Início » Antivírus e Segurança » Hackers usam extensões de navegadores para acessar mensagens privadas no Facebook

Hackers usam extensões de navegadores para acessar mensagens privadas no Facebook

Os hackers afirmam ter acesso às mensagens enviadas por 120 milhões de contas do Facebook

Victor Hugo Silva Por

O ano de 2018 não tem sido fácil para o Facebook, que já foi obrigado a tratar de questões envolvendo a Cambridge Analytica e um ataque que afetou 90 milhões de contas. E os problemas têm aparecido mesmo quando a culpa parece não ser da rede social.

Desta vez, extensões maliciosas de navegadores foram usadas para comprometer diversas contas na rede social. De acordo com a BBC, um grupo de hackers está vendendo o acesso a mensagens privadas de contas no Facebook por apenas 10 centávos de dólar.

Facebook

Os responsáveis fizeram a oferta pela primeira vez em setembro. Na ocasião, o usuário FBSaler publicou a seguinte mensagem em um fórum: “Vendemos informações pessoais de usuários do Facebook. Nosso banco de dados inclui 120 milhões de contas”.

Para comprovar a veracidade da informação, os hackers oferecem uma amostra com informações de 81 mil perfis. A BBC entrou em contato com cinco usuários presentes na lista, que confirmaram que as mensagens são reais.

Segundo a reportagem, a maior parcela das contas comprometidas é de usuários na Ucrânia e na Rússia. Mas algumas são de pessoas no Reino Unido, nos Estados Unidos e no Brasil.

Um dos domínios usados para publicar as informações foi registrado na cidade de São Petersburgo, na Rússia. O Facebook afirma que não há registros de que sua segurança tenha sido comprometida e aponta a responsabilidade para os navegadores.

“Entramos em contato com os criadores dos navegadores para garantir que extensões maliciosas conhecidas não estejam mais disponíveis para download em suas lojas”, afirmou o vice-presidente do Facebook, Guy Rosen.

Segundo ele, a empresa também entrou em contato com a polícia e trabalha com autoridades locais para tirar do ar o site que exibia informações privadas dos usuários.

O Facebook não revela quais extensões maliciosas poderiam estar envolvidas no caso. No entanto, a empresa afirma que elas monitoraram a atividade dos usuários na internet e enviou dados pessoais e mensagens privadas para os hackers.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Pode ser o Trump? Podemos ter o Trump?

Dayman Novaes

Erick, acho que não é tão simples. Apesar de estar escrito que o Facebook tem "total responsabilidade pela segurança da sua informação", existem casos que é impossível o Facebook se responsabilizar, então a interpretação da letra não pode ser tão literal assim.

Posso te dar alguns casos:
- Se alguém descobre a sua senha do Facebook ou rouba o seu computador que está logado, o Facebook não tem como se responsabilizar
- Se você baixar um torrent com vírus que infecta seu sistema operacional, que acaba roubando todas as suas senhas salvas no Chrome, o Facebook não tem como se responsabilizar

Pela interpretação literal do termo de contrato, ele até poderia se responsabilizar. Mas vai entrar com uma ação judicial para ver se um juíz aceita que o Facebook te indenize só porque seu notebook foi roubado.

Maurício Castro

elege um presidente

Erick Lima

Nos termos de contrato e serviço que o usuário e o Facebook concordam, consta que é de total responsabilidade do Facebook o asseguramento da segurança eletrônica de quaisquer dados presentes nas dependências do endereço eletrônico acima citado. Não importa quem desenvolveu o hack, qual ferramenta usou ou como injetou o malware: o Facebook tem responsabilidade legal e civil de proteger seus usuários, tanto pela sua transparência moral, e pela legislação de diversos países onde atua, principalmente no Brasil através das regulamentações do Marco Civil da Internet, obrigatório por qualquer organização que preste serviço - pago ou gratuito - online.

Lord Cheetos

Já vazou tantos dados do Facebook que já não tem o que vazar mais.TODOS os seus dados já tão circulando pela internet a fora.

Jairo ☠️

Facebook e privada , se combinam -)

johndoe1981

Podia afundar e a Google ressuscitar o saudoso Orkut kkkk.

johndoe1981

"Vai com Deus Facebook."

*em voz baixa*: "O Diabo que te carregue"

DeadPull

Facebook já chegou ao ápice há algum tempo. Agora começou a fase de descer a ladeira.

Keaton

Tá, mas o que eu faço com mensagem privada alheia?

João

Vai tarde.

InvaderZIM

Já tem um monte de extensão por ai coletando informação dos sites que agente acessa stylish ola, wot, os feed readers um bloqueador de pop-up do chrome bem popular que quando você ativa o bloqueador de overlay ele vem com uma conserva fiada de ter acesso aos sites que você visita, sabe aquela opção lá "permitir acesso ao url dos sites" que você visita, sempre desconfie, se autor não deixa nenhuma informação a respeito disso eu nem instalo.

Dayman Novaes

Uai, mas que culpa o Facebook tem disso? Se fosse pra colocar algum culpado que não seja os hackers nem o usuário desatento, seria no Chrome por permitir uma extensão maliciosa (ou qualquer que tenha sido o browser).

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Facebook cada dia afunda mais.