Início » Celular » Como escanear documentos no celular

Como escanear documentos no celular

Nem sempre uma foto resolve: com passos simples e os apps certos, você pode escanear documentos facilmente no celular, com boa qualidade

Por
35 semanas atrás

Enviar uma cópia de um documento, um registro, uma assinatura para um contato pela internet é hoje um processo simples, mas a qualidade é importante em muitos casos. Pouca gente possui um scanner em casa, e a qualidade de uma foto pode não ser o suficiente.

Ainda assim é possível escanear documentos diretamente pelo celular, com bastante qualidade; basta seguir alguns passos simples e claro, utilizar os aplicativos certos.

Myrfa / pilha de documentos / Pixabay / escanear documentos no celular

Por que escanear e não fotografar?

Por um motivo simples: uma foto é só uma imagem, e para um documento é importante contarmos com os recursos de OCR (reconhecimento óptico de caracteres), uma tecnologia capaz de reconhecer as palavras de um texto, através da câmera. Assim, o que você vai obter ao final não é uma foto, e sim um arquivo de texto.

Por permitir a conversão de um texto capturado pela câmera em um arquivo, é possível procurar por trechos, editar (dependendo do formato e aplicativos utilizados), colocar marcas d’água, assinar… enfim, muito mais opções do que uma simples foto.

Através do OCR (Optical Character Recognition), é possível reconhecer textos impressos, escaneados anteriormente, fotografados, datilografados e até escritos à mão, desde que o autor não seja um médico. Infelizmente, não são todos os apps que oferecem a ferramenta, e alguns que o fazem costumam cobrar pelo acesso.

Como escanear documentos pelo celular com qualidade

Algumas dicas são básicas para o processo de escaneamento de documentos, que podem ser seguidas independente de qual app você está usando:

1. Use um lugar iluminado

Como queremos um documento legível, é sempre recomendável fazer a captura em um lugar com bastante luz, para facilitar o trabalho dos apps e evitar que haja erros no reconhecimento do texto. Para ajudar nessa parte, procure manter a lente da câmera do seu celular sempre bem limpa, bem como o documento em si. Quanto mais nítido estiver o documento, mais fácil será a captura e melhores os resultados.

2. Mantenha a mão firme

Ainda que os apps ajudem bastante na parte de reconhecer o texto, é sempre bom manter a mão firme na hora de escanear os documentos, para evitar que o software reconheça as palavras de uma maneira errada. Nesse momento, ter um suporte de bancada ou um tripé ajuda muito, assim você não corre o risco de desviar a mão ou de começar a tremer durante o processo.

Pexels / caderno e smartphone / Pixabay / escanear documentos no celular

3. Não se preocupe com o tamanho do documento

Os apps de escaneamento possuem ferramentas que permitem a seleção apenas da área desejada, já que o importante não é o documento em si, e sim o seu conteúdo. Por isso, não se preocupe se as páginas são grandes ou pequenas demais, se possuem danos ou estão amareladas.

O mais importante na captura é o texto, que será convertido em um arquivo legível; é ele que precisa estar sempre legível, sem rasuras, sem partes faltando ou manchas e sujeiras, ainda que o software de OCR seja esperto o bastante para utilizar concordância e contexto, se ele estiver disponível.

4. Utilize filtros que realcem o texto

Para um melhor resultado, alguns apps oferecem filtros (como os Instagram) para aplicar vários efeitos ao documento final. Dependendo da finalidade do mesmo, entretanto, é aconselhável dar preferência a filtros que realcem o texto, ajustando o contraste e o brilho para que o conteúdo fique o mais legível possível.

Seguindo essas dicas, seu documento ficará bem legível e apresentável, mesmo para os usuários mais exigentes.

Os melhores apps para escanear documentos

Separamos aqui uma lista com os quatro melhores apps para escanear documentos no celular, todos com funções que não exigem pagamento ou assinaturas:

1. Evernote

Logo do Evernote / escanear documentos no celular

O Evernote (iOS, Android) consegue entregar bons resultados, mesmo sem OCR. Ele possui ajustes suficientemente equilibrados para um bom resultado final. Ele não permite seleção de área, mas faz o enquadramento automático da página e nem oferece filtros, mas os resultados são bem satisfatórios.

Por ser uma solução gratuita (ela não depende do plano de assinatura) razoavelmente bem servida de recursos, a digitalização do Evernote pode ser uma opção bem simples e acessível na hora de escanear pelo celular.

2. Adobe Scan

Adobe Scan / escanear documentos no celular

O Adobe Scan (iOS, Android) permite a criação de arquivos PDF editáveis, pode enquadrar as páginas automaticamente e permite a seleção apenas do texto que se deseja digitalizar. Ele possui OCR, mas apenas em modo leitura para usuários gratuitos; para editar, é preciso assinar o Acrobat DC.

No geral, ele permite que o usuário utilize filtros de cor para deixar a página com o aspecto desejado, e costuma entregar arquivos de boa qualidade, mas é um aplicativo um pouco mais limitado para quem não deseja pagar.

3. CamScanner

CamScanner / escanear documentos no celular

O CamScanner (iOS, Android) é um dos mais completos, pois permite o escaneamento de documentos e até de cartões de visita. Ele reconhece páginas em lote, algo muito útil para a digitalização de livros, além de permitir a seleção apenas do texto que interessa. Além disso, ele possui filtros de aprimoramento e possui OCR, apenas em modo leitura na modalidade gratuita.

Ainda sobre o modo grátis do CamScanner, todos os documentos PDF criados contêm marcas d’água, e para liberar as funções extras, como salvar em formato texto, o app exige uma assinatura mensal; no fim, ele é bem semelhante ao Adobe Scan.

4. Genius Scan

Logo do Genius Scan / escanear documentos no celular

O Genius Scan (iOS, Android) permite a digitalização sem maiores restrições, mas tal como o Evernote, o app não possui OCR. Ainda assim, ele oferece filtros de aprimoramento da imagem e o PDF resultante costuma ser de boa qualidade.

Com ele, é possível selecionar automaticamente a área da página e diferente dos demais, você pode escanear uma página e aplicar uma assinatura digital. Na versão com assinatura, é possível imprimir os arquivos e exporta-los para a nuvem, sendo esta uma opção bem interessante.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.