Intel anuncia processador Xeon Cascade Lake de 56 núcleos

Processador de 56 núcleos e 112 threads faz parte da nova família de chips Intel Xeon Scalable

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Intel Xeon Scalable

Nem seis meses se passaram desde que a Intel anunciou um processador Xeon de 48 núcleos e, agora, a companhia apresenta um chip ainda mais generoso nos números: o novo Xeon Cascade Lake Advanced Performance (ou Xeon Cascade Lake AP) traz 56 núcleos e 112 threads. O suporte às memórias Intel Optane DC é outro atrativo da linha.

Para ser mais preciso, estamos falando da segunda geração da família Xeon Scalable, que é dividida em quatro linhas: Xeon Bronze, Xeon Silver, Xeon Gold e Xeon Platinum.

Com exceção da série Bronze, que conta com um único modelo (Xeon Bronze 3204), cada uma das linhas possui vários chips, como mostra a tabela mais abaixo. Parece um exagero, mas o objetivo da Intel com essa variedade é atender a uma ampla gama de aplicações: alguns chips são direcionados a atividades com grandes quantidades de RAM, outros são orientados a tarefas de rede e por aí vai.

O Cascade Lake de 56 núcleos aparece como o modelo mais poderoso dessa leva de lançamentos e é uma das quatro opções da série Platinum 9200:

  • Intel Xeon Platinum 9282: 56 núcleos, 112 threads, frequência de 2,6 GHz (máximo de 3,8 GHz), 77 MB de cache L3, TDP de 400 W;
  • Intel Xeon Platinum 9242: 48 núcleos, 96 threads, frequência de 2,3 GHz (máximo de 3,8 GHz), 71,5 MB de cache L3, TDP de 350 W;
  • Intel Xeon Platinum 9222: 32 núcleos, 64 threads, frequência de 2,3 GHz (máximo de 3,7 GHz), 71,5 MB de cache L3, TDP de 250 W;
  • Intel Xeon Platinum 9221: 32 núcleos, 64 threads, frequência de 2,1 GHz (máximo de 3,7 GHz), 71,5 MB de cache L3, TDP de 250 W.

Esses processadores são direcionados a servidores ou aplicações que demandam muito desempenho, e isso explica os números generosos. Mesmo assim, o TDP desses chips chama atenção. A própria Intel recomenda um bom sistema de resfriamento líquido para o Xeon Platinum 9282 (afinal, são 400 W!). Para os demais, pode-se usar algum mecanismo de dissipação com coolers.

Para chegar a tantos núcleos, a Intel recorreu a uma abordagem Multi-Chip Module (MCM). Isso significa que cada processador é formado por dois dies no mesmo encapsulamento. O Xeon Platinum 9282, por exemplo, é composto por dois chips Cascade Lake XCC (Extreme Core Count) de 28 núcleos.

Todos os modelos da segunda geração de chips Xeon Scalable

Todos os modelos da segunda geração de chips Xeon Scalable

Tal como destaca o Tom’s Hardware, os dois dies permitem ao processador ter acesso a 12 canais de memória DDR4 de 2.933 MHz. Com isso, um servidor com soquete duplo equipado com chips Cascade Lake AP pode contar com até 3 TB de RAM e taxa de transferência de memória de até 407 GB/s (gigabytes por segundo).

Não há grandes mudanças estruturais. Os novos chips Xeon Cascade Lake AP continuam baseados na plataforma Purley que, por sua vez, tem como base a arquitetura Skylake de 14 nanômetros — 14 nm++ para ser exato. A Intel diz, porém, que uma otimização melhorou o desempenho dos novos chips em até 30% na comparação com a geração anterior.

Mais memória RAM, Intel Optane DC, sem Meltdown e Spectre

Além da enorme quantidade de núcleos, a Intel chama atenção para outros atributos, como o já mencionado suporte a memórias DDR4 de 2.933 MHz (contra até 2.666 MHz da geração anterior). Além disso, cada chip suporta agora até 1,5 TB de RAM (vem daí os 3 TB de RAM em soquete duplo citados anteriormente).

Série Xeon Platinum (imagem: AnandTech)

Série Xeon Platinum (imagem: AnandTech)

O suporte aos novos módulos DIMM de memória persistente Optane DC (Data Center) é outro destaque. A tecnologia funciona como uma espécie de ponte entre a memória RAM e o armazenamento, essencialmente. Como os dados permanecem armazenados nos módulos mesmo quando o computador é desligado (daí o “persistente”), as informações são carregadas com mais rapidez nas inicializações.

Não menos importante são as soluções contra as falhas Meltdown e Spectre. A Intel atenuou esses problemas em nível de hardware e, por conta disso, o desempenho deve ser menos afetado do que as correções aplicadas via firmware.

A Intel não divulgou os preços do processador de 56 núcleos, mas sabe-se que o Platinum 8280 (28 núcleos) — o modelo mais avançado da série Platinum 8200 — custa a partir de US$ 10 mil. Por aí já dá para perceber que a série Platinum 9200 é tudo, menos barata.

Com informações: AnandTech.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados