Início » Celular » Google Play Store obriga apps a se adaptarem ao Android Pie ou superior

Google Play Store obriga apps a se adaptarem ao Android Pie ou superior

Google quer evitar que desenvolvedores mirem em versões antigas do Android como uma forma de burlar regras

Felipe Ventura Por

O Google está obrigando todos os desenvolvedores a adaptarem seus apps para o Android 9 Pie ou superior. A regra valerá na Play Store em agosto para novos aplicativos, e em novembro para atualizações de apps já existentes. A empresa também emitirá avisos para APKs distribuídos em lojas de terceiros, como da Xiaomi, Huawei e Baidu.

Android Pie

A ideia é evitar que desenvolvedores mirem em versões antigas do Android como uma forma de burlar regras. Por exemplo, desde o Marshmallow 6.0, os apps têm que pedir sua permissão antes de acessarem o microfone ou sua localização. Aplicativos “espiões” (spyware) miram em versões anteriores, como o Lollipop 5.0, para não implementarem isso.

Daqui para a frente, isso ficará mais difícil. A partir de agosto, novos apps na Play Store terão que mirar no Android 9 Pie ou superior. E a partir de novembro, a regra se estenderá para as atualizações.

Os apps continuarão sendo compatíveis com versões antigas do Android? Sim! Por exemplo, um app pode exigir o Lollipop 5.0 como versão mínima, e ter o Pie 9.0 como versão-alvo. Isso significa que o desenvolvedor será obrigado a suportar recursos modernos, como permissões e canais de notificações, que ficarão ativos em smartphones compatíveis.

Vale lembrar que, a partir de agosto, a Play Store também exigirá que todo aplicativo — seja novo ou uma atualização — tenha uma versão de 64 bits. Eles ainda poderão ser distribuídos em 32 bits.

Lojas de apps da Xiaomi e Huawei exigirão suporte a Oreo

E fora da Play Store? Na China, as lojas da Xiaomi, Huawei, Oppo, Vivo, Baidu, Alibaba e Tencent vão exigir que os apps mirem no Android 8.0 Oreo ou superior ao longo de 2019.

Além disso, em agosto, o Google Play Protect vai exibir um alerta para usuários que tentarem instalar um APK mirando uma versão anterior do Android. Por exemplo, se você está no Oreo 8.0, surgirá um aviso caso o app mire no Nougat 7.0 ou anterior. Quem roda o Marshmallow 6.0 será notificado caso o app mire no Lollipop 5.0 ou anterior, e assim vai.

Em novembro, a mesma regra valerá para atualizações de APKs já instalados. De 2020 em diante, o Google Play Protect vai exigir suporte a versões mais recentes do Android.

Com informações: Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Braga

Legal :D

Caramba DDR2. Usava no meu falecido PC.

ochateador

Agora sabe :D

Eu uso um windows server 2016 datacenter + sql server express 2016 e gerencio sem stress (isso que é um servidor velho com xeon 3075... e 8 GB de RAM DDR2).

Eduardo Braga

Caramba, nem sabia que existia isso.

Nioshi

são duas áreas distintas, com propósitos diferentes e formas diferentes de trabalhar, mas entendi o que você falou, e eu amo minha área de desenvolvimento e não mudaria tão cedo, abraço.

Marcos Paulo ™

Eu sou advogado e não existe nada mais dinâmico que o direito, a todo instante se muda leis e jurisprudências, tenho que está em constante atualização. Se a profissão está pesada voce, largue-a. A Apple impõe suas regras e não vejo ninguém reclamar. Em novembro já estaremos no Android Q. A Google é muito benevolente com programadores displicentes e preguiçosos.

Luizão

queria entender como que linguagens como javascript avançaram tanto no back-end (via node.js), onde o PHP domina (ou dominava sei lá)

Luizão

em mtos casos são equipes mal geridas e empresas que acham que T.I é pastelaria.

Nioshi

meu amigo, tu sabe quantas versões de linguagens de programação, frameworks, e até novas linguagens são lançadas toda hora? os programadores/desenvolvedores tem uma vida também, não podem ficar aprendendo algo novo a cada mês não cara, por que eu vou migrar para a linguagem de back-end pupinha(exemplo) que lançou a 2 meses, se ela faz a mesma coisa que o PHP e eu trabalho com PHP a 6 anos?

ochateador

WSUS.

Eduardo Braga

Essa regra existe há anos.

Eduardo Braga

Como atualiza tantos pcs? Um de cada vez?

ochateador

Basicamente, vão ter que fazer o aplicativo funcionar com as regras do Android 9 (SDK/API 28) mas o desenvolvedor pode fazer funcionar com Android 4 (SDK/API 19). Com isso o programador vai ter que fazer um aplicativo mimimamente decente.

ochateador

Se quiser atualizar na mão, usa o site xda que o Dan passou.

O passo a passo (bem simplifcado).
Faça um backup (pelos programas ou manualmente) de tudo.
Remova sua conta google e qualquer outra conta conectada ao celular.
Restaure para padrão de fábrica.
Instale o twrp.
Instale a rom desejada.
Instale o gapps desejado.
Use o celular.

Brayan

Finalmente!!!

Brayan

Apaga que dá tempo

Exibir mais comentários