Início » Telecomunicações » Brasileiros recebem 37,5 ligações de telemarketing em média todo mês

Brasileiros recebem 37,5 ligações de telemarketing em média todo mês

Brasil é terceiro país com mais chamadas de spam no mundo; entre os culpados, estão as operadoras e as empresas de cobrança

Felipe Ventura Por

Cada brasileiro recebe, em média, 37,5 ligações "spam" por mês, segundo um estudo da Truecaller. Esse é o maior valor entre os países da América Latina, e cresceu 81% em relação ao ano passado. Entre os principais culpados, estão as operadoras de telefonia, empresas de cobrança, além do velho telemarketing.

Como bloquear ligações de números indesejados no Android

Os serviços não-solicitados que mais ligam para os brasileiros são as operadoras (33%), empresas de cobrança (24%), telemarketing (12%) e serviços financeiros (10%). Há ainda as chamadas indesejadas genéricas, que compõem 21% do total. Números identificados como golpe correspondem a 1%.

Isso "pode ser traduzido não apenas como um incômodo, mas também como um fenômeno que pode ter efeitos negativos sobre a produtividade de um funcionário ou ao tempo valioso dedicado à família ou aos amigos", diz Nick Larsson, chefe de novos negócios da Truecaller, em comunicado.

O Brasil é o país com o maior número de usuários do Truecaller; são 3,1 milhões. A cada mês, o app bloqueia 7,5 milhões de telefonemas indesejados e 1,7 milhão de SMS no país. Inclusive, a empresa diz que 46% de todos os SMS recebidos pelos brasileiros são spam.

Os dados do estudo foram coletados anonimamente através do Truecaller entre 1º e 30 de junho de 2018. Ele inclui chamadas identificadas pelo app como spam, e ligações marcadas como spam pelos usuários.

Anatel quer regular telemarketing no Brasil

Este ano, a Anatel recebeu sugestões da sociedade para regular o telemarketing no Brasil. A ideia é "criar um cadastro para bloqueio de ligações e mensagens" que poderia valer para todo o país. Atualmente, existem iniciativas espalhadas pelos estados, como a lista de bloqueio da Fundação Procon-SP.

Recentemente, o Procon-SP multou 20 empresas que ligaram para pessoas na lista de bloqueios a telemarketing. Isso inclui operadoras, bancos e lojas do varejo online. No total, a punição foi de R$ 80 milhões, mas o valor pode ser questionado na Justiça.

Entre as principais queixas recebidas pelo Procon, estão as robocalls (ligações que na verdade tocam uma gravação) e chamadas que desligam na sua cara ou ficam no mudo. Existe um sistema de telemarketing que disca para uma lista enorme de contatos, e então interrompe a chamada se não houver atendentes para falar com você.

No final do ano passado, um relatório da Truecaller revelou que o Brasil é o terceiro país com mais chamadas de spam no mundo, ficando atrás somente da Índia e dos EUA. É um problema com o qual teremos que lidar — ele já se tornou muito grande, e deve piorar.

Com informações: Truecaller, Mobile Time.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Geraldo Lopes
Valeu...
betacaroteno
Configurações >> Bloquear >>Como bloquear chamadas >> Rejeitar automaticamente. Em Geral >> Feedback do discador eu deixo como Silencioso.
Geraldo Lopes
Onde tem essa configuração? Uso o Truecaller Premium 10.0.11...
marcos_5000
Cadê os comentários das pessoas falando que o estado/governo não deveriam se meter? RsrsMas tenho um Redmi, e a MIUI tem um bloqueio integrado bom, que configurei pra deixar passar apenas ligações do meu DDD ou de números da minha lista de contatos.
RABUGENTO SFQNS
Há muito tempo eu decidi comprar nada de quem me enche o saco.Se todas as pessoas fizessem isso, acabaria o tal de telemarketing.
RABUGENTO SFQNS
Diga aí o seu número para confirmarmos! ;)
RABUGENTO SFQNS
Será que são as empresas de pesquisa computando as ligações e dizendo que pesquisaram?
CaioAC
Eu não sei se REALMENTE funciona, eu me cadastrei um tempo atrás e percebi uma dimibu, mas o Procon do estado de São Paulo, tem um serviço de cadastro de número para que ele seja retirado das listas:http://www.procon.sp.gov.br...
thiagones80
já tentei de tudo. ficar em silêncio, falar alô, dizer que tá ligando pro capeta. Sei lá. hahaha Meu número está comigo a muuuitos anos mas mesmo assim parece que alguém em 1993 se endividou e não pagou. hahahaha
S Y N T H W A V E + L O V E R
Carai, eu sou muito underground. Não recebo essas perturbações.
Vitor Aleksandr
Aqui nos EUA devo receber 37,5 por dia. Sempre bloqueio os numeros e eles sempre dao um jeito de ligar de outro...
emailx45
meu testemunho veridicamente comprovado com protocolo Anatel e Tim (não vou disponibiliza-lis, naturalmente)desde 2015 ligações em varios horarios entre 08:00hrs e 21:00hrs. okporem em 2018 a coisa ficou BRAVA!durante 2meses entre 09:09hrs e 21:00hrs a cada 4 (quatro) minutos 3 numeros se revesavam a me chamar.Com Antivirus AVG free eu fui bloqueando porem o aplicativo ia fazendo a gravação no seu historico.o telefone ja não mais me incomodava em apresentar as chamadas.. graças ao aplicativoresumo:24 paginas de MSWORD tamanho A4 com "prints" das telas do smartphone foram enviadas à ANATEL e somente 2 (meses) depois de muitos contatos com a TIM e ANATEL pude ter sossego.Agora muito exporadicamente aparece uma e outra chamada infernal.Origens principais:011 Sao Paulo era campeão031 Minas Gerais021 Rio de Janeiro048 Santa CatarinaSempre ligações "mudas" na maioria das pouquissimas e primeiras vezes que eu atendia e SEMPRE ESPERAVA O INTERLOCUTOR INICIAR A CONVERSAÇÃO, naturalmente pois eu ja sabia que o nunero não era do meu rol de numero de contatos.enfim hj ta bem melhorA estrategia é se for atender NÃO DIGA NADA DEIXE QUE O CHAMADOR FALE OQ QUISER.APOS TERMINAR, BLOQUEIE O NUMERO COM O ANDROID OU ALGUM APP COMO UM ANTIVIRUS COM ESTA FUNÇÃO.O AVG ANTIVIRUS VC PODE BLOQUEAR USANDO O "ASTERISCO" ASSIM VC PODE BLOQUEAR UMA REGIÃO INTEIRA OU PARTE DELA, COMO021* = TODOS NUMEROS COMEÇADOS POR 02100* = TODOS INICIADOS POR "00" o mais comum0113333* = idem acima na explicaçãoou o nunero completo se preferir, obviamenteetc... inclusive SMSs
Mickão
Eu não recebo nenhuma porque cadastrei meu número no serviço de bloquei do Procon. Se não estou enganado só é válido para o Estado de São Paulo, mas funciona bem.http://www.procon.sp.gov.br...
John Smith
Até onde entendi a legislação protege o destinatário das chamadas, não importando onde esteja quem está chamando.Se não fosse assim não faria sentido, teríamos que cadastrar em todos os estados.
John Smith
Já tem anos, hehe. Mas não respeitam mesmo.
Fabiano
Esse bloqueio é do Procon, que é municipal. A teoria é ótima, mas eu cadastrei meu número para não receber mais chamas e de nada adianta. Continuo recebendo chamadas da mesma forma. Especialmente da English Live. É email e ligação.
Humberto Machado
Cadastrou o fixo?
Humberto Machado
compartilho desse mesmo sentimento
Amarildo
Eu já falei alô várias vezes, mas mesmo assim eles desligam. Vi numa reportagem de que são robôs que fazem essa ligação automaticamente, e que ao atender, se houver algum atendente da empresa disponível para falar contigo, aí ele repassa a ligação ao funcionário, caso contrário, ele desliga na sua cara.
Amarildo
Estamos no mesmo barco. De um mês pra cá tenho recebido uma média de 5 ligações por dia. Meu celular é um Samsung, ele já tem um sistema integrado que informa que a ligação é spam e às vezes informa o nome da empresa, tenho dezenas de números bloqueados. Mas não adianta, eles ligam de números diferentes. É uma praga.
Humberto Machado
Me inscrevi .Glória a Deuxx
Yamaha Mt-09
Depois que instalei Whoscall isso caiu pra menos de 6.
betacaroteno
Configurou errado. O Truecaller corta a ligação. Pra quem liga é como se caísse na caixa postal. E não toca pra vc.
Paçaro
Eu nunca recebo ligação de spam. Nunca.
PVH
tem dias q recebo 90, 100, mas o recorde foi 114....
Bruno
Cadastrei meu número em um serviço do PROCON que impede essas ligações meses atrás e desde então nunca mais fui importunado. Recomendo.
Luander Falqueto Beltrame
Acho até que poderiam adicionar essa dica na matéria.
Bartowski
Eu uso o whoscall, dá pra configurar pra não tocar o telefone e nem mostrar a chamada bloqueada no push
Vanderson Lima
Eu já tentei trocar de número mas foi pior pq passei a receber cobranças de pessoas que não conheço. Acabei voltando para o meu número anterior e bloqueando todas as ligações com DDD fora da minha cidade. Fico me perguntando se os nossos queridos políticos não sofrem com isso? Tá na hora de fazer umas regras para esse tipo de coisa, não acham?
Geraldo Lopes
Queria um aplicativo que bloqueasse o spam sem o celular tocar. O Truecaller deixa o aparelho tocar e apenas mostra como spam.
Eduardo Braga
Não é só pros ddd do estado não?
Eduardo Braga
[OFF
André G
Uma época que era obrigatório ter um telefone fixo em casa eu abri o telefone e removi o "alto falante" dele pra não tocar mais.
André G
Instale o Whoscall que lá já tem praticamente todos os números de operadoras cadastrados, aí se alguém te ligar vc já sabe que é da Claro antes de atender.
André G
Um amigo meu saiu da Tim e foi pra Claro, mas fez portabilidade do número. Por quase um mês ele recebeu ligações da Tim perguntando os motivos dele ter trocado de operadora e também ligavam pedindo pra ele voltar, que eles iriam oferecer um plano bem melhor e mais barato.
André G
Eu recebia ligações da Vivo umas 5 vezes por semana me oferecendo novos planos, instalei o Whoscall e aí passei a bloquear todas essas chamadas, mas sempre apareciam as notificações quando eles tentavam me ligar ou até mesmo ligavam por um número novo.Até que decidi testar o Vivo Easy, aí pararam de me ligar. E gostei do sistema do Easy, recomendo. Tem o código 5GBFREE que te dá internet grátis ao começar a usar o app.
Keaton
Todo mes...? Desde que começou as eleições, esta foi a média diária. ...
Alexandre Roberto
ha pouco mais de 1 mes, passei a receber mais de 20 ligacoes diarias da sky me oferecendo tv, inclusive com ligacoes apos as 20h....por 2 dias, liguei p eles, protocolei reclamacao na ouvidoria e a coisa nao mudoua partir de entao, dei de uma de doido postando reclamacao em tudo q e perfil deles no face e registrei reclamacao na anatel....ai disseram que levaria ate 5 dias para tirar meu numero do sistema.Cada ligacao que vinha de um novo numero ....e registrei um total de 17 numeros diferentes de ddd 11, 63, 67 e 51o negocio foi instalar um app bloqueador de chamadas e continuar postando mensagem negativa sobre a empresa em todos os perfis dele...depois dos tais 5 dias realmente pararam e o app nao registrava maia ligacoes bloqueadas....mas mesmo assim, nao o desinstalo mais...Tem que ser muito sem nocao para acreditar que atormentar alguem com mais de 20 ligacors diarias tenha algum efeito diferente de despertar odio por tal empresa e desperte a vontade de adquirir um produto deles
johndoe1981
Robocall é tipo aquela mulher perguntando "alô, tá me escutando"? Como me dá ódio essa ligação. Pior que eu fiz cag... de comprar um telefone fixo sem bloqueador de chamadas, se arrependimento matasse...
zoiuduu .
umas pessoas me ligam e dizem,,,,,alguém aí? alguém aí?È golpe hein
John Smith
"Atualmente, existem iniciativas espalhadas pelos estados, como a lista de bloqueio da Fundação Procon-SP"E que não serve pra nada, pois pelo menos aqui em MG estou cadastrado há tempos mas recebo essas ligações incessantemente no fixo.
tuneman
você fala "Alô" ao atender?eu acho que é uma máquina que vai discando automaticamente e ao sinal de "alô" ela repassa para o primeiro atendente disponivel.me ocorreu isso algumas vezes e falei pro atendente que não conhecia a pessoa que eles estavam procurando...., diminuiu drasticamente o numero de chamadas.
Jão ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Olha só, que coincidência, vi uma matéria igualzinha no Gizmodo.
betacaroteno
Alguém está recebendo por mim. Não recebi nada... Sinal de que esse bloqueio que fazemos no site do Procon funciona mesmo!
7csP9tkb
Creio que eles devem ir ligando de forma sequencial para cada DDD. Desse jeito não adianta ser um número novo, uma hora vão ligar para você assim mesmo.
Rafael Sá Jacques
Eu recebo em média 6 por semana
Bernardo Rosenfeld M.
Se o sistema de telefonia (ao menos de residência), não fosse tão MEDÍOCRE dava para ir bloqueando pelo sistema telefônico igual a um celular. Como não é o caso, tem que ficar indo atrás das madames, tomando um tempo desgastante por vezes. Mais incrível é como já citei em alguns comentários com mesmo tipo de notícia quando empresas diversas ligam atrás de alguém que não existe, falo pros mesmos e "desculpe, dentro de 48h descadratraremos esse número", mal passa uma semana e volta... um nojo. E lembro de alguém nos comentários também ter dito o funcionamento porco desses que telefonam.
Luander Falqueto Beltrame
Desde que cadastrei meu número no bloqueio de telemarketing do Procon não tenho recebido essas ligações, Glória a Deuxx!
Gustavo Saez
Já tem reclamação no reclame aqui e no Consumidor.gov.br
Gustavo Saez
Que sorte a minha, sou um cara acima da média, porque só hoje foram 16 ligações!Empresa Concilig atras de Tobias!
Thiago Moraes
Eu jã bloqueei tantos números. Infelizmente quando formatei meu celular os números tudo voltaram a ligar rsrsrs estou rebloqueando tudo kkk
Thiago Moraes
tamo junto
Wellington Gabriel de Borba
O que me irrita é eu ativar um chip novo e já receber no dia seguinte ligação de telemarketing e cobrança.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Eu recebo ligação de spam seguido, o estranho é que de um número de celular.
Alisson Santos
A Claro todo santo dia me liga pelo menos duas vezes ao dia para que eu faça upgrade no plano. Já disse várias vezes que não tenho interesse, mas mesmo assim continuam ligando. Não adianta bloquear o número porque cada ligação é de um número diferente. E o pior é que às vezes ligam de vários DDDs e não somente 11. Queria que meu estado tivesse aquela lei que obriga todas as empresas a removerem meu número se assim eu desejar. E eu desejo.
thiagones80
Nos últimos dias estou recebendo muito mais ligações de SPAM que o normal. E elas não completam, não dá sequer pra xingar quem ligou. Acho que estou bloqueando de 5 a 10 números por dia.