Início » Celular » Gmail faz 15 anos ganhando agendamento de e-mail e Smart Compose melhorado

Gmail faz 15 anos ganhando agendamento de e-mail e Smart Compose melhorado

Gmail foi lançado em primeiro de abril de 2004 e completa 15 anos com poucas, mas interessantes novidades

Por
28 semanas atrás

Apesar de adorar brincadeiras de primeiro de abril, o Google já fez um anúncio sério nessa data: há exatamente 15 anos que o Gmail foi lançado oficialmente. Para celebrar, o Google revelou novos recursos para o serviço, entre eles, a expansão do Smart Compose, que agora funciona também em português no Android.

Gmail 15 anos

Quando foi lançado, naquele abril de 2004, o Gmail mudou o conceito de webmail. Até então, os serviços de e-mail eram bastante limitados. Poucas opções ofereciam mais do que 10 MB de capacidade de armazenamento e, via de regra, as interfaces web eram pouco intuitivas.

O Gmail surgiu com uma proposta ousada para época: vinha com 1 GB de capacidade — nem serviços pagos de e-mail ofereciam tanto espaço de armazenamento — e uma interface simples, mas bastante funcional, que incluía uma funcionalidade que hoje é praticamente obrigatória: as threads, ou seja, o agrupamento de mensagens trocadas a partir do mesmo tópico.

Nos primeiros meses de serviço não era possível abrir uma conta no Gmail simplesmente visitando a página oficial. Era preciso conseguir um convite de um usuário que já tinha uma conta. No meu caso, obtive o convite no final de junho de 2004 em uma comunidade de jornalistas no finado orkut.

Gmail em 2004

Gmail em 2004

E-mail de boas-vindas do Gmail

E-mail de boas-vindas do Gmail

Outra característica que chamava bastante atenção no Gmail era o seu filtro antispam. Embora esse recurso tenha passado por várias atualizações ao longo do tempo, a filtragem já era bastante eficiente nos primeiros anos do serviço. Hoje, o Gmail bloqueia 10 milhões de spams por hora, de acordo com o Google.

Não há nenhuma grande inovação nesta comemoração de 15 anos do Gmail. Mesmo assim, as novidades preparadas pelo Google não deixam de ser interessantes.

Começa pelo Smart Compose. O recurso é uma espécie de autocompletar que usa inteligência artificial para sugerir palavras à medida que o usuário escreve um e-mail. A partir de agora, o Smart Compose passa a funcionar em espanhol, francês, italiano e português no Gmail para Android.

Desde o ano passado que o recurso é compatível com esses idiomas, mas funcionava apenas na versão web do Gmail e em aparelhos Pixel 3. A compatibilidade com o Gmail para iOS chega em breve, promete o Google.

Smart Composer no Android

Outra funcionalidade anunciada oficialmente é o agendamento de e-mails. Ao redigir uma mensagem, você terá a opção de programar o horário do envio clicando nas opções do botão Enviar. Esse recurso está sendo liberado gradativamente. O mesmo vale para o Smart Compose melhorado.

Por fim, o Google relembrou que o Gmail agora é compatível com o AMP for Email e, com isso, passa a suportar mensagens dinâmicas. Assim, o usuário poderá confirmar presença em um em evento ou preencher um questionário, por exemplo, sem sair do e-mail.

Vale lembrar ainda que existe uma notícia ruim no meio de tudo isso: a partir de amanhã (2), o Inbox by Gmail deixa de existir.

Mais sobre: ,