Início » Demais assuntos » Paul Allen, cofundador da Microsoft, morre aos 65 anos

Paul Allen, cofundador da Microsoft, morre aos 65 anos

Ele lutava contra um linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer. Allen fundou a Microsoft em 1975, com Bill Gates.

Paulo Higa Por

O empresário, investidor e filantropo Paul Allen, mais conhecido por ter fundado a Microsoft em 1975 com Bill Gates, faleceu nesta segunda-feira (15) aos 65 anos. Allen lutava contra um linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer.

A morte foi divulgada pela Vulcan Capital, empresa de investimentos fundada por Allen. “Meu irmão foi um sujeito incrível em todos os níveis. Enquanto a maioria conhecia Paul Allen como um especialista em tecnologia e filantropo, para nós, ele era um irmão e tio amado, e um amigo excepcional”, disse a irmã Jody Allen no comunicado, que informou que o falecimento aconteceu em decorrência de complicações da doença.

Paul Allen (Foto: Wikimedia Commons)

O linfoma não Hodgkin ocorre quando o corpo produz muitos linfócitos anormais, um tipo de glóbulo branco, causando inchaço dos gânglios linfáticos, febre e dores no corpo. A doença afeta principalmente pessoas com mais de 60 anos, e os tratamentos podem incluir quimioterapia, radioterapia e transplante de células-tronco.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, declarou que as contribuições de Paul Allen para a empresa, a indústria e a comunidade são indispensáveis. “Como cofundador da Microsoft, à sua maneira quieta e persistente, ele criou produtos, experiências e instituições mágicas e, ao fazer isso, mudou o mundo. Eu aprendi muito com ele — sua curiosidade e busca por altos padrões vão continuar a inspirar a mim e a todos nós na Microsoft”, disse Nadella.

Quem foi Paul Allen

Allen nasceu na cidade americana de Seattle, estudou na Universidade do Estado de Washington por dois anos e desistiu da faculdade para fundar a Microsoft em 1975, com seu colega de escola Bill Gates. Em 1983, ele renunciou ao cargo de vice-presidente da Microsoft devido à doença de Hodgkin, cujo tratamento foi bem sucedido. Allen passou por um tratamento para um linfoma não Hodgkin em 2009, mas a doença voltou em outubro de 2018.

Paul Allen (à esquerda) e Bill Gates (à direita), em 1981 (Foto: Microsoft)

Paul Allen (à esquerda) e Bill Gates (à direita), em 1981 (Foto: Microsoft)

Fora da Microsoft, Allen fundou a Vulcan Capital em 1986 para gerenciar seus investimentos. Ele foi considerado o 44º mais rico do mundo, segundo a revista Forbes, com uma fortuna estimada em US$ 20,5 bilhões. O empresário doou parte de seu dinheiro para financiar pesquisas sobre o cérebro, e já havia afirmado que deixaria pelo menos metade de sua fortuna para a caridade.

Ele detinha participações em times esportivos, como o Portland Trail Blazers, da NBA, e o Seattle Seahawks, da NFL. Um dos projetos recentes de Allen é o Stratolaunch, uma aeronave para lançar veículos espaciais. Com seis motores, envergadura de 117 metros e duas fuselagens de 72 metros de comprimento, o avião promete ser o maior a entrar em operação.

Com informações: Bloomberg, Reuters.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pereira

Se eu soubesse que ele era dono dos Seahawks teria secado menos o time nos anos anteriores :-/

Kodos Otros

Por falar nisso, como está a situação do ShowBox? Fechou mesmo?

Eric Viana

Não acho que vá se perdendo... é a progressão natural das coisas.
Veja por exemplo Jobs, até hoje ainda usamos o nome dele quando a Apple faz uma barbeiragem. Ele deixou uma marca. Talvez, essas marcas e atitudes sejam a única forma de ser imortal.

Cristina Nascimento

Adorei o emoticon do 1º vídeo, Toad, bem a tua cara ele, rs.

Cristina Nascimento

Q doido, um sujeito deu "Amei" no Responses ali em cima!

Felipe Liʍa

So q ao contrário da Apple! Enquanto Bill cuidava do software, o Paul era o cara dos negócios!

Breno

R.I.P. Paul Allen

Matheus Gonçalves

Além disso ele ajudou a salvar o Cinerama, um dos cinemas mais legais de Seattle:
https://cinerama.com/Histor...

Matheus Gonçalves

E esse vídeo sobre o MoPOP, um museu da cultura geek, cultura pop e sci fi no coração de Seattle: https://www.youtube.com/wat...

Matheus Gonçalves

Pra quem tiver curiosidade, sobre esses museus, fiz um vídeo sobre o Living Computers Museum: https://www.youtube.com/wat...

Matheus Gonçalves

Desde que eu mudei pra Seattle eu passei a dar ainda mais valor a quem foi Paul Allen, devido à todas suas contribuições pela tecnologia e a forma com ele investiu na cultura local, e sua dedicação pra manter viva a história da tecnologia.

Eliézer José Lonczynski

Tão triste que nossa história da tecnologia da computação pessoal ainda que tão recente vá se perdendo, e a gente com a vida tão corrida acaba não tendo noção disso.

Highlander

Puxa que pena, mas eu sabia que ele não estava bem porque eu acompanho a NFL, ele era dono do Seattle Seahawks, ele comprou essa franquia para impedi-la de ir para Los Angeles.

Alisson Santos

Vejo o Allen como uma espécie de Wozniak da Microsoft: a pessoa que esteve na fundação, saiu durante a expansão e por isso acabou não tendo o mesmo reconhecimento público do sócio. Mas diferente do Woz, o Paul Allen era o homem de negócios da dupla.