Início » Celular » Google vai encerrar Hangouts clássico no G Suite a partir de outubro

Google vai encerrar Hangouts clássico no G Suite a partir de outubro

Google vai manter Hangouts clássico para usuários comuns, mas deve encerrá-lo de vez em 2020

Felipe Ventura Por

O Google acaba de anunciar que o Hangouts clássico será encerrado para clientes do G Suite. Seus recursos serão implementados no Hangouts Chat, e o serviço de mensagens começará a ser desligado em outubro de 2019. Ainda não há um cronograma para usuários comuns, mas acredita-se que ele será fechado de vez em 2020.

Imagem via 9to5Mac

Este é o cronograma para clientes do G Suite:

  • 16 de abril de 2019: Hangouts clássico receberá várias alterações que podem exigir ação do administrador
  • entre abril e setembro de 2019: os recursos do Hangouts clássico chegarão ao Hangouts Chat
  • outubro de 2019: Hangouts clássico começa a ser aposentado no G Suite.

O Google vai fazer algumas alterações no serviço em abril. O Hangouts Chat será oferecido — de forma opcional — para todos no G Suite que possuem o Hangouts clássico ativado na web, iPhone e Android. E se quiser, o administrador poderá desativar a interface de usuário do Hangouts clássico.

As configurações de bate-papo serão unificadas, servindo para o Hangouts clássico e para o Chat. Além disso, a página de configurações “Google Hangouts” no console de administrador será renomeada para “Hangouts Meet”, e vai controlar os ajustes para chamadas de vídeo no Hangouts clássico e no Meet.

O Hangouts Chat é pensado para comunicação corporativa, com foco em criação de grupos, e concorre com Slack e Microsoft Teams. Enquanto isso, o Hangouts Meet realiza videochamadas com até 100 participantes.

Hangouts Chat

Usuários comuns serão migrados para Chat e Meet

E quanto aos usuários comuns? O Google diz que “um cronograma mais específico será comunicado em uma data posterior”. É que a empresa primeiro terá que migrá-los para o Chat e Meet. Enquanto isso, o Hangouts clássico segue funcionando normalmente para os consumidores.

O Hangouts clássico deve ser encerrado para todos em algum momento de 2020, segundo o 9to5Google. Scott Johnson, chefe do Hangouts, diz que ainda não há prazo para isso acontecer. No entanto, ele confirma que os usuários serão migrados para o Chat e o Meet, e isso “vai resultar no encerramento do Hangouts clássico”.

Você usa o Hangouts? Já está procurando um substituto?

Com informações: Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André G

Uma hora a Google vai comprar um mensageiro que já está difundido como o Line ou Viber, só assim pra conseguirem um mensageiro que tenha uma quantia sólida de usuários.

Juninho

Eu sinceramente acho que o Google deveria adotar uma nova política sobre esses apps que já vem de fábrica, a sua maioria deveriam ser desinstalados pq a maioria das pessoas não utiliza, só a o google play service e a play store ficariam como obrigatorios se todo o resto podem ser procurados na loja de apps sendo pagos ou de graça

Paulo Pilotti Duarte

Cheguei a usar o Hangouts em 2008 quando trabalhei na HP de Porto Alegre. Depois disso usei algumas vezes com amigos.

A verdade é que eu sempre gostei bastante, principalmente quando ele era o Gtalk ainda e era leve, tinha um cliente desktop leve e espartano e podia ser usado dentro do Gmail.

Trocaria aquela imensa quantidade de perfumarias que o Messenger e o WhatsApp tem por um Gtalk à moda antiga.

Mickão

"Você usa o Hangouts? Já está procurando um substituto?"

Ô!

John Smith

Meu Deus. Alguém pega a Google pela mão e leva pra limpar essa bagunça de aplicativos de comunicação. Já passou do ridículo...