Início » Computador » Como ativar e desativar o touchpad (mouse do notebook)

Como ativar e desativar o touchpad (mouse do notebook)

Aprenda a ativar e desativar o mouse do notebook para evitar esbarrões acidentais ao digitar

Por
30/01/2019 às 12h33

Às vezes, você pode querer não usar o touchpad do notebook por preferir um mouse USB em separado ou mesmo para não esbarrar na área, acidentalmente, enquanto digita no teclado do próprio aparelho. É possível desativar a função pelo painel de controle do Windows 10, por exemplo, assim como reativá-lo. Veja como ativar e desativar o mouse do notebook, em passos simples, a seguir.

Antes de desativar o touchpad, certifique-se antes de que tenha algum dispositivo USB disponível, como um mouse, por exemplo, ou que a tela do seu notebook seja sensível ao toque.

Deezer

Como desativar e ativar o mouse do notebook

1. Clique no botão Iniciar, no canto inferior esquerdo da área de trabalho. Você também pode pressionar a tecla com o logotipo do Windows;

2. No espaço de pesquisa que aparecer, digite “Touchpad“;

3. Clique sobre “Configurações do Touchpad“;

4. Na janela que abrir, desative a chave “touchpad” para desligar completamente o mouse do notebook. Para reativar o recurso, basta ligar a chave novamente.

touchpad / reprodução

Dica: caso não queira desativar completamente o touchpad, é possível deixá-lo inativo apenas quando um mouse USB estiver conectado ao notebook. Para isso, é necessário que você clique em ativar ou desativar na caixa de seleção “Deixar o touchpad ligado quando um mouse estiver conectado”.

Outras configurações do touchpad

Caso prefira usar o mouse do notebook ao invés de uma opção USB, você pode fazer configurações extras, na mesma janela para ativar e desativar, e tirar melhor proveito do recurso. É possível:

  • Alterar a velocidade do cursor
  • Alterar a sensibilidade do toque no touchpad
  • Customizar as ações para cada toque
  • Personalizar gestos com três dedos, como modificar a forma como funcionam os atalhos para área de trabalho, mudar de aplicativos e multitarefa
  • Personalizar gestos com quatro dedos, como mostrar e alternar entre as áreas de trabalho
Mais sobre: , ,