Início » Gadgets » Cartões microSD Express poderão atingir velocidade de SSD com até 985 MB/s

Cartões microSD Express poderão atingir velocidade de SSD com até 985 MB/s

Novo padrão microSD Express faz transferências sequenciais de até 985 MB/s e permite capacidade de até 128 TB

Felipe Ventura Por

Os cartões de memória são ótimos para expandir o armazenamento limitado de alguns celulares Android, mas podem reduzir o desempenho devido às velocidades baixas de leitura e gravação. Aí entra o novo padrão microSD Express: ele consegue atingir taxas de transferência de até 985 MB/s, ultrapassando até mesmo alguns SSDs; e permite capacidades de até 128 TB.

O padrão microSD Express foi anunciado esta semana pela SD Association, e será adotado em futuros cartões de memória nos próximos meses e anos. Ele promete velocidades altas para diversos usos, incluindo apps de celular, consoles portáteis de jogos, dispositivos IoT (internet das coisas), câmeras de ação, realidade virtual e mais.

Existirão três tipos de cartões de memória, dependendo de sua capacidade e sistema de arquivos; todos poderão fazer transferências sequenciais de até 985 MB/s:

  • microSDHC Express: até 32 GB, sistema FAT32
  • microSDXC Express: até 2 TB, sistema exFAT
  • microSDUC Express: até 128 TB, sistema exFAT

Cartões microSD Express têm duas fileiras de pinos

Como o microSD Express consegue realizar transferências tão rápido? O segredo está na segunda fileira de pinos. Ela adota os protocolos PCIe 3.1 e NVMe v1.3 para atingir velocidades maiores graças a recursos avançados como buffer de memória do host, bus mastering e multi queue.

Enquanto isso, a primeira fileira de pinos mantém compatibilidade com leitores de microSD existentes. Ou seja, você poderia colocar um microSD Express no seu celular — mas ele funcionaria em velocidades legadas mais baixas.

O microSD Express abre a possibilidade de expandir o armazenamento de celulares e tablets sem se preocupar com o desempenho. Bastaria inserir o cartão de memória no celular, ativar o "armazenamento adotável" (adoptable storage) do Android, e pronto.

Claro, ainda não existem dispositivos compatíveis com microSD Express, nem mesmo cartões de memória nesse padrão. Por enquanto, temos que nos contentar com acessórios mais lentos: o cartão SanDisk Extreme de 1 TB, por exemplo, atinge 160 MB/s em leitura e 90 MB/s em gravação.

Foto por Yosi Pinto/Twitter

Com informações: SD Association, TechCrunch. Atualizado em 01/03.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ivan

Se ele usará a interface PCI-Express, isso quer dizer que será possível conectar placas PCIe nos celulares suportados usando adaptadores. Certamente alguém desenvolveria os drivers necessários.

Claude Barbalho Jr.

Impressionante a quantidade de armazenamento...
Se cabe isso em um Micro SD, imagina em um chip de memória pra smartphones...

andersonlealsouza

Paguei 170 em 256gb, um de 128gb em torno de 120. Com a massificação do uso em consoles pode cair muito esse preço ainda.

Baio-kun

Também não acho que vá ser substituído, mas seria melhor a longo prazo, mesmo que encareça em alguns dólares o custo do jogo em mídia física

Matheus Souza

Na real esse tipo de cartão poderia ser usado para expandir o armazenamento do console

Mateus B. Cassiano

Não imagino o Blu-ray sendo substituído nos consoles da próxima geração por conta do custo da mídia. Os BD-XL (formato utilizado para filmes em 4k) podem armazenar até 128 GB nos discos com 4 camadas e custam menos que um cartão SD com armazenamento equivalente...

Keaton

Estou esperando esses SXUC e o barateamento dos NVMe M2 Ultra antes de me animar com esses cartões de 1TB....

FastSloth87

Com as piadinhas "comer o c* de quem tá lendo" eu já fiquei esperto e agora leio tudo começando pelo final.

Kaio

O unico que abandonou os discos foi o switch por conta da portabilidade, a próxima geração do ps e Xbox não foram anunciadas ainda.

Lincoln

Que ridículo esse Tecnoblog, o título do post, a descrição, quase todo o artigo não fala que é uma coisa que não existe. apenas no último parágrafo. Claro que como bons leitores temos que ler o artigo todo, mas deixar para o final para finalmente dizer a informação mais importante? Um título de um blog inteligente e que cuida de seus leitores seria algo assim: "Futuros Cartões microSD Express deverão atingir velocidade de SSD com até 985 MB/s"

Orlando Junior

Se forem em vários arquivos, ou um compactado estilo rar ou lzma sem bloco sólido, daria pra ser um executável que só substituísse os arquivos modificados, como novos vídeos, músicas, ou alterações de terreno. Daria pra reduzir 25GB de update pra 1 ou menos.

Orlando Junior

Leia o último parágrafo

Baio-kun

Considerando o tamanho dos jogos atualmente talvez seja uma boa substituir os blu-rays por cartões de memória, ainda mais pelo fato de poderem ser reescritos. Você pode sempre ter a versão atualizada do jogo no cartão, sem ter que baixar dezenas de Gb de atualizações sempre que for jogar.

robsonc

"atingem" "permite"?? Foi só um padrão, uma oficialização, um guia. Nada disso está disponível ainda, ou sequer existe, ou estou errado?

LekyChan

é quase o dobro da velociadde do meu samsung evo lol

Exibir mais comentários