Início » Celular » Huawei está desenvolvendo novo sistema para celulares e pode substituir Android

Huawei está desenvolvendo novo sistema para celulares e pode substituir Android

Novo sistema ainda não tem nome, mas já chegará na segunda maior fabricantes de celulares do mundo

André Fogaça Por

A Huawei afirmou que está desenvolvendo um substituto para o Android, que pode ser mais uma alternativa para um terceiro sistema operacional móvel no mercado. A informação já circulava em forma de boato e pode estar ligada com os problemas da empresa com o governo americano.

Foto por Pierre Metivier/Flickr

A chinesa Huawei pode não ser conhecida pelo público brasileiro no mundo dos smartphones, mas é a segunda maior fabricante de celulares do mundo, perdendo apenas para a Samsung e está confortável na frente da Apple, que figura o terceiro lugar no ranking divulgado pelo IDC, em agosto deste ano.

A empresa asiática já fabrica seus próprios aparelhos e faz parte dos componentes internos, como é o caso do processador Kirin e que está em todos os modelos. A novidade é que ela também pode colocar um sistema operacional móvel próprio, ainda sem nome e que deve ser profundamente baseado no Android.

Ter uma terceira plataforma não funcionou para algumas empresas, como foi o caso da Microsoft com o Windows Phone/Mobile e a BlackBerry. Porém, o motivo do desenvolvimento de um software próprio pode estar ligado ao que o governo americano vem fazendo com a Huawei, depois de ver sua tecnologia proibida nos Estados Unidos - junto da também chinesa ZTE.

Tudo começou em 2012, quando o governo americano acusou a Huawei e ZTE de oferecerem riscos para a segurança nacional.

Com informações: Gizmochina.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

danbrg

Concordo, na China pode funcionar.

Felipe Liʍa

nao duvido nada q seja um AOSP modificado pra eles la... estilo MIUI da vida!

Felipe Liʍa

ainda mais q eles tem ligacoes "proximas" ao Gov local ne :)

danbrg

Eu não, não gosto de empresa chinesa. Deixa gastarem dinheiro atoa.

Wees

Não pode vingar no BR ou EUA, mas na China? A Huawei não é nenhuma burra, e sabe muito bem como o mercado chines funciona, tanto é que ela é a segunda maior fabricante sem depender do ocidente

André G

Concordo com você Zanac_Compile, na minha casa tenho uma smart tv com Web OS 1.0 e outra com Web OS 3.0, ambas são muito boas, mas na TV mais nova o sistema está muito mais fluído e inteligente.
Única coisa que não gosto da LG é que o controle remoto smart magic só vem nas TVs mais caras e ele é fundamental para se ter uma boa experiência nas TVs LG. Sei que tem como comprar a parte, mas acaba valendo a pena pegar uma TV melhor que já acompanha o controle.

Denis

só um comentário e já concordando com seu ponto de vista....o youtube não precisa de app próprio, eu uso (e com um desempenho melhor) no navegador edge (impressionante como funciona bem no android)....corroborando ainda mais, todos os serviços possíveis eu uso fazendo um atalho via microsoft edge...utilizo dessa forma o translate e o twitter, salvando meu cel de consumo de memória ram a mais....fica a dica, navegador....3 pontinhos "add to home screen" ou o o equivalente em português....

Zanac_Compile

Ficou bem claro o teu ponto de vista.
Só queria mostrar outro ponto de vista que hoje o Google não é tão crucial, qto era lá por 2005 qdo inovou com serviços bem completos e gratuitos.

Só pra diversão e jogar papo fora:
1) GMAIL - Não precisa de suporte de um APP, poderia seguir usando igual
2) Tradutor - Não precisa de suporte de um APP, poderia seguir usando igual
3) Agenda/Calend - Não precisa de suporte de um APP, poderia seguir usando igual
4) Drive - Precisa parcialmente de um APP, pode seguir usando parcial
5) Maps - Precisa parcialmente de um APP, pode seguir usando parcial
6) Chrome - Precisa de APP, pararia de usar
7) Youtube - Precisa de APP, pararia de usar
8) Waze - Precisa de APP, pararia de usar

Eu uso o (1) no cliente de email nativo do iOS e realmente passei a utilizar muito o Outlook nos últimos anos, é tão bom quanto, o Gmail não é mais um diferencial como era 15 anos atrás.

Uso o (3) do icloud, juntamente com o (4) e evito ao máximo o Google, acho um dos aspectos que é mais agressivo na gente como moeda de troca. Pagamos bem pelo iCloud e não tem termo de uso que tu vende tua alma e o suporte é muito bom, já tive dados recuperados no iCloud via suporte (fotos) que valeram todo valor que se paga mensal por alguns Teras.

O (6) Chrome, acho completamente substituível pelo FireFox que uso desde antes
de existir Chrome, e tu não fica logado no Google monitorando toda tua
navegação.

Por fim, (7) e (8) que são imbatíveis, esses sim, sentiria muita falta. Sobre Youtube, poderia ver pelo Firefox ou Safari, mas com certeza o APP é bem melhor. Já o WAZE, a única saída era ter um equivalente...

Meninão Bobo

Para termos uma terceira via de sistema operacional para smarphone precisamos antes de uma união entre Samsung e Huawei e outras empresas fabricantes de smartphone, diferente disso nenhum sistema operacional vai vingar, isso é fato. Mas pra mim isso é especulação devem estar fazendo teste com o Fuchsia

Rafael Moreira

Isso é guerra política. O mesmo vale para os aparelhos chineses que não tem vez no mercado americano. A diferença é que a Google ainda lucra alguma coisa no mercado asiático com Android One e afins.

Rafael Moreira

No que se diz mercado chinês sim. Inclusive Huawei e Xioami já domina essa mercado, deixando a Samsung para trás em termos de venda de aparelhos.

Daniel Ribeiro

Eu uso iPhone... E uso Waze, Gmail, Google Maps, Tradutor, Chrome, Drive, Youtube, Keep, Agenda... E provavelmente mais alguns que eu esqueci de listar. Pra mim, se não tiver esses Apps, o celular não serve pra muita coisa.

Eu adoro o iOS... Gosto muito mais que do Android inclusive, exatamente pelos atributos que você listou (Estabilidade, Segurança e tal). Porém sem os apps do Google o iOS pra mim não teria muita utilidade. Se o Google de repente decidir "impor" o fim do suporte ao iOS, eu não sei de que lado que eu iria ficar... Provavelmente eu ficaria no iOS e daria um jeito de me adaptar sem os Apps... Me parece mais simples do que ir para o Android, ter os Apps mas não ter o iOS.

O que leva a questão original: Celular da Huawei, com SO próprio e sem suporte do Google... Pra mim pelo menos, não rola.

Zanac_Compile

Estabilidade, usabilidade, segurança, acervo de APPs, baixa obsolescência... ignorar tudo isso e resumir iOS em: só "consegue" se manter por causa da base instalada ? :P Não é bem assim :)

Os únicos apps do Google que uso, são o WAZE e o tradutor, sendo que para o tradutor, teria 500 outras alternativas até melhores. Para o WAZE também tem alternativas, mas ele é muito superior.

De resto ?? Search engine ? Usa no browser, não tem a mínima perde de funcionalidade. GMAIL ? Quem usa ainda ? Outlook.com é tão bom quanto e se quer usar GMAIL, só configurar em qq cliente de email. Calendário ? Agenda ?? GDrive ??? Todos tem, isso é transparente para o usuário. Assistente pessoal ? Todos tem, isso é transparente para o usuário. Não acho que o Google hoje seja crucial na vida das pessoas como era em 2005, e todo mundo adorava sendo tudo a moeda de troca.

Zanac_Compile

WebOS da LG é anos luz na frente em questão de sistema pra TV, se é o mais usado, não sei, mas a interface, os apps e os recursos são muito superiores...

Sobre um sistema pra device mobile, sempre achei que a SAMSUNG tem a faca e queijo na mão pra abandonar o Android, ainda acredito que fará em algum momento.

gbitte

E teria uma boa chance de ser verdade.

Exibir mais comentários