Google Assistente ganha teste vocacional, dicas para Enem e resumo de livros

Google Assistente recebeu comandos voltados para educação; Enem será realizado entre 4 e 11 de novembro

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Assistente. Imagem: Tecnoblog

O Google Assistente está recebendo novos comandos voltados para educação, com teste vocacional, resumo de livros em áudio, e dicas de assuntos que podem cair no Enem. Além disso, a busca do Google por “Enem” terá uma caixa especial nos resultados, com informações sobre a prova e datas importantes.

Por enquanto, a busca do Google traz apenas as datas importantes do Enem: o registro foi feito entre 7 e 18 de maio; o exame será realizado entre 4 e 11 de novembro; e os resultados devem estar disponíveis em janeiro de 2019.

Google Assistente tem novos chatbots de educação

Enquanto isso, o Google Assistente ganhou chatbots feitos pelas empresas 12min, Adtalem, Estácio, Mito Games e Senai. Alguns funcionam muito bem; outros, nem tanto.

Você ativa o chatbot mais interessante dizendo “OK Google, falar com o 12 minutos“. O serviço oferece audiobooks com resumo dos livros que devem cair no Enem, como Vidas Secas, Macunaíma e Memórias Póstumas de Brás Cubas. Toque em um deles e ouça o áudio direto no Google Assistente, sem abrir outro app.

Ao dizer “OK Google, falar com o Senai“, você poderá obter uma explicação básica sobre cursos profissionalizantes e onde trabalhar. Ele também promete responder perguntas sobre temas estudados nos cursos, mas por enquanto só trata do básico sobre eletricidade (“o que é um átomo?”). A orientação profissional é um link para o site do Senai.

O comando “OK Google, falar com Enem Dicas” descreve brevemente alguns possíveis temas da redação (fake news, avanço tecnológico) e faz uma pergunta sobre lógica. Se você quiser mais, o chatbot recomenda que você baixe o Enem Game. É basicamente isso.

Se você disser “OK Google, falar com o Rota das Carreiras“, isso ativa um teste vocacional feito pela Estácio. Ele pergunta sua disciplina favorita na escola, o que você quer conquistar (ficar rico, inventar algo novo, ajudar as pessoas etc.) e sua missão no mundo (descoberta, cura, justiça etc.).

A partir disso, o chatbot sugere uma profissão. Com as escolhas que eu fiz no teste, ele me sugeriu engenharia ou administração. Aí acontece algo estranho: você é redirecionado ao Facebook Messenger para conversar por lá. O chatbot foi criado inicialmente para o Messenger e, acredito eu, adaptado para o Google Assistente — mas não passou pela transição completa.

Por fim, temos o “OK Google, falar com Enem 2018“. Ele não está funcionando muito bem. Primeiro, ele pergunta qual disciplina eu quero conferir; digo “matemática”, ele responde que essa matéria “é um sucesso”… e para por aí.

Se eu falo “química”, ele responde que a disciplina está na prova de ciências humanas (na verdade, fica em ciências da natureza; as ciências humanas são História, Geografia, Sociologia e Filosofia). Ele também diz que “vale muito a pena estudar esses assuntos:” e não fala mais nada.

Ainda assim, é uma prova de que o Google Assistente está ficando mais poderoso: ele permitirá chamar um carro pela 99, pedir comida pelo iFood, ou reservar uma mesa no Restorando. A operadora Vivo também vai integrar seu chatbot Aura para consulta de saldo, fatura e consumo de dados.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados