Início » Negócios » Apple finaliza aquisição do Shazam e removerá anúncios do app

Apple finaliza aquisição do Shazam e removerá anúncios do app

App é utilizado 20 milhões de vezes por dia para identificação de músicas

André Fogaça Por

No ano passado a Apple confirmou que estava levando para casa o Shazam, assinando um cheque de US$ 400 milhões (aproximadamente R$ 1,6 bilhão). Hoje (24) a compra foi finalizada e a primeira coisa que vai mudar é que em breve a empresa tornará o aplicativo completamente gratuito, removendo por completo qualquer publicidade que ainda aparece por lá.

O Shazam é um aplicativo que faz o trabalho de identificar uma música que toca em um ambiente, além de conseguir dar nome para alguns vídeos. “A Apple e o Shazam têm uma longa história juntos. O Shazam foi um dos primeiros apps disponíveis quando lançamos a App Store e tornou-se um aplicativo favorito para fãs de música em todos os lugares”, disse Oliver Schusser, vice-presidente do Apple Music. “Com amor pela música e inovação, nós estamos empolgados em reunir nossas equipes para fornecer aos usuários maneiras ainda mais incríveis para descobrir, experimentar e curtir músicas”, completa o executivo.

Segundo a Apple, o aplicativo é responsável por mais de 20 milhões de identificações de músicas a cada dia e já foi baixado mais de 1 bilhão de vezes desde seu início – marca alcançada em 2016. Nada foi falado sobre a versão do aplicativo para Android ou se o serviço será ainda mais integrado em produtos da marca, como já acontece hoje na Siri que utiliza o Shazam quando você pergunta que música está tocando.

Como a própria Apple criou e disponibilizou o Apple Music para dispositivos que utilizam o sistema operacional móvel do Google, é bem provável que o Shazam continue com seu nome separado da empresa de Tim Cook, assim como acontece hoje com a Beats.

Com informações: Apple.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

RB

Foi uma crítica, meu grande. Essa mesma Apple que está oferecendo vários softwares (lê-se 10 produtos) gratuitos, estava encorajando os desenvolvedores a cobrar da gente uma assinatura pela utilização dos seus apps; ou seja, fim dos apps que você paga uma vez e tem pra sempre.
Sou usuário Apple, mas convenhamos que a empresa anda bem 'rip-off' ultimamente.

Gaius Baltar

Ela fez isso com o Workflow. Como o Shazam já era multiplataforma continuará assim. Ele provavelmente ajudará na melhoria da IA da Siri e no direcionanento para o Apple Music/iTunes.

Felipe

O Shaazam é ótimo mas faz tempo que só identifico musicas que não sei o nome com o próprio aplicativo do Google que já vem no Android com o botão com nota musical ♪ , ai evito baixar mas um app

raphael_silva

Por que a empresa gastaria tempo e investimento em algo gratuito pra plataforma concorrente? O Google ganha nos seus aplicativos pra IOS.

Renan Alves

tira as propagandas e quando achar a musica leva para um link da iTunes simples

pedrowillyam

Hoje em dia o Shazam no Android faz com que a gente já ouça e salve a música descoberta no Spotify. Talvez se torne gratuito mas em troca disso ele perca essa funcionalidade pra salvar de forma nativa e mais rápida apenas pro Apple Music. Mas acredito que fique do jeito que tá e que no futuro a própria Siri é que vai utilizá-lo para identificar músicas.

Diogo

Mas aí ela não tem muitos, né? Só consigo me lembrar do Apple Music. E ele é pago mais por conta da assinatura, não por causa do app em si.

Gustave Dupré

Gratuito entre aspas, porque você precisa ter os dispositivos dela. Agora apps de multiplataforma grátis?

Robert Rey

Gosto muito do app, ja me ajudou bastante, mas por outras vezes me deixou bem frustrado também, não identificando músicas de artistas pouco conhecidos.

Diogo

Ué, em questão de software é bem fácil de acreditar. O próprio iOS e a suíte de escritório iWork são gratuitos...

RB

Apple oferecendo produto totalmente gratuito? É bem difícil acreditar.