um computador ou celular que não é o habitual (ou seja, não é o seu smartphone atual ou um computador de um amigo). Isso evita que outras pessoas tentem logar na conta já que não terão o código que enviado para você.

Ao ativar o recurso, você também pode optar por receber alertas quando alguém tentar entrar na conta usando um computador ou celular não reconhecido pela rede social.

Como ativar a autenticação de dois fatores no Facebook

Segurança Login Facebook
  1. Acesse o Facebook e vá até “Configurações”;
  2. Clique em configurações de “Segurança e login”;
  3. Role a tela para baixo para “Usar autenticação de dois fatores”;
  4. Clique em “Editar” você será enviado para uma página clique em “Começar”;
  5. Escolha o método de autenticação que deseja adicionar e siga as instruções;

    SMS
    Enviarão um código para o seu telefone para você fazer a configuração.
    Observe os dois dígitos finais são do número que você usa atualmente.
    É possível trocar, basta clicar em “Usar outro número”.

    Aplicativo de autenticação
    Configure um aplicativo como Google Authenticator para gerar códigos.
  6. Clique em “Ativar” depois de ter selecionado um método de autenticação.
Autenticação de dois Fatores Facebook

Será necessário configurar pelo menos um método para poder usar a autenticação de dois fatores. Há ressalvas para autenticação via SMS, prefira usar apps para acessar.

Agora, toda vez que você se conectar de um dispositivo ou localização incomum, o Facebook vai solicitar a camada de segurança extra. Após ter adicionado os códigos de mensagem de texto (SMS) ou um aplicativo de autenticação de terceiros (há vários deles gratuitos), você também poderá configurar métodos opcionais como: aprovar a tentativa de acesso de um dispositivo que reconhecemos; usar um de seus códigos de recuperação e chave de segurança física em um dispositivo compatível com o recurso.

Se você não informar e salvar o computador ou o smartphone que está usando atualmente, será solicitado que você faça isso quando ativar a autenticação de dois fatores. Dessa forma, você não precisará inserir um código ao entrar novamente.

Atenção!

Nunca clique na opção “Salvar este navegador” se você estiver usando um computador público que outras pessoas possam acessar. O Facebook precisa lembrar as informações do computador e navegador para que possa reconhecer você na próxima vez que você entrar no site da rede social. Alguns navegadores bloqueiam isso. Se você tiver ativado a navegação anônima ou configurado para apagar o histórico Web sempre que fechá-lo, você terá de digitar o código sempre que entrar no site do Facebook.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados