A lista dos 500 maiores supercomputadores, publicada a cada dois anos, traz uma surpresa interessante: no mercado de computadores capazes de rodar Crysis, o Linux domina quase que totalmente como sistema operacional das máquinas. Inclusive, os primeiros da lista, justamente os mais velozes e com maior quantidade de processadores, rodam o Linux (imagina o que não dá pra fazer com o Cray XT e seus mais de 224 MIL núcleos de processamento).

Toda a porção mais clara são máquinas rodando Linux.

Alguns até rodam Crysis na qualidade e resolução máximas...

O motivo é simples: sistemas Linux são mais escaláveis, estáveis e possuem uma licença de uso que torna possível o uso sem custos astronômicos e uma estrutura que permite realizar todas as alterações necessárias no Kernel para que as máquinas rodem sem problemas. Isso mostra o poder do Linux para servidores e computadores específicos; só falta termos uma notícia como essa para Linux sendo usado em desktops. 🙂

Um gráfico interativo dos computadores pode ser visto na página da BBC, onde é possível listar os equipamentos de outras formas, além do sistema operacional: por velocidade, por tipo de uso, por país em que o supercomputador se encontra, pelo tipo de processador, e pelo fabricante.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Meira Ribeiro
Dê uma pesquisada também sobre o openSUSE... O Yast substitui 99,9999% o terminal.... Você não precisará abrir o Terminal para nada...
capitão-do-mato
já chegou e o resultado não é bom...
Nathanael Meireles
Na verdade com essa configuracao o windows nao sofreria com tela azul e lembrando que tela azul só ocorre quando algo está errado com o hardware ou software e lembrando ainda que existe no linux o kernel panic e assim como a tela azul existe a black screen..
Evânio Santos
kkk
Sr. Sem Papo
Ja pensou um Super Computador com tela azul? KKK Por isso rodão Linux...
JoseRenan
isso será daki quanto tempo vc acha? Uma vez li que o Linux cresce 400% ao ano, isso é ótimo. Como o linux representa (acho essa informação super ultrapassada) 1% dos computadores do mundo é só fazer as contas.
JoseRenan
Como assim? o que faz do Mac OS e do Linux parentes é o kernel, no entanto mac OS é baseado no freebds e não no Linux apesar de teram um kernel Unix. FreeBDS não é GNU/Linux!! :)
henriquejne
No futuro O sistema operacional Linux, é o mais usado em todo o mundo, fácil rápido e seguro, o Linux tornou-se em pouco tempo o SO mais usado em Desktops, servidores e nos mais diversos tipos de dispositivos, com seu código fonte aberto e disponível para quem quiser usar, modificar e distribuir, o SO Linux já é usado em mais de 90% dos desktops e servidores no mundo todo.
Marcell Almeida
Pena que o linux não é tao usado no Desktop e por isso alguns programas nao rodam, nem com o wine ;(
Bruno Gall
O Mac Os X é Unix/Linux
JoseRenan
agora estou usando Windows, mas meu sangue é Unix positivo.
JoseRenan
concordo, mais enquanto nenhum é perfeito fico com o GNU/Linux ou Mac OS
WinLinMac
Eu não fico de nenhum dos lados, pois cada sistema tem suas qualidade e defeitos. Não existe sistema perfeito. Por isso acho que OS é uma questão de escolha.
Ézyo Lamarca
Esses teus amigos "muçulmanos" devem usar algum Linux muito velho (culpa do bloqueio de Israel!). Já que moras no Brasil e tens acesso à Internet, baixa o Ubuntu 10.04 ou o Fedora 13 pra ver o que é o Linux atualmente!
Ézyo Lamarca
"colcha de retalhos" é o Windows(R) que usa código alheio! O Linux foi escrito do zero, e tem o código auditado por milhares de programadores.
Exibir mais comentários