Qual a diferença entre o Skype gratuito e o Skype for Business?

Descubra quais são as diferenças e semelhanças entre o Skype gratuito e o Skype for Business

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 2 meses
Skype

O Skype possui duas versões: o gratuito, aberto para todos os usuários, e o Skype for Business, uma plataforma específica de uso por empresas, que oferece uma camada extra de segurança, e permite conectar muito mais pessoas em videoconferências.

Qual a diferença entre o Skype grátis e o for Business?

O Skype gratuito é a versão padrão do aplicativo de videoconferência da Microsoft. Suporta o uso por até 20 pessoas em uma mesma chamada e, embora não seja o ideal, é possível utiliza-lo em ambiente corporativo.

O mensageiro conta com ferramentas básicas e permite a troca de mensagens, conversas em áudio e em vídeo. Hoje, é posicionado pela Microsoft como um mensageiro instantâneo, similar ao WhatsApp e outros, mas sua principal função sempre foi viabilizar videoconferências.

Skype para web / skype for business

Os usuários podem utilizar todos os seus recursos gratuitamente, a menos que desejem realizar chamadas para telefones fixos ou celulares com o aplicativo; neste caso, é necessário comprar créditos na plataforma. Assinantes do Office 365 têm direito a 60 minutos de ligações por mês.

Já o Skype for Business é uma solução voltada a clientes corporativos de grande porte. Na verdade, trata-se de um pacote adicional ao Office 365, que custa US$ 2 por mês para cada usuário. Conta com ferramentas de integração à suíte de escritório da Microsoft, de modo a focar-se em em situações de trabalho. Suporta videoconferências com até 250 usuários simultâneos, útil para palestras e apresentações comerciais.

Skype for Business

Com o Skype for Business, o usuário pode criar apresentações no PowerPoint durante uma chamada, e é possível ingressar em uma reunião facilmente, através dos links dedicados; até 10 não-assinantes (visitantes e convidados de fora da empresa) podem participar por vez. Também permite gravar e transmitir as videoconferências para até 10 mil espectadores. Os participantes podem adicionar documentos anexos, ou responder a enquetes criadas pelo responsável pela transmissão, graças às funções colaborativas.

Ambas versões possuem criptografia das conversas, mas o Skype for Business conta com uma segurança mais reforçada em razão de os dados empresariais serem mais críticos. Por fim, a Microsoft garante que as chamadas de áudio e vídeo são totalmente blindadas, e não podem ser interceptadas.

Qual o melhor, Skype gratuito ou for Business?

Esta é uma pergunta sem resposta. Cada versão do Skype é indicada para um perfil distinto de usuário. Além do acesso ao Skype for Business ser restrito a empresas, ele conta com uma série de funções que fazem mais sentido para ambientes corporativos. Para todos os demais casos, a versão gratuita é mais do que o suficiente.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Skype na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados