Início » Celular » TSE faz oito sugestões ao WhatsApp para conter notícias falsas em eleições

TSE faz oito sugestões ao WhatsApp para conter notícias falsas em eleições

TSE apresentou ao WhatsApp oito sugestões da SaferNet para combater desinformação, fake news e conteúdo fraudulento

Felipe Ventura Por

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) fez uma reunião com o WhatsApp e discutiu oito soluções para reduzir a disseminação de notícias falsas na plataforma. Isso inclui adotar medidas que já valem na Índia, como limitar o encaminhamento de mensagens para até cinco pessoas ou grupos; e incorporar checagem de fatos ao aplicativo.

Foto por Alfredo Rivera/Pixabay

A proposta foi elaborada pela SaferNet, organização que faz parte do Conselho Consultivo para Internet e Eleições do TSE. Thiago Tavares, presidente da ONG, fez 8 sugestões para evitar a desinformação no WhatsApp durante campanhas eleitorais, combatendo fake news e conteúdo fraudulento.

Tavares diz ao UOL Tecnologia que a reunião de terça-feira (16) "foi produtiva e esclarecedora; o WhatsApp manifestou interesse e disposição em colaborar com o TSE". No entanto, o aplicativo não se comprometeu a fazer nenhuma das alterações propostas.

Em comunicado, o WhatsApp diz que baniu "centenas de milhares de contas" durante as eleições, e que tem sistemas para detectar spam e combater desinformação:

O WhatsApp tem proativamente banido centenas de milhares de contas durante o período das eleições brasileiras. Temos tecnologia de ponta para detecção de spam que identifica contas com comportamento anormal ou automatizado, para que não possam ser usadas para espalhar spam ou desinformação"

As sugestões da SaferNet para o WhatsApp

A SaferNet sugeriu reduzir o limite de encaminhamentos para cinco pessoas ou grupos, como foi feito na Índia. Em outros países, como o Brasil, você pode repassar uma mensagem para até 20 contatos por vez.

Outra recomendação é remover o botão Encaminhar ao lado de mensagens de áudio e vídeo, mas só durante as eleições e período de campanha. Além disso, o WhatsApp deveria limitar o número de grupos dos quais um usuário pode participar (atualmente não há limite); e restringir para 499 a quantidade de grupos que um usuário pode criar (hoje são até 9.999).

O WhatsApp poderia seguir o exemplo do Facebook e inserir mecanismos de checagem de fatos dentro do aplicativo. Também seria interessante avisar ao usuário, antes de compartilhar, se um conteúdo for falso — isso seria feito através do hash que identifica arquivos de mídia (imagens, vídeos, áudios), e que fica armazenado nos servidores.

Por fim, a SaferNet pede que o WhatsApp trabalhe com o TSE e com a sociedade para conscientizar os usuários; e sugere uma parceria entre o aplicativo e estudiosos sobre fake news.

Esta é a lista das 8 sugestões:

  • reduzir o encaminhamento para até cinco pessoas ou grupos (em vez de 20);
  • eliminar o botão de encaminhamento ao lado de mensagens de áudio e vídeo;
  • reduzir o número de grupos que um usuário pode criar de 9.999 para 499;
  • definir um número máximo de grupos dos quais um usuário pode participar simultaneamente;
  • inserir mecanismos de checagem de fatos e verificação de notícias falsas dentro do WhatsApp, tal como a ferramenta de contexto do Facebook;
  • avisar ao usuário se um conteúdo é considerado falso, antes de ser encaminhado para grupos ou múltiplos contatos;
  • trabalhar em conjunto com o TSE, meios de comunicação e sociedade civil para conscientizar os usuários sobre o WhatsApp;
  • trabalhar com especialistas acadêmicos no Brasil para estudar a disseminação de fake news no país.

Com informações: UOL Tecnologia, Porta 23.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

reskoma25
Loоking for sеxting https://www.google.com/#btn... Add me, my id 751873
disqus_tVlVZQTBXS
jrmalafaia but
zoiuduu .
ôooh meu filho, ele quis suspender, daí viu que o povo não gostou e mudou o pedido do tse pra limitar.
zoiuduu .
Mas até vc vendo o print vc ainda quer inventar desculpa pro PSOL mininu? vai lá e busca isso no google pra vc ver com seus olhos
zoiuduu .
Peraí,, no título da matéria quem dá sugestão é o TSE, mas no texto quemd á sugestão é SaferNet,, que bagunça é essa?
johndoe1981
da pra perceber q vc eh um canhoto fanático... e bom procurar especiapistas, faz bem a saude! ja tentou algum psiquiatra? ou terapia com floras?
Felipe Liʍa
da pra perceber q vc esta fora de serie... e bom procurar especiapistas, faz bem a saude! ja tentou algum psiquiatra? ou terapia com floras?
Leonardo Souza
Todas as versões tem... desde a ultima atualização.Conta pessoal... uso sim!Conta Business... também
Saotome Ranma
migo vc tah usando conta pessoal do whats pra trabalho?!a versao business nao tem essa limitaçao
Vitor Hugo
a verdade dói? hehehe
Bernardo Rosenfeld M.
Olha que em toda disputa de segundo turno é uma atira pra cá e pra lá, mas esse ta vergonhoso o nível de um certo...
Bernardo Rosenfeld M.
Nem perde tempo com esse cara também, johndoe89, socialisteen dos mais mequetrefes e ainda usa de desculpas esfarrapa da militância querida. Até hoje espero ele me responder sobre qual candidato iria votar quando quis me afrontar com falácias de ignorante, só que né, nem precisamos saber com um teor desses escrito.
Bernardo Rosenfeld M.
Nem perde tempo... esse povo não raciocina direito e zomba dos outros.
Frederico Martins
Ainda to querendo saber o que é nexo democrático. KkkE na boa, alguma que se informa pelo Kim sei-lá-o-que, merece nem discutir. 😂😂😂
Frederico Martins
Enquanto o usuário for mal-educado podem fazer o que for, sempre haverá disseminação em massa.
johndoe1981
Mimimimimimimi... Para de latir um pouco aí e leva a sua história e sociologia inúteis pra Venezuela ou Cuba não enche o meu saco seu verme esquerdista. Paga de intelectual socialista aí mas só deve ter matéria fecal na cabeça pra defender essa ideologia doentia. E não me enche o saco porque já tá fedendo de tanta de m... que você escreve.Você quem começou a me xingar e depois dá chilique e fica escrevendo textão achando que é algum estudioso fodão kkkkkkkk, só rindo mesmo.
Vitor Hugo
que? me fala aí em que o Haddad mentiu sobre esse parasita aí em que você vota. não consegue, né? então deixa de ser outro verme e para de falar merda."vai pra Cuba" KKKKKKKKKKKKKKKKKK clássica, né? mas vou sim, não precisa recomendar não. E se você acha que os problemas da Venezuela ou mesmo de Cuba se restringem ao sistema econômico você é mais tapado ainda do que já parece.no dia que seu candidato parar de chorar, falar que "não aceita outro resultado senão sua vitória", comparecer a um debate e parar de mentir nas redes sociais, você vem falar de democracia, criança."valentão"... tá no ensino fundamental ainda? presta bastante atenção nas aulas de história e sociologia que talvez você deixe de ser mentalmente capado um dia. e olha quem fala um monte de merda e se esconde atrás do teclado, né? hehehe. imbecil.
johndoe1981
Princípio é algo que esquerdista não tem, então fica quieto aí.
johndoe1981
Eita, ficou pistola é porque acusou o golpe. Prova aí as mentiras que o seu candidato inventou sobre o outro, o ônus da prova é de quem acusa. Foda-se a sua ideologia de bosta doentia também. Vai pra Venezuela ou pra Cuba que é o lugar perfeito pra retardados como você. Aí quando passar fome e não tiver nem papel higiênico você vai conhecer de conhecer a a maravilha que é o "paraíso bolivariano" que o partido vermelho tanto defende.E pense numa ironia um esquerdopata falar pra eu tomar vergonha na cara kkkkk. Você não passa de um esquerdista imbecil, doente e chorão que não sabe perder. Não sabem ganhar as eleições na democracia, aí apelam pra ameaças e mentiras, o desespero é evidente.E você fica falando um monte de asneira aí e tá todo valentão porque você tá atrás de uma tela, porque você não é homem de falar isso na minha cara. Vai esquerdar na casa do chapéu e não me enche o saco.
Felipe Liʍa
Vc esta tao alterado q esta esta afentando seus princípios
Vitor Hugo
notícias falsas que são mentiras, independente do que sua cabeça bitolada queira acreditar. se alguém fala que outra pessoa fez algo que essa outra pessoa não fez, É MENTIRA. foda-se sua ideologia de merda. mentira é mentira, imbecil. não adianta você fingir que é manipulado pra legitimar as mentiras que seu ouvidinho gosta de ouvir.e deixa de ser leviano. quem espalha fake news é o seu candidato. me diz aí uma mentira que o Haddad falou sobre o Bozo. e depois toma vergonha na sua cara.
ochateador
Deve ser essas.definir um número máximo de grupos dos quais um usuário pode participar simultaneamente;inserir mecanismos de checagem de fatos e verificação de notícias falsas dentro do WhatsApp, tal como a ferramenta de contexto do Facebook;avisar ao usuário se um conteúdo é considerado falso, antes de ser encaminhado para grupos ou múltiplos contatos;
johndoe1981
Especialistas acadêmicos tipo professores universitários de instituições públicas que estão mais preocupados em doutrinar do que ensinar.
johndoe1981
O cara tem uma foto do Stalin como imagem de perfil, nem perde seu tempo kkkkkk
johndoe1981
Notícias falsas só que o lado canhoto considera falso, né? Mas espalhar mentiras sobre o opositor do seu candidato aí não pode ter censura, dois pesos e duas medidas.E já te dei block pra não ler o chorume que você costuma postar, vai esquerdar em outro lugar, não quero papo com você.Disqus tinha que impedir usuário bloqueado de poder responder, assim não seria obrigado a ler o esgoto que sai do seu teclado.
johndoe1981
Me parece que o histérico aqui é você de achar ruim quem critica tentativa de censura.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Difícil, isso não vai dar em nada. :)
João
Nope. O PSOL alterou o pedido ao TSE depois do fuzuê que deu nas redes sociais que estariam censurando, aí pediu pro O Globo alterar o título tb.Não sei pq o espanto, já bloquearam o whatsapp aqui por muito menos e juízes que ninguém liga, agora é um partido pedindo. O PSOL postou no twitter ontem falando que alterou o pedido, tô com preguiça de procurar agora, caso queira provas.
Felipe Liʍa
poderia proibir logo o whats... ngm iria ligar mesmo!
Felipe Liʍa
se o aplicativo de mensagem nao tem esse papel, pq estao tao histerico com ele!?
Felipe Liʍa
essas empresas ja devem ter algum script pra automatizar esses encaminhamentos de mensagens!!!
Felipe Liʍa
pra meia duzia ctz!
Felipe Liʍa
se fosse na epoca da ditatura militar, a primeira coisa q iria acontecer era "DESLIGAR" todo o acesso a INTERNET!
Felipe Liʍa
mas um titulo nao quer dizer nada.. pode ser q o estagiario se empolgou! nada demais!
Felipe Liʍa
mas se esse "embrolho" continuar apos as eleicoes, pode ser q aconteca alguma coisa depois q o seu Jair for eleito! Mas
João
Tava no documento do TSE. E foi pro zap zap mesmo, mas depois da notícia do O Globo. O PSOL mandou alterar o título, só que era tarde demais. Aposto que o PT perdeu mais votos ainda hauauhau.O título de antes da edição que o PSOL pediu após "alterar" o pedido ao TSE: "PSOL pede para TSE suspender Whatsapp" https://i.imgur.com/Lj45MBt...O título atualmente: "PSOL pede para TSE adotar medidas contra fake news no Whatsapp"https://oglobo.globo.com/br...Vocês esquerdistas tem que acordar pra vida e ver o crime gravíssimo que eles estão querendo fazer só pq estão perdendo a eleição. E o Bozo que é ditador...
Grampola
E onde você viu isso? num grupo de bozotários do whats?
Grampola
Alá, as fake news saindo do whats para cá.
Grampola
Quais?
Grampola
Acho que o capiroto tá perdendo alguma boquinha como espalhador de boatos no whats né?
João
Eles queriam literalmente suspender o app até as eleições, mas depois do tiro no pé alteraram o pedido. Eles querem censura, só não podem admitir isso em público.
Leonardo Souza
reduzir o encaminhamento para até cinco pessoas ou grupos (em vez de 20); <<<< Não concordo, trabalho vendendo por grupos e essa limitação está me fazendo perder tempo tendo que postar de 20 em 20 grupos.eliminar o botão de encaminhamento ao lado de mensagens de áudio e vídeo; <<<<< Concordoreduzir o número de grupos que um usuário pode criar de 9.999 para 499; <<< Concordodefinir um número máximo de grupos dos quais um usuário pode participar simultaneamente; <<<< Concordo em parte, pq diminuiria a concorrencia... risosinserir mecanismos de checagem de fatos e verificação de notícias falsas dentro do WhatsApp, tal como a ferramenta de contexto do Facebook; <<<<< Concordoavisar ao usuário se um conteúdo é considerado falso, antes de ser encaminhado para grupos ou múltiplos contatos;<<<<<<<<<<<<< Concordotrabalhar em conjunto com o TSE, meios de comunicação e sociedade civil para conscientizar os usuários sobre o WhatsApp; <<<<<essencial concordo="" trabalhar="" com="" especialistas="" acadêmicos="" no="" brasil="" para="" estudar="" a="" disseminação="" de="" fake="" news="" no="" país.="" <<<<concordo="">
Orley Lima
Quais? o.O
Caleb Enyawbruce
olha a censura ai gente! Chora cavaco...
Vitor Hugo
reduzir o encaminhamento para até cinco pessoas ou grupos (em vez de 20);eliminar o botão de encaminhamento ao lado de mensagens de áudio e vídeo;reduzir o número de grupos que um usuário pode criar de 9.999 para 499;definir um número máximo de grupos dos quais um usuário pode participar simultaneamente;essas propostas são censura pra vocês? depois ficam falando que a ditadura brasileira era legal, que quer intervenção militar e ainda votam num candidato totalmente contra a democracia. um monte aqui não ia aguentar se as coisas que pregam se tornassem realidade.
Vitor Hugo
que? como você leu esse texto e entendeu que alguém tá sugerindo decidir o que é falso ou não? notícias falsas são falsas e ponto. que viagem.e reclamar de censura pra defender as mentiras que espalha (o que é antidemocrático, visto que atrapalha o processo eleitoral) é falta de caráter.
johndoe1981
Censura descarada. Aplicativo mensageiro não tem o papel de decidir o que é notícia falsa ou não.
ばか
Só as 3 últimas são interessantes, o resto pra mim é censura.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
5 partidos seria mais do que suficiente.
Maykon Almeeida
2 partidos politicos? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk se com mais de 30 opçoes ja tamo na merda imagina só com 2.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Limitar o encaminhamento de 250 para 20 é a mesma coisa que suspender???
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Tarde demais, agora o Bolso já ganhou e não tem nem como atacar a estratégia de disseminação de mentiras, pq ele tem medo de não conseguir articular uma frase no debate e parecer a Dilma.Mas tomara que ele combata todos os privilégios, a começar pelas filhas de militares.#pas
Neijr
No final de tudo isso, o telegram agradece!
@BlogDoDourado
SIMMMMMMMMMMMMMMMMM
Caipiroto, o capeta caipira 😈
Das oito, quatro são horríveis, e interferem com a liberdade individual e direito de livre expressão, mais uma vez o Estado impondo o que, como, quando e onde o cidadão deve se portar. Não acho que esse seja o caminho pra melhorar as coisas, além de abrir um precedente perigoso, ainda mais em um tempo em que nossa democracia se encontra tão fragilizada.Quanto à opção de perguntar se quer entrar no grupo ou não, já passou de hora.
Wagner Araujo
Cara essa é a eleição mais babaca da história. Querem o poder a todo custo, querem ganhar no tapetão de qualquer maneira. Tinham que inventar é o voto pelo whatsapp e acabar com as campanhas políticas. Nenhum dos dois tem propostas somente o sujo falando do mal lavado. Tinham que limitar é o número de partidos políticos. Que tal apenas dois?
Alexandre Roberto
Não se esqueça do pacote especial da sua operadora para vc poder mandar sms para até 10 amigos de uma vez
Alexandre Roberto
Trabalhar com especialistas acadêmicos.....que vão dizer se é fake ou não..Pra que isso? Todos sabemos que se vem do lado do coração é amor.....
Roberto Furutani
O whatsapp vai implementar todas essas limitações agora e ano que vem lança o whatsapp premium plus ilimitado sem anúncios :D
Ruan Willes
Situação complicada para o TSE e o Whatsapp. Das 8 sugestões, 50% são claramente um meio de censurar o meio de comunicação em massa, e também as relações dos indivíduos e assim, ditar o que 'pode' ou 'não' ser visto, o que é inconstitucional. Concordo plenamente, que deva sim existir uma ferramente de controle e investigação das fake news, porém, com a grande parte da mídia sendo tendenciosa, fica difícil acreditar que haveria imparcialidade ao rotular como 'verdade' ou 'mentira' as noticias contrarias a seus princípios.
Paçaro
Achei boas sugestões.Só faltou a principal, a pessoa ser perguntada antes se quer ou não entrar em um grupo.
Nathan Castro
muito bem observado.
Robson
Sem nexo democrático essas sugestões! Absurdo!https://www.youtube.com/wat...
Felipe Neto
Na verdade não acho que seja somente esse motivo, muitas pessoas no Whatsapp não sabe que é possível enviar uma mensagem copiada.
Leandro Amaral
É, esse tbm! Acredito que os planos com whatsapp ilimitados tbm contribuem com isso, já que a galera só tem acesso ao aplicativo e ficam sem entrar nos links ou verificar as notícias em outros lugares.
Paul
Mas certamente encaminhar é mais fácil e ágil.
Paul
Aqui é por tudo: links, vídeos e prints.
Felipe Neto
Será que a galera conhece o copy/paste?, essa parada de limitar o encaminhamento é meio sem nexo, mas tudo bem.
Leandro Amaral
O complicado da checagem de fatos, é que pelo menos no meu círculo social, as "notícias" são disseminadas por printscreens não links.