Google sugere fazer ajuste manual no Android para horário de verão

Horário de verão começa em 4 de novembro, dia do Enem; saiba como ajustar relógio do Android e iPhone

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Este mês, celulares de todo o Brasil mudaram para o horário de verão antes do dia certo. Primeiro, foram os iPhones; depois, os Androids. Por isso, o Google recomenda que você se prepare com antecedência, fazendo o ajuste manual se tiver algo importante no dia 4 de novembro — como a prova do Enem.

O Google lembra que essa confusão acontece porque o governo mudou o início do horário de verão: ele começava no terceiro domingo de outubro, mas foi para o primeiro domingo de novembro devido às eleições.

Por isso, diversos celulares fizeram o ajuste automático no dia 21, adiantando o relógio em uma hora. Pode ser, então, que alguns dispositivos não entrem no horário de verão automaticamente no próximo domingo (4).

Ajuste automático depende de operadoras e do seu celular

O Android usa um banco de dados, chamado IANA Time Zone Database, com o fuso de diversas localidades e o ajuste correto para o horário de verão. Ele é sempre atualizado, mais recentemente em 26 de outubro.

Cabe às fabricantes distribuir a versão mais nova para os usuários. O Android 8.1 permite atualizar o banco de dados de forma nativa, sem exigir um update completo do sistema. Versões anteriores podem ser modificadas para fazer o mesmo.

Além disso, as operadoras podem enviar um sinal contendo as informações de hora e fuso horário. Isso funciona se o usuário ativou as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”. Esse método não atualiza o banco de dados da IANA, no entanto.

Isso significa que, se a operadora enviar informações erradas de data e hora, o relógio ficará errado — foi o que aconteceu no dia 14. Enquanto isso, no dia 21, a falha ocorreu porque os celulares não tinham o banco de dados mais recente. Por isso, é melhor se precaver.

Samsung Galaxy J8

Como ajustar relógio do Android e iPhone para horário de verão

Para ajustar o horário manualmente no Android, siga os passos:

  • antes de domingo (4), vá em Configurações > Data e Hora (ou Configurações > Sistema > Data e Hora em dispositivos com Android 8.0/8.1 Oreo);
  • desative as opções Data e hora automáticas e Fuso horário automático;
  • em Selecionar fuso horário, escolha a opção Horário de Verão de Brasília (GMT-02:00) ou, se preferir, defina o horário manualmente acrescentando 1 hora;
  • na manhã de domingo (4), volte em Configurações > Data e Hora e ative as opções Data e hora automáticas e Fuso horário automático.

No iOS, o procedimento é parecido:

  • antes de domingo (4), siga o caminho Ajustes > Geral > Data e Hora;
  • na seção Fuso Horário, desabilite a opção Automaticamente;
  • defina o horário manualmente acrescentando 1 hora;
  • na manhã de domingo (4), volte em Ajustes > Geral > Data e Hora e habilite a opção Automaticamente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados