Em tempos de redes sociais, está entre as atividades mais comuns de quem é usuário de internet o compartilhamento de arquivos e links. E mesmo se você não usa Twitter, Facebook ou Orkut vai notar que usando e-mail e IM a história não é diferente. A proposta do CloudApp é simplificar isso de forma extrema e acredite, eles conseguiram.

Depois de baixar e instalar o app, ele ficará rodando no menubar do Mac OS, indicado com um simpático ícone de nuvem:

Ao arrastar e soltar qualquer arquivo no ícone do programa, o CloudApp vai fazer o upload, gerar um link curto e copiá-lo para sua área de transferência. Tudo que você tem que fazer é colar (Command-v) o link no Twitter, iChat, Mail… É muito simples!

Eu poderia parar de falar do aplicativo aqui mesmo, mas ele ainda dispõe de uma interface no formato de menu na qual você consegue ver os últimos envios, copiar o link novamente, ver a quantidade de cliques e até, pressionando a tecla Option, ter a opção de excluir cada item.

Meu recurso preferido é a opção Autoupload Screenshots, ou seja, quando você captura a tela do Mac o CloudApp entra em ação. Isto torna o compartilhamento de screenshots mais simples impossível.

Como a filosofia aqui é computação nas nuvens, não poderia faltar uma interface Web também. Nela você tem, além dos recursos do menu, um filtro dos arquivos por tipo, opção de link privado, edição dos nomes de cada um, acesso à Lixeira etc.

Raindrops

O CloudApp suporta plugins que servem para quem quer compartilhar links direto de outra aplicação. Suponha que você seja designer, não fecha o Photoshop pra nada e passa o dia enviando imagens para seu chefe e clientes aprovarem.

Com o Raindrop para Photoshop, você pula todo o processo de exportação do arquivo, FTP e até o Command-c. Tudo o que precisa fazer é pressionar Control-Option-Command-u que o CloundApp faz o upload de uma imagem PNG daquele arquivo que você está trabalhando, e claro gera o link curto pronto para enviar para o seu chefe. A ferramenta já vem com vários Raindrops pré-instalados e ainda podemos encontrar outros no site.

Ilimitado (por enquanto)

Atualmente o serviço é totalmente gratuito. Não temos limites de tamanho de arquivos e espaço total porque, segundo eles, o sistema de pagamento ainda não está pronto. Além disso, os pacotes pagos não foram definidos, o que deve acontecer em algumas semanas. Porém existe a certeza de que um pacote gratuito continuará sendo oferecido e será baseado em publicidade. Nada mais justo: é uma das ferramentas que mais uso todo dia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Phelipe Balisa Folgierini
App pra windows do serviço CloudApp: http://fluffyapp.com/
Rodrigo Muniz
Já existia um serviço semelhante para Windows? Deixa a dica. :) As alternativas são sempre bem vindas!
Rodrigo Muniz
Acho que isso foi um bug, pois aqui sempre tive uma URL curta como retorno. Muito estranho hehehe.
Alexandre
É impressao minha ou a maioria dos servicos sao lancadas meses ou ate anos pra win e depois pra mac?
Thiago Mobilon
Eu comecei a testar o CloudApp esses dias. A única crítica que tenho em relação a ele até agora é o tamanho das urls. Por exemplo, tirei um print enquanto escrevia esse post, veja a url: http://cl.ly/1cfaa312660dcee708cc Gigante né? Assim nem dá pra tuitar.. :P
@dsabino
e um dos apps para mac que uso constantemente, o DropBox eu coloco arquivos pessoais mas no Cloud coloco prints de tela arquivo que tenho que mandar para amigos e etc. Muito Bom o App
Rodrigo Muniz
Na verdade a proposta do DropBox é mais focada em você centralizar tudo e a ferramenta sincronizar os arquivos e pastas entre seus dispositivos. Já o CloudApp foca em simplificar o compartilhamento. Vejo ele como um concorrente desses “megauploads" da vida. Nele não temos uma pasta local como no DropBox. Uso os dois. :)
Kadu
MUITO legal mesmo!!! Espero que saia, um dia, quem sabe, uma versão para Windows :)
Francis Rosário
Seria basicamente um DropBox tunado. Bacana, pena que é só para Mac. =/
João Pedro C. Motta
Muito maneiro, pena que não tenho um mac... ainda..