Huawei confirma que está preparando smartphone 5G dobrável

Richard Yu, CEO da Huawei, diz: "estamos trabalhando em celulares dobráveis"; ele pode ser parecido com Mate 20 X

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Pierre Metivier/Flickr

A Huawei quer disputar espaço com a Samsung no futuro mercado de smartphones flexíveis. O CEO Richard Yu confirmou algo que ouvimos antes: a chinesa está preparando um celular dobrável, e ele será compatível com 5G. Pode ser que ele se inspire no Mate 20 X, lançado esta semana.

Yu disse em entrevista ao Digital Trends: “estamos trabalhando em celulares dobráveis… celulares 5G dobráveis”. Ele não revelou muito mais detalhes e mudou de assunto: “antes dos celulares dobráveis, estamos apresentando o Huawei Mate 20 X”.

Huawei Mate 20 X pode ser base para celular dobrável

O CEO disse isso no evento onde também foram anunciados o Mate 20 e Mate 20 Pro. Por que ele desconversou e resolveu dar destaque ao Mate 20 X? Talvez este aparelho indique como será o smartphone dobrável — ele é enorme, com tela OLED de 7,2 polegadas.

Huawei Mate 20 X

O Huawei Mate 20 X tem processador Kirin 980, 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento e câmera tripla na traseira. Ele conta com resfriamento líquido, câmara de vapor e película de grafeno para aguentar longas sessões de jogos; e é compatível com um acessório USB que inclui controles direcionais para games. Yu chegou a compará-lo com o Nintendo Switch.

É inegável que o Mate 20 X se destaca pelo tamanho. Ele possui tela de ponta a ponta com um pequeno notch em forma de gota para a câmera frontal, e bateria de 5.000 mAh. Seria interessante ver uma versão dobrável dele.

Samsung também terá celular dobrável

Ken Hu, vice-presidente do conselho da Huawei, disse anteriormente que o primeiro celular flexível da empresa terá suporte a redes 5G, e deve ser lançado em 2019.

Rumores dizem que a Huawei vai usar telas OLED fabricadas pela BOE Technology Group, concorrente chinesa da LG e Samsung, em seus celulares dobráveis.

Além disso, a Huawei está desenvolvendo o chip Balong 5G01 com suporte ao Standalone 5G NR criado pela 3GPP, organização que define os padrões para operadoras móveis. Ela também investiu US$ 600 milhões para tornar seus dispositivos compatíveis com 5G.

A Samsung planeja lançar um smartphone dobrável em 2019. Segundo DJ Koh, responsável pela divisão mobile, o dispositivo será um tablet que ocupa o espaço de um celular enquanto dobrado, cabendo dentro de um bolso. A coreana vai realizar uma conferência para desenvolvedores no mês que vem, quando ela deve mostrar uma prévia do novo celular.

Com informações: Digital Trends, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados