Início » Internet » Estudo sugere que pausa no Facebook deixa as pessoas mais felizes

Estudo sugere que pausa no Facebook deixa as pessoas mais felizes

Segundo o estudo, os usuários que deixaram o Facebook por um mês se mostraram menos ansiosos

Victor Hugo Silva Por

Ficar distante das redes sociais é uma tarefa cada vez mais difícil. Facebook, Instagram, WhatsApp se transformaram nos principais meios para se comunicar com amigos e se informar. Mas, pausas podem ser boas para a sua saúde.

É o que aponta um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Nova York e Stanford, que verificaram mudanças em pessoas que ficaram um mês sem usar o Facebook. Eles perceberam que o afastamento da rede social trouxe melhorias ao bem-estar.

Facebook

Para chegar ao resultado, os pesquisadores selecionaram 2.844 usuários que costumavam usar a rede social durante uma hora por dia, em média. Os participantes foram separados em dois grupos: os que desativaram e os que não desativaram suas contas temporariamente.

No mês da experiência, os próprios usuários deram informações sobre fatores como felicidade, solidão e ansiedade. Eles não poderiam acessar o feed ou outros recursos do Facebook, mas o Messenger seguiu disponível.

A conclusão foi de que os usuários no grupo que realizou a pausa aparentaram estar mais felizes, mais satisfeitos com a vida e um pouco menos ansiosos. A distância da plataforma também fez com que eles destinassem menos tempo para outras redes sociais.

E, mesmo após o período do afastamento, os usuários passaram a ficar menos tempo nas redes. “A desativação melhorou o bem-estar subjetivo e também é consistente com hipóteses de que o Facebook é viciante […] ou de que as pessoas perceberam que aproveitam a vida sem o Facebook mais do que esperavam”, afirmam os pesquisadores.

No período em que deixaram de acessar o Facebook, os usuários ficaram mais com amigos e família e assistiram mais à televisão. Por outro lado, passaram menos tempo consumindo notícias, o que mostra o quanto a rede social é usada para se informar.

A pesquisa foi realizada meses antes das últimas eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, que ocorreram em novembro de 2018. O estudo também destaca que, apesar de estarem menos informados, os usuários que deixaram o Facebook mostraram menos evidências de polarização.

Esta é apenas mais uma pesquisa que aponta para o potencial negativo da plataforma. Recentemente, um estudo indicou que a rede social pode levar usuários a terem traços de comportamento semelhantes aos de viciados em drogas.

A empresa de Mark Zuckerberg parece já ter notado que o uso excessivo de sua rede social é ruim para as pessoas. Por isso, a plataforma tem trabalhado em recursos como o “Seu tempo no Facebook”, que ajuda a controlar o tempo gasto no app.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Adriano Garcez

Já usei o Feedly e achei bem ruim.
Mil vezes o Inoreader, que uso há anos.

Antes do "RSS na nuvem/site", usava o Newsfox, para Firefox. Era ótimo.

Eu fico realmente preocupado com a possibilidade do RSS não ter um futuro longínquo, ficando, assim, dependente de agregadores automáticos para consumir conteúdo.

Gabriel Lino

É que o feedly só tá disponível em inglês, mas acho que é intuitivo e bonito o suficiente pras pessoas conseguirem usar. Uma pena que desconheçam. Eu uso sempre e também serviu pra me afastar muito do Twitter, uma maravilha.

Adriano Garcez

Faz 4 anos que apaguei o Facebook e minha vida melhorou consideravelmente. Olhando pra trás, vejo como a plataforma era viciante, pois ficava dando refresh na timeline e listas frequentemente para ver uma ou duas atualizações. Era terrível. Deletei e nunca mais olhei pra trás.

Ainda tenho Instagram e Twitter, mas tenho usado muito menos desde que "escondi" as URLs no navegador e os apps no celular.

Quanto ao consumo de notícias, será que RSS ainda é tão underground assim para quase ninguém usar?

Fabio Santos

De fato é verdade estou as duas semanas sem entrar no Facebook no geral os grupos deixo as coisas programadas e vazo.

Meiksonq

pra mim isso leva a irritação kkk

💀GHOC💀

7 anos sem essa bitola

Daniel R. Pinheiro

Fiz uma campanha de 99 dias sem Facebook umas 3 vezes. Nas três, eu realmente me senti mais tranquilo. Hoje, embora eu não tenha deletado a minha conta, eu diminuí drasticamente o uso e fiz umas alterações bem significativas na minha conta com a privacidade e Feed. Dá na mesma...

Azr

O meu eu exclui em 2015, mas quando eu exclui eu já estava a quase 2 anos sem usar ele de forma constante.

Zanac_Compile

Tu está sendo irônico.

Claro que Facebook não leva a irritação, mas é verdade que é algo inútil cheio de gente batendo boca donos da razão

Zanac_Compile

Concordo 100%

Meiksonq

dia 25/02 fará um ano que sai do facebook e zero arrependimentos até o momento

Corvo

Eu acessava o Facebook umas 10x por dia, Instagram a cada 40 minutos, vivia irritado, impaciente, hoje sou uma pessoa mais lúcida e calma, me livrei dos vícios, eu sou A Universal!

X-Tudãoᴳᴼᵀ

E eu sugiro que deletar a conta no Facebook deixa as pessoas bem mais felizes.

Eric Viana

O Twitter também não anda fácil...

Rmavalli

Faz uns 2 anos e meio que fiz a mesma coisa, realmente é muito bom, só mantenho minha conta pois acesso muitos sites com o login do Facebook.

Exibir mais comentários