Quando a Apple anunciou o novo iPhone 4 – o smartphone começa a ser vendido em 24 de junho nos Estados Unidos e poucos outros países -, Steve Jobs fez questão de dar o seu tão aguardado One More Thing (Mais uma coisa) para o FaceTime, um novo serviço de videochamadas que chega com apenas uns cinco anos de atraso.

À época, Jobs disse que o FaceTime funcionaria apenas por meio de Wi-Fi. No entanto, faltou explicar como isso seria possível. Nessa semana, a Apple veio a público para esclarecer como é que o novo protocolo funciona. Vamos à explicação.

Leia | FaceTime: a videochamada da Apple

Quando você telefonar para um contato do seu iPhone, estará usando normalmente os minutos que o seu plano (junto à operadora) dá direito. No entanto, quando o iPhone detectar que está falando com outra iPhone 4 (e ambos estão dentro de uma zona coberta por Wi-Fi), ele vai dar a opção de iniciar o FaceTime.

Uma vez que o FaceTime é iniciado, a chamada de voz acaba. Ela é utilizada para o início da conversa, mas não será necessária a partir do momento que as duas pessoas estiverem utilizando a chamada de vídeo.

Quem ganha com isso? Você, dono de um iPhone 4, que vai economizar minutos do seu plano. E vale lembrar que o FaceTime – ao menos por enquanto – não vai funcionar no 3G, o que significa que seu consumo mensal de dados também estará a salvo.

Com informações: Cnet.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sr. Sem Papo
Bom, e ruim ao mesmo tempo se não tiver um rede wi-fi ? iai
Francis Rosário
Essa é a Apple tentando burlar o contrato que tem com a AT&T.
Hernani
Interessante, as videoconferências em smartphones começando a engatinhar.
Alexandre
Quer dizer que voce TEM que estar conectado a uma rede wifi para que a chamada de video entre? Se estiver num lugar ermo ou na rua, no video call (facetime)
Breno
Né? Vai ter muito nego elogiando isto, que é revolucionário q é isso e aquilo, mas... novidade mesmo é que ontem o Portugal faz 7 a 0
João Pedro C. Motta
A câmera frontal poderá ser explorada por aplicativos de 3º?
Rodrigo Muniz
Ai na próxima versão o FaceTime vai virar um ícone na homescreen para você fazer chamada VoIP pra quem tiver iPhone 4, sem precisar de operadora. Mais uma coisa revolucionária, e os fãs deliram! E o Skype morre... Esse mercado é uma piada.
Thiago Mobilon
Ou seja, o Facetime não tem nada a ver com tecnologia 3G ou videochamadas. É só uma webcam do MSN só que com design adaptado para o iPhone. Aí você escolhe se usa o Facetime ou se usa a app do skype..
João Pedro C. Motta
Setembro acho que nem o iPad vai estar aqui oficialmente ainda..
Breno
Então tá, né? Eu tenho skype e faço multiconferência com até 5 pessoas =) e tb é 4free. Se antes a Apple tava atrasada 5 anos com a videochamada, depois dessa ela ficou uns 7 anos xD
Thássius Veloso
Setembro, pelo visto.
João Pedro C. Motta
Vê se entendi bem: Ao ativar o FaceTime a chamada convencional acabada e começa a chamada de vídeo/audio por wifi?.. Acho que a AT&T não curtiu isso..
@p3t3rson
Muito bom, mas qual a previsão de chegada ao BR?