Um projeto de lei quer tornar obrigatório o uso de câmeras para reconhecimento facial em locais públicos, a fim de identificar criminosos e melhorar a segurança. A proposta foi elaborada por deputados federais e senadores do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. A ideia é adotar a tecnologia de vigilância usada na China. Críticos dizem que o Partido Comunista chinês usa esse sistema como uma forma de controle social.
- Proposta quer banir WhatsApp e Telegram se não quebrarem sigilo no Brasil
- Autoridade Nacional de Proteção de Dados é criada por Medida Provisória
O deputado federal eleito Felício Laterça (PSL-RJ) diz ao UOL: “os chineses estão muito à nossa frente na questão da segurança pública, e como representante do estado do Rio de Janeiro essa tecnologia toda muito me interessa”.
O projeto de lei será apresentado em fevereiro, quando começa o ano legislativo. Ele prevê que as câmeras sejam instaladas primeiro na cidade do Rio: o sistema faria o reconhecimento facial das pessoas em ruas, avenidas, estações de trem e metrô e aeroportos. O equipamento também seria instalado em comunidades controladas por traficantes e milícias.
“Pretendemos dar um choque de segurança pública nas cidades com a ajuda da tecnologia e experiência chinesa”, conta Laterça ao UOL. “Nossa ideia é conseguir uma parceria com os chineses e trazer essa tecnologia.” Ainda não há estimativa de custo.
12 parlamentares do PSL, DEM e PSD embarcaram na terça-feira (15) para a China a fim de conhecer a tecnologia de vigilância usada no país. Não se trata de uma viagem oficial porque os candidatos eleitos ainda não assumiram o cargo; o convite foi feito pelo governo chinês.
China tem 170 milhões de câmeras de vigilância
Falamos por aqui sobre o sistema de vigilância da China, que possui 170 milhões de câmeras e software de inteligência artificial. A polícia chinesa até usa óculos com reconhecimento facial para monitorar os cidadãos.
No final de 2017, um repórter da BBC fez o teste: colocou sua foto no banco de dados do governo e foi andar pelas ruas como um “procurado”. Ele foi encontrado em apenas 7 minutos.
How long can a BBC reporter stay hidden from CCTV cameras in China? @TheJohnSudworth has been given rare access to put the world's largest surveillance system to the test pic.twitter.com/vLGQYN7ZB9
— BBC News (World) (@BBCWorld) December 10, 2017
Basicamente, se você estiver em um local monitorado por câmeras na China, seu rosto será analisado e identificado por um sistema de inteligência artificial. No ano passado, um fugitivo da polícia decidiu aproveitar um show de música pop na cidade de Nanchang, mas foi identificado em meio a 60 mil pessoas.
O sistema consegue identificar o gênero e a idade dos cidadãos, e cria um perfil com rotas mais frequentes, veículos utilizados, pessoas com as quais você se encontra e mais. Críticos dizem que o governo do Partido Comunista usa isso mesmo em quem não cometeu crimes, como uma forma de controle social.
E o sistema nem sempre funciona direito. A cidade de Ningbo usa um telão para exibir o nome e a foto de pedestres que não respeitam a lei. A empresária Dong Mingzhu foi detectada pelo reconhecimento facial da polícia, acusada de atravessar a faixa de pedestres com o sinal vermelho. No entanto, ela nem estava lá: na verdade, a câmera viu o rosto dela numa propaganda em um ônibus. (A polícia diz que atualizou o sistema para evitar erros semelhantes no futuro.)
Reconhecimento facial detecta rosto de Dong Mingzhu em um ônibus
Enquanto isso, no Reino Unido, a tecnologia de reconhecimento facial usada pela Polícia Metropolitana (Met) tem uma margem de erro altíssima: 98% dos “criminosos” detectados são falsos positivos. A campanha FaceOff defende que “o reconhecimento facial automatizado representa uma ameaça à privacidade, liberdade de expressão e direito de associação”.
Reconhecimento facial no Brasil é “caminho irreversível”
Renato Opice Blum, advogado especialista em direito digital, acredita que o reconhecimento facial no Brasil é um caminho sem volta. “Vejo esse caminho como irreversível. Assim será sempre necessária a vigilância da sociedade e atualização da legislação para evitar abusos no uso destas ferramentas”, explica ele ao UOL.
O estado do RJ vai adotar câmeras de segurança para identificar cerca de 1.100 criminosos usando a tecnologia britânica Facewatch. Enquanto isso, Curitiba vem implementando uma “muralha digital” de R$ 35 milhões, composta por câmeras que identificam rostos e placas de veículo em locais de grande circulação. E a Huawei ampliou a parceria com a cidade de Campinas (SP) para implementar um sistema de vigilância.
Blum acredita que a Lei Geral de Proteção de Dados, sancionada por Michel Temer, servirá para proteger a privacidade dos cidadãos nesses casos. Ela entra em vigor em agosto de 2020.
Com informações: UOL.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Esses bando de comunistas!!!
Mais uma vez ta dando a entender que qualquer um que proteste é PT e quer o Lula livre. Lula ta preso, tem que pagar. Mas ser oposição não te torna automaticamente um petista, comunista e muito menos terrorista. Pare de ser doente.
Reconhecer faces lá, o sistema deve ser muito bom mesmo.
Aki no RJ eu apoio totalmente. quem não deve não teme..
Trocar a guerra às drogas por um mero problema de contrabando ?
Então tem que descriminalizar mesmo.
Fica muito ais fácil atender ocorrência quando você tem câmeras te mostrando pra onde ir.
Quem irá vigiar os vigilantes? Pra mim mesma coisa sobre o porte de armas, se quem estiver utilizando realmente possuir um preparo comprovado, e todas as leis de porte forem seguidas à risca por profissionais, ótimo.
Da mesma forma quem vai utilizar esse equipamento, se não for a milícia pra rastrear alvos ou um governo repressor (de esquerda ou direita), ótimo. Mas como saberemos? A tecnologia é uma coisa linda, porém depende também de quem vai usar.
Tem um documentário na Netflix que mostra o norte da Califórnia onde produtores de maconha que viveram anos na ilegalidade hoje são fornecedores das lojas legalizadas, chama Montanha mortal, e eu cito isso como um bom exemplo da legalização com diminuição da violência no processo.
não só as fabricantes de carros...
mas tem que ter capital, n sei pq dona apple n faz isso aqui, queria ver uma guerra comercial com os istates e o brasil pra piada ser mais engraçada.
o uruguai estatizou as drogas
pegou muito mal com todo mundo, é bem provável que mudem
😉👍
Olha, companheiro, a minha linha de argumentação é simples: ou você concorda de que o estado pode tutelar a vida privada do cidadão ou não. "Ah, porque a questão da legalização da maconha é complexa, porque tem isso, pode desencadear surto de esquizofrenia, etc." quem enxerga que o estado não deve tutelar a vida do cidadão, não deveria levar em consideração essas informações no que toca à legalização. Nesse caso caberia ao estado informar e caberia ao cidadão decidir.
Como é com o cigarro, com o álcool.
Mas se você considera que o estado pode tutelar a vida privada do cidadão, ok, cara, respeito seu ponto de vista.
E realmente, essa questão pode não ter relação com moralismos ou conservadorismo.
Continuo vendo a questão de maneira simples: não obstante a legalização possa causar problemas, isso não deveria ser um motivo para advogar por sua proibição.
Eu gosto do RAND, mas é um centro de pesquisa que se orgulha em dizer que não são partidários e não advogam a favor ou contra a legalização, apenas relatam os riscos e benefícios da legalização da maconha. ➡️ https://www.rand.org/well-b...
De progressista, temos o Renato Malcher que faz um trabalho quase de ativista a favor da legalização ➡️ https://youtu.be/a2uok_z2FEs
Agora você consegue responder minha pergunta ou vai fugir mesmo? 😂
Vou repetir a pergunta: você acha que os pesquisadores que apoiam a legalização são conservadores/moralistas?
Como é típico da imbecibilidade dos políticos do PSL, eles não pensam. Não pensam por exemplo que só funciona na China pq não tem troca de poder, o mesmo partido implementou e sempre controlará o sistema de câmeras. Já aqui, vão desistir assim que lembrarem que daqui 4 anos o controle do sistema vai mudar de mão. E a julgar pelo governo merda que estão fadados a fazer, há boa chance de ir pra mão do PT, sobretudo quando a classe média frustrada ficar ainda mais frustrada com o desgoverno.
Mas indica aí algum que você leu e achou bom.
Coloca "marijuana legalization research" no Google e divirta-se.
Você encontrará diversos pesquisadores que não apenas estudam os impactos da legalização da maconha, mas também apoiam abertamente a legalização. Você acha que esses pesquisadores são conversadores/moralistas?
Tem os nomes e/ou links? Fiquei interessado
Kkkk Não é não, cara. Há diversos progressistas que acham o assunto complexo, inclusive realizando estudos para entender melhor o impacto (positivo e negativo) da legalização das drogas.
Claro, vamos seguir esse governo sensacional como gado que fica tudo certo. Bem papinho de "meus avós não sofreram na ditadura pq tavam trabalhando", gado que fala, né meu consagrado
Err... É sim cara, vai por mim.
Err.. também não.
Só acha o assunto complexo quem tem um toque de moralismo e/ou conservadorismo. Talvez eu seja liberal demais e não consiga enxergar a complexidade? Pode ser, não sou o senhor da verdade.
Absolutismo é outra coisa, nada a ver com o assunto. ;-) Mas entendi o que quis dizer.
A minha opinião é que cabe ao estado apenas regular o comèrcio (onde compra e vende, idade mínima, quantidade etc) como já ocorre com cigarro e bebidas. De resto, as mesmas regras deveriam se aplicar às drogas
Nem um, nem outro. Não acredito em absolutismos. Como eu disse, esse assunto é complexo e merece análises mais profundas.
Só rebati alguns argumentos equivocados que vi aqui. Abraço.
Se você acha que o estado deve interferir na economia e vida privada dos indivíduos, então aí você até pode ter um dilema, agora se você acha que o estado não deve interferir na economia e vida privada das pessoas, é simples, legalização, cada um faz o que acha que deve e pronto.
Não creio que alguém em sã consciência acredite que a droga legal será mais barata do que a ilegal. Se acredita realmente há equívoco. Porque além de a droga ilegal continuaria utilizando matéria prima barata, não seria tributada.
Vamos ver quantas leis esse projeto vai violar.... hahahaha
Falando sério... imagina implementarem aquele outro sistema da China que proibe de viajar e talz. hahahahahahahahahahahahahahahahaha no
E depois disso os bandidos largarão a vida do crime e procurarão trabalhos honestos para honrar seus compromissos. Gostei.
https://www1.folha.uol.com....
era melhor 1 viatura em cada bairro, afinal de que adianta câmera pra tudo lado se não tem policial pra atender as ocorrências? e era pra ter ocorrência se houvesse vigilância?
bandido não tem medo de câmera...
É uma forma aos olhos deles de melhorar a segurança pública. O que tem de errado nisso? Estão te obrigando a algo? Eles podem colocar 1 milhão de policiais, 1 em cada esquina ou 1 milhão de câmeras utilizando base de dados com reconhecimento facial.
Todas as grandes nações querem 'usar' o Brasil. Somos um grande mercado consumidor e não produzimos quase nada.
É um país de proporções continentais onde o povo tem pouca educação financeira ( permite altas margens de lucro) e mesmo com a alta carga tributária e burocracia, se você fizer um lobby efetivo com o Estado e o seu mercado der certo aqui, você sustenta todas as outras regiões com muitos R$.
As fabricantes de carros aprenderam isso a tempos.
Tentaram isso na indonésia e só da merda por lá.
Eu não tenho uma opinião 100% formada acerca das drogas. Há muitas nuances envolvidas - liberação, legalização e descriminalização - e tipos de drogas.
Só estou contestando alguns argumentos que vi aqui. Entre eles: que a droga legal será mais barata que a ilegal - e portanto inibirá o comércio ilegal, e que a legalização diminuirá a criminalidade/as facções.
E por conta disso você acha que as drogas não devem ser liberadas?
Não é 100%, mas já é 54% e continua crescendo.
O que comprova que empresas do mercado legal (como a Souza Cruz) continuam perdendo espaço para o mercado ilegal, ano a ano.
Pois é, mas não é 100%, e a Souza Cruz tá aí pra comprovar que compensa legalizar
Mesmo existindo a opção legal mais "saudável", 54% dos cigarros vendidos no Brasil são ilegais.
Então que bom que existe a opção mais cara e mais "saudável" de cigarro pra quem quer maior qualidade né.
E você sabia que 100% da maconha vendida no Brasil é ilegal?
Quem não deve não teme.
Meu comentário não é uma defesa ao PT ou à esquerda, mas uma sátira a quem, contra um partido de esquerda com tendências totalitárias, foi lá e votou em um candidato de direita com tendências totalitárias.
De onde você tirou que cigarros ilegais têm a mesma "qualidade" que os legais?
Cigarros paraguaios têm pedaços de inseto, chumbo e colônia de fungos. São 11 vezes mais prejudiciais à saúde que os legais.
E de acordo com levantamento do Ibope, 50% dos cigarros ilegais vendidos no Brasil são do Paraguai.
https://www.op9.com.br/ne/n...
https://g1.globo.com/pr/oes...
https://www.folhape.com.br/...
Bosta de país de amadores querendo dar informações pra chineses!!! Bando de amadores burros!
Inclua na lista a Xiaomi.
Não vai nem longe.
Irrite um Minion e você é automaticamente xingado de PETISTA/"FACISTA" (sendo o último termo a palavra do momento).
A questão da posse tem de começar aos poucos. A mesma coisa foi feita com a aceitação de certos comportamentos atualmente, a opinião pública foi sendo moldada ao longo de décadas. E descriminalizar as drogas é ajudar ainda mais o tráfico, tornando legal e com a bênção do governo um dos principais responsáveis pela violência urbana.
Como membro do poder executivo ele regulamentou e não legislou, pois foi a partir do referendo que foi criado a lei.
Deixa ele, ele acredita que totalitarismo é só de "direitcha". A verdade que ambos são dois lados da mesma (((moeda)))
Estupidez sem tamanho, além dos custo manter um sistema como esse em algumas regiões do Brasil é altamente custoso. O pior não é ter "politico" entendido do assunto, coisas que na maioria esmagadora das vezes não temos, o pior é ter gente dessa laia que acha/acredita que um sistema extremamente caro como esse iria se a "solução" para violência no Brasil!
O problema não é discordar de forma racional, tem muita coisa que eu também não concordo, mas o problema é que tem gente cujo candidato perdeu a eleição e discorda até das medidas boas só pra fazer tumulto mesmo.
Não falei que você era petista, mas parece que acusou o golpe. É menos pior que cair na conversa do candidato cujo partido apoia a ditadura na Venezuela e defende terrorista.
qualquer coisa eles voltam atrás da decisão rapaz.
é tentativa e erro...
o que eu acho estranho é a china querer usar o brasil pra brigar com o trump...
exato (para os eleitores dele).
e o engraçado foi a lesada da taurus perder os investidores depois de parar com a forjaria.
Aparente você "cares", do contrário nem se daria ao trabalho de responder, rsrsrsrs
E o que falar do reacinha que acha que quem é contra a besta do Bonoro é petista?
Vocês estão doentes e caíram na conversinha do milico.
Praçometro:
0/10 pelo racismo
-5/10 pela "originalidade"
Cara, ambos os lados buscam o controle social. Isso é algo que já está sendo absorvido pela população através das redes sociais. Infelizmente é um caminho sem volta, o grande irmão ta aí faz tempo.
Sempre que leio algo sobre essa tal inteligência artificial chinesa eu fico perprécto. Se na China onde todo mundo é igual, ele leva 7 minutos pra identificar alguém, imagina aqui? Deve ser mto loko issae!
Mesmo assim muita gente preferiria comprar, principalmente no caso da maconha, em locais legalizados, pois, além de não correr todo o risco legal, a qualidade seria diferente (em teoria), sem bosta de vaca, fungos e misturas de matos em geral, além do risco à violência ser menor (não recorrer a boca de fumo, por exemplo).
Diferente do cigarro e bebidas que muitas vezes é basicamente o mesmo produto, ou um produto comercializado em um país mas não aqui no Brasil cuja questão da qualidade seria muito diferente entre a maconha legal e a ilegal.
É guerra sim e eu vou te dizer pq: morrem policiais, traficantes e gente que não tem nada a ver com isso. Pai de família, criança, mulher grávida e até uma criança dentro da barriga da mãe foi alvo de bala perdida ano passado no Rio.
Mesmo numa guerra existe uma coisa chamada "crime de guerra", pq policiais não deveriam responder por possíveis abusos ou homicídios? Faça-me o favor, o Brasil não é essa beleza aí que você imagina, existe uma coisa chamada policial corrupto e milícia que são tão bandidos quando os traficantes.
Eu não acho nada, eu tenho certeza que se tiver opção de comprar maconha legalizada no Leblon os playboys, que realmente financiam essa merda toda, vão comprar lá mesmos sendo mais caro, pq a qualidade tende a ser melhor além de ser mais fácil e prático. Com menos dinheiro o tráfico vai perder um pouco da sua força.
Menos pior que petista que não tem um neurônio sequer.
Cara, adianta sim. Os tributos no cigarro e bebidas são altíssimos e ainda assim são consumidos pra caramba.
Adendo: MUITA gente preferiria pagar mais caro por uma maconha de (teoricamente) boa procedência, sem fungos e bosta de cavalo e sem se expor ao risco de uma boca de fumo ou de ser preso.
Cara, e qual a proporção de álcool e cigarro contrabandeados para os comercializados legalmente?
Nunca houve guerra às drogas no Brasil. No máximo, uma blitz policial, dadas as devidas proporções dos termos. Não é guerra se um lado atira indiscriminadamente e sem qualquer limite, enquanto o outro tem que responder processo administrativo por "excesso de tiros".
E é óbvio que o traficante não vai abrir loja, foi exatamente isso que falei (ou sua vontade de lacrar não te permite entender ironia?). O problema é: você realmente acredita que o traficante vai abandonar o tráfico e toda a vida que isso proporciona?
Para os playboys que consomem não faz diferença pagar a mais e poder comprar na farmácia mais próxima do Leblon.
Só de ter a opção legal já seria vantajoso, pois diminuiria o poder do tráfico.
e quem disse que é o traficante que vai abrir a lojinha???
é muita ignorância ou só preguiça de pensar mesmo?
se bebidas e cigarros ainda são contrabandeados imagina se fossem ilegais? não geraria essa quantidade empregos e nem de impostos.
se legalizar a maconha não é a solução o que seria? enxugamos gelo faz décadas e continuar essa guerra as drogas só vai gerar mais mortes e insegurança.
👍
O tráfico sempre pode aumentar seu poder. Não há um teto para isso.
Você não tem como afirmar que essa será a única coisa que vai acontecer...
No fim das contas, o Brasil pode virar um narcoestado. Veja bem: pode.
Exato. E é por isso que não tenho como afirmar que a criminalidade vai melhorar (ou piorar) após a legalização da maconha.
Brasil não é nenhum país a não ser o Brasil. Estou apenas relatando exemplos.
No fim das contas, o número de homicídios aumentou.
Vamos analisar de perto o que vai acontecer no Uruguai, mas o que acontece agora é a taxa de homicídios aumentando.
Pois é, amigo. Países diferentes. Por isso não posso afirmar que vai melhorar ou vai piorar. Estou apenas relatando países que pioraram.
Tudo pode piorar. Não estou dizendo que "vai", mas há exemplos de países que pioraram.
Tudo que acontece, pode piorar. O Brasil ainda não é um narcoestado, pode virar.
No fim das contas, a criminalidade aumentou.
"O Uruguai registra um aumento no número de homicídios vinculados ao acerto de contas entre narcotraficantes."
Teríamos "vitória" se a legalização das drogas melhorasse a segurança pública. Não tenho como afirmar que isso acontecerá.
A diferença é que um paga imposto e o outro não. Mesmo que o imposto do produto legal diminua, não vai mudar o fato de que produtos ilegais não são passíveis de impostos.
E dei exemplos de países que pioraram. Ou seja, não é uma questão definitiva.
Uruguai: https://brasil.elpais.com/b...
"dei exemplos de onde tinha crime e melhorou"
E dei exemplos de onde piorou. Ou seja, não é uma afirmação definitiva dizer que a legalização da maconha vai melhorar a segurança pública.
Por motivos que nunca afetarão produtos ilegais: impostos.
Eu não tenho como afirmar com certeza que vai piorar (você que afirmou que vai melhorar). Estou apenas relatando exemplos de países em que piorou.
Não sei qual o tamanho do nível de poder que as facções exerciam na Holanda e no Uruguai. A questão é que essas facções aumentaram de poder após a legalização. Ou seja, no sentido contrário ao seu argumento de que "onde existia facções e traficantes diminuiu".
Pior e lembrar que tá tendo uma onda de extrema direita com tendências totalitarias no mundo todo, não tem muito pra onde fugir
"Lá piorou"
Se lá piorou, o seu argumento de que "onde havia facção e traficante diminuiu" cai por terra.
Porque produto ilegal sempre será mais barato que o legal.
Amigo, a Holanda virou um narcoestado. Brasil ainda não é um narcoestado.
É óbvio que temos mais homicídios (e mais traficantes), por conta da proporção. A Holanda tem 17 milhões de habitantes, temos mais de 200 milhões.
Falando o que você simplificou a ser idiotice e bem taxativo, não tem diálogo. Para o governo também não.
Imagino os dois neurônios dos reacinhas que votaram no Bonoro agora brigando sem entender nada.
Quanto tempo até não concordar com presidente te tornar um potempotencial criminoso?
Não sei como estavam as condições das facções na Holanda e no Uruguai, mas que existiam... existiam!
Vc não constatou nada, só fez suposições. Seria uma constatação se você tivesse feito duas planilhas comparando os custos de um traficante com o de um comerciante. Você não fez isso e qualquer coisa nesse sentido e so você deduzindo ou achando. Caia na real, até quem já escreveu um tcc sabe que não pode afirmar algo dessa forma.
De onde você tirou que não existia facção na Holanda?
Tem um jeito: matar todo traficante. Mas isso não pode. Então vamos lidar com a realidade e não liberar essa merda.
Obrigado, corrigi (1). Quando ao ponto 2, não adianta descriminalizar se o imposto é muito alto. Vale ressaltar que em Portugal a descriminalização funcionou.
O link tá em inglês e a publicação é de uma sicisocie de pesquisadores sociais dos EUA ligada as grandes universidades que existem por lá. Não fala diretamente do custo da drogas, mas da tributação e de outros aspectos envolvendo o que pode ser a "competitividade" da droga legalização.
https://object.cato.org/sit...
É um artigo longo e escrito com bases metodologicas. Não vou aceitar vc opinando daqui 10 min só pq discordou, muito menos sem colar um link que va para um site confiável e ou que cite estudos referenciados.
"e assim diminui as receitas do tráfico"
De novo: não é uma questão definitiva. Há lugares em que as facções ganharam mais poder.
Não importa o que se faça, quando a liberação der errado, você sempre poderá afirmar que "não foi liberal o suficiente".
"Em 2018, de acordo com levantamento do Ibope, 54% de todos os cigarros vendidos no país são ilegais"
¯\_(ツ)_/¯
https://www.folhape.com.br/...
"encheu de regulamentação, dai não adianta nada" is the new "deturparam Marx"
E muitas pessoas continuarão comprando drogas ilegais/contrabandeadas...
Ah, tranquilo. 😉
Falar que o ilegal é mais barato é diferente de falar que todo mundo vai comprar o ilegal por ser mais barato.
Semântica basica, amigo.
Eu não voltei. Eu comecei falando do valor.
Proporção, amigo. Proporção....
Sinta-se livre para discutir qualquer ponto que achar melhor.
Eu sei que o exemplo foi idiota, por isso que sei que você faz deduções como essa.
Por favor, mostre onde eu disse que todo mundo compraria a droga ilegal por ser mais barata.
Estou esperando.
OK, Obrigado por mudar o ponto da discussão entre legalidade/ilegalidade apenas para o custo do produto ilegal sem considerar todas as outras variáveis do assunto.
Ah, discordaram sim. Kkkk
Por isso ninguém compra Dunhill nas bancas e sobe as favelas pra comprar cigarro contrabandeado.
Não sei como a Souza Cruz tem lucro todo ano.
Porque são pessoas com mais condições financeiras...?
E mesmo sendo óbvio, há quem discorde.
Se o seu ponto era só dizer que produto que não paga impostos é mais barato, obrigado novamernte, Capitão Óbvio.
Os cigarros legais são mais baratos que os ilegais?
Compare as vendas do cigarro em locais legalizados e as vendas do cigarro contrabandeado vendido nas favelas.
Agora faça o exercício mental de imaginar se todo o pessoal que compra cigarro nas padarias e mercados comprasse na favela na mão de um menor de idade quanto dinheiro estaria entrando lá.
"“Nossa ideia é conseguir uma parceria com os chineses e trazer essa tecnologia.”
Dica: use tudo da Huawei e depois compre de volta da China os dados dos cidadãos brasileiros a preços módicos.
Acho que você não entendeu a minha ironia. Kkk Boa tarde.
Pequenas Correções:
1-O decreto fala em POSSE, e não PORTE. Palavras parecidas, significados bem diferentes
2-Descriminalizar não ajuda, vide exemplo do Uruguai, onde aumentou o crime. O que ajuda é matar o usuário de droga, aí sim acabaremos com o tráfico.
"o importante é diminuir o poder deles"
Como eu disse, essa não é uma questão definitiva. Há casos em que as facções ficaram mais fortes após a legalização (Holanda), tornando o país um narcoestado.
Ok, apresenta a matéria/estudo que você leu que a maconha legal no Colorado e em Portugal ficou mais barata que a maconha ilegal.
Sim, eles vão mudar de cargo. Vão virar "contrabandistas andando com fuzil na rua".
Sempre tem como piorar...
Você percebe que não negou o que eu disse, né?
Assim como há exemplos de que piorou...
Eu já citei Colorado e Portugal como estudos de caso. Além disso, você não citou nem um estudo comparado, só citou seu senso comum como um fato, o que não é.
Quando se trata de Brasil, sempre tem como piorar.
O Brasil tem o dom de estragar tudo que dá certo em outros lugares. Sou liberal pra caralho mas conheço esse povo merda, não duvido que se legalizar as lojinhas vão ser assaltadas TODO DIA e vão acabar abastecendo o tráfico sem querer.
É uma argumentação bem idiota afirmar que a segurança pública vai melhorar quando há exemplos de países que pioraram.
Óbvio que não é a mesma coisa que acontece aqui, agora. Esse é o meu ponto.
Sempre terá gente pra pagar mais barato em um produto/droga ilegal. Mesmo que esse produto seja infinitamente pior que o produto legal.
Como eu previ, o novo governo nacional socialista que muito pouco tem a ver com o social liberalismo, ao invés de reduzir o poder do Estado, esta dando mais poder, enfiando uma câmera na cara de todo mundo e molestando as pessoas como se todo mundo fosse um potencial bandido, ao invés de legalizar tudo e baixa preço, visto que a criminalidade esta intimamente relacionada ao custo de vida de um pais e ao excesso de leis.
Enquanto isso ele não deu sinal nenhum do fim do Minha Casa Minha Vida (Um dos maiores esquemas de transferência de renda de pobre pra rico do Brasil junto com a Previdência), que foi um dos grandes responsáveis pela crise econômica Brasileira, junto com a enxurrada de crédito do governo Lula e Dilma para comprar coisas que não deveriam comprar, sem falar outras coisas como lei que tipifica invasão de terra como terrorismo, mas não esta claro se vai valer para os grileiros de terra da UDR ou só pros esfomeados do MST, ou roubar terra publica não conta como crime?
Não esta claro também se vai subir os juros pra impedir que brasileiro faça burrada.
Quando vai estabelecer a renda básica universal? visto que o trabalho é um efeito colateral do capitalismo e que não precisa existir, só precisa existir empreendedores e consumidores.
Quando vai liberar as armas pros pobres? Já que a principal função de liberar arma e se defender do estado. Se eu atirar em um miliciano, eu atirei em um PM ou um bandido?
O que aconteceu na Holanda. :)
That's my point. 😉
O grande filósofo contemporâneo, Tiririca, errou. Sempre tem como piorar.
Que bom que reconhece que o problema são os impostos.
"questão é melhorar"
Pois é, não é uma questão certa. Holanda não melhorou.
"o tráfico vai diminuir"
Já essa não é uma questão definitiva. Há exemplo (Holanda) de países em que a segurança pública piorou depois da legalização.
Verdade. As pessoas do nosso governo não sabem nem a hora que tão com fome.
Ou seja, há exemplos de que a legalização da maconha melhorou a segurança pública e há exemplos de que piorou.
Enquanto isso, não há nenhum exemplo de droga ilegal que saiu mais barata que droga legal.
"Pode ser mais caro", não. SEMPRE será mais caro.
É uma constatação simples, você tem os custos de produção, o custo de importação, o custo de manter funcionários que não são "mulas" e sim especialistas e funcionários em diversas áreas, a distribuição regional, a carga tributária estadual e nacional e os direitos trabalhistas desse pessoal todo.
De forma ilegal você faz tudo isso sem dar um centavo ao Estado e cooptando gente pouco escolarizada com mixaria no transporte rodoviário, e o seu 'funcionário' é free lancer com risco de ser preso e responsabilizado pelo processo todo.
Estou há minutos falando que o preço do produto/droga ilegal será mais barato que o produto legal.
Você disse que estou errado, mas não conseguiu apresentar um exemplo.
Não precisa de muito para ser considerado petista atualmente. Nada novo vindo de você. Vida que segue!
https://brasil.elpais.com/b...
Exatamente! O Estado não é de direita e nem esquerda, ele esmaga de cima para baixo.
Na matéria não fala nada sobre a maconha legal ser mais barata que a ilegal.
Pode dar um exemplo de maconha legalizada mesmo, em qualquer lugar do mundo.
Amigo, você não consegue responder?
Você é bem imbecil, não sei porque não está no governo Bolsonaro.
Ok, vamos aos FATOS.
Apresente um exemplo de um produto/droga legal que sai mais barato que o ilegal, em qualquer lugar do mundo.
Ah, se você ta achando e porque deve estar certo.
Quer saber a minha opinião sobre sua simplificação?
com certeza não!
Mesmo que diminuam os impostos, nunca serão zerados.
O que não faz do governo certo.
Drogas, se você acha que maconha custa pouco tá bem enganado. O custo de produzir e distribuir é caro ao traficante devido ser ilegal.
Uruguai, Califórnia e Holanda estão com aumento de tráfico de drogas, imagine legalização aqui no Brasil, será um caos maior que já é!
quanto á produtos que sempre foram ilegais(leia-se sempre como muito tempo,pois possivelmente 100 anos atrás não era),o certo seria dizer que não tem como saber,porém ao baratear custos,o preço tende a cair.
Já os produtos que eram legais e foram proibidos faz pouco tempo,como os jogos de azar,o bingo e o jogo do bicho por exemplo,as apostas,o custo e a violência somente aumentaram com a proibição,fora que a polícia precisa se preocupar com esses novos "meliantes".
pesticidas e agrotóxicos que muitas vezes não eram nocivos ao corpo humano e que ainda são utilizados em países desenvolvidos,na verdade não exatamente o mesmo,pois foram aprimorados mas como continuam proibidos no brasil eles não voltaram a ser comercializados aqui é um bom exemplo também. O lobby de algumas empresas para proibir determinada toxina para poder vender a sua,que é pior e mais cara aconteceu no brasil
Onde vc viu que o preço é assim, colega? Vc viu ou só ta supondo porque você é contra?
Colorado, porque você compra em um shopping uma maconha mais barata, com imposto e de qualidade para todo gosto e bolso. Você até monta o seu "blend".
Se o Bolsonaro mandar soltar o Lula da prisão, eles serão contra!
Se a polícia, nas suas variadas esferas tivesse condições melhores de trabalho, suporte de saúde mental e física apropriada, salário melhor, aí talvez não teríamos uma corporação policial com tantos corruptos, e aí talvez poderíamos ter um sistema de segurança nesse sentido. Mas no nosso contexto...
comprar legalizado pagando 800 reais ou comprar do traficante por 80? Você é rico? Se for, tá explicado.
Da uma lida nas experiências de Portugal e Colorado, existem artigos científicos em plataformas de periódicos, a maioria em ingles, mas em lugar algum traficante virou empresario, as empresas que surgiram são novas. E sim, o tráfico diminuiu, pois mesmo com impostos a maconha legalizada tem um preço final menor do que o do traficante que perdeu competitivo, consumidor e poder econômico.
Tem gente que diz que 2019 virou 1964... Mas tá mais pra 1929 ou 1984...
O custo do tráfico é maior que de um camelô, e mesmo assim as drogas ilegais são mais baratas que as legais. Exemplo: bebida e cigarro.
E mesmo com os custos da "profissão", produtos ilegais são mais baratos que produtos legais...
Puxa, ainda bem que esse projeto de controle social buscado diretamente de um país totalitarista é coisa do PSL e não do PT, senão eu estaria bastante preocupado. Se tivesse lido 1984 estaria preocupado, mas como eu não li, tudo bem então, segue o baile!
Masoq? Tecnologia COMUNISTA da China? Como assim? Pode isso naum...
Parabéns, sua crítica mostrou por que produto ilegal sempre será mais barato que o legal. Por mais que diminuam os impostos, ele nunca será zerado.
Logo não vai nem precisar ser taxado de petista. O governo já está tomando medidas anti terrorismo.... Qualquer um que encaixar vai sofrer as consequências
Estou esperando o exemplo de um produto legal que seja mais barato que o ilegal.
JUSTAMENTE. Ele nunca fará isso. Descriminalizar não diminui o tráfico.
Não, não é. Não precisa inventar hipóteses, pega o que é real como exemplo, Portugal e Colorado por exemplo.
na verdade não,depende do tanto que é taxado essas drogas,afinal se uma coisa é legal os salários baixam(só ver o salário de um vendedor qualquer e de um traficante de rua,o "vendedor" das drogas),não há custos com suborno e guerras com outras gangues,toda a cadeia de produção barateia,afinal você pode abrir uma loja em locais com muito público invés de uma boca de fumo,não é necessário esconder a plantação,custos de transporte diminuem,etc.
Na realidade é só o governo parar de cobrar tanto imposto e proibir coisas que infelizmente as pessoas querem(recomendo não usar,mas se quer,posso fazer nada) que o PCC e o CV somem em alguns anos,só não digo que some em meses porque apesar da receita deles diminuir bastante,eles ainda vão tentar roubar,dominar favelas,encomenda de assassinatos,etc.
Onde você viu traficante virando empresario legalizado?
Este que é o problema, porque pra este governo basta você não concordar com ele para se tornar um petista e isso ser motivo de perseguição. Bem a cara das ditaduras comunistas que ele tanto crítica.
Produto ilegal sempre será mais barato que produto legal.
Se você souber de algum que não seja, me avise.
Claro, porque o traficante tá doido pra largar seu poder, armas, mulheres e tráfico só pra abrir uma lojinha e pagar imposto pro governo! Bebidas e cigarro são legalizados e continuam sendo contrabandeados só pra fugirem dos impostos.
Calma pessoal, isso é apenas pra acabar com os petistas que sobraram....
Hahahhaha
Falso, a droga, mesmo ilegal tem um valor elevado uma vez que o traficante tem muitos custos para coloca la no mercado. Além disso a legalização não acaba com o tráfico, mas tira receitas dele, ou seja, o enfraquece.
Esse decreto foi pura manobra populista.
gostei do seu "a maioria",isso mostra que você sabe que o mercado de telefones "ilegais" por exemplo(no caso de importação,e não aquele roubado que vendem na esquina) lucram pelo fato de não ter imposto,exceto aqueles que ele sofre no seu país de origem.
Já o mercado de drogas por exemplo é o completo contrário,na realidade é extremamente barato produzir maconha e cocaína por exemplo,afinal são derivados de plantas e não necessitam de um solo TÃO fértil assim,o que faz esses produtos atingirem preços astronômicos é o fato que desde a plantação,até a fase final de transporte e revenda são caros,por causa de sigilo,gasto com "segurança"(desde comprar armas até guerra de grupos criminosos),pagamento inflacionado de todo mundo que trabalha com isso e subornos.
Todos os países que legalizaram a maconha lucram bilhões com arrecadação (esse é inclusive um dos principais argumentos dos que defendem a legalização).
Mesmo que não sejam super-taxadas, essas drogas legalizadas sempre serão mais caras que as ilegais.
assim como a maioria dos mercados ilegais
eles lucram com a "falta" de impostos
Não houve decreto flexibilizando o porte de arma.
porque o mercado ilegal sai mais barato que o legal,correto?
Na pratica, o que vai sair disso é deputado com a bagagem recheada de muamba.
Tem cigarro na padaria nem por isso os caras param de ir buscar no Paraguay. (Inclusive o mercado negro superou o legal) kkk
Ideia bem perigosa, mas pelo visto vão nos enfiar goela abaixo de qualquer maneira.
tudo deveria ser zero imposto,acredito que isso nunca vai acontecer,mas fazer o que,de qualquer forma descriminaliza esse negócio,pelo menos algumas pessoas vão parar de subir o morro pra comprar pó,vão fazer isso no extra.
Big Brother is watching you.
1984, 1964.... duas dezenas a mais ou a menos, o desgraçamento é igual
então vc não odeia o bolsonaro
Em que planeta você vive que a droga teria zero imposto ?
?????????? direita é ditadura, comunismo também duas merdas
É aquilo. O que difere a esquerda da direita são as intenções, não os métodos.
Não, cara, não, só não.
Droga legalizada seria super-taxada como cigarro e bebida, e o mercado paralelo continuaria aí, a diferença é que eu podia vender na frente da escola sem ser incomodado.
E com certeza enfiariam muitos mais impostos no seu reto pra tratar o exército de nóias que lotariam o SUS mais ainda.
Vocês esperaram 48 horas para saber se não vai voltar atrás nessa iniciativa?
Quem diria que um "direitista" recorreria ao comunismo.
Odeio o PSL, odeio o Bolsonaro, mas esse projeto interessa demais. Deveria ser aplicado em todo Brasil.
Não, obrigado!
Controle social é uma forma de alienação usada muito por, hm, vejamos, ditaduras comunistas.
Mas ainda vai vir gente defendendo esse presidente retardado e seu partido completamente imbecil aqui, então só vim destilar meu ódio mesmo.
Essa direita brasileira...